As autoridades federais dos Estados Unidos estão a advertir os norte-americanos de que os simpatizantes do grupo extremista Estado Islâmico podem realizar ataques em igrejas e outros locais durante o período de Natal.

O aviso foi emitido depois de uma lista de igrejas dos Estados Unidos ter sido divulgada numa página na Internet de apoiantes daquele grupo extremista.

O FBI e o Departamento de Segurança Interna emitiram o aviso em todo o país na sexta-feira, poucos dias depois de um ataque em Berlim, num mercado de Natal.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade no ataque, que provocou a morte a 12 pessoas e dezenas de feridos. O porta-voz do FBI, Andrew Ames, disse que a polícia federal está a investigar a credibilidade da lista colocada na Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alertas de viagem para riscos terroristas no Egito e Jordânia

Também esta sexta-feira, os Estados Unidos emitiram alertas de viagem para o Egito e para a Jordânia devido ao risco de ataques terroristas contra turistas e contra pessoal diplomático ou interesses do país.

O departamento de Estado alerta assim aos cidadãos norte-americanos que devem considerar os riscos de viajar para estes países e evitar sobretudo certas zonas onde a ameaça é maior.

No Egito, a delegação diplomática dos Estados Unidos proíbe o seu pessoal de viajar para o Deserto Ocidental, e na península do Sinai para fora do centro turístico balnear de Sharm el-Sheij, pelo que os cidadãos norte-americanos “devem também evitar estas áreas”.

Além disso, os diplomatas norte-americanos só podem viajar para Sharm el-Sheij de avião, já que o transporte terrestre de pessoal não é permitido em nenhum local da península.

“O Governo egípcio mantém uma forte presença de segurança nos principais locais turísticos, como Sharm el-Sheij, e em muitos dos templos e locais arqueológicos localizados dentro e em torno do Cairo e do Vale do Nilo. O pessoal pode viajar para essas áreas”, indica o alerta norte-americano.

No entanto, adverte que “os ataques terroristas podem ocorrer em qualquer lugar do país”. O alerta explica que há várias organizações extremistas a operar no Egito, incluindo o Estado Islâmico.

Os Estados Unidos alertam também os seus cidadãos e pessoal diplomático sobre viagens à Jordânia, onde também operam organizações terroristas.

“O papel proeminente da Jordânia na coligação contra o Estado Islâmico e as suas fronteiras partilhadas com o Iraque e a Síria aumentam o potencial para futuros incidentes terroristas”, indica a nota. O departamento de Estado aconselha os norte-americanos a evitar as duas fronteiras e proíbe o seu pessoal a fazê-lo sem permissão.

Os diplomatas não podem visitar, nas suas viagens pessoais, nem as áreas fronteiriças nem os campos de refugiados, e o Governo aconselha que os cidadãos também não o façam.