Os clientes do serviço UberX que, a partir desta terça-feira, se queiram deslocar na cidade de Tempe, no estado norte-americano do Arizona, vão poder ser transportados por um automóvel sem condutor. Trata-se da segunda localidade dos Estados Unidos em que esta possibilidade é oferecida aos passageiros, depois de o serviço ter sido disponibilizado em Pittsburgh, na Pensilvânia.

Doug Ducey, governador do estado e um adepto dos automóveis sem motorista, foi o primeiro cliente a estrear o serviço, segundo foi anunciado pela Uber Technologies, a empresa que tem estado debaixo de forte polémica em diversos mercados, incluindo o português. Ducey desafiou a empresa a operar no Arizona depois de o programa de carros sem condutor explorado pela Uber ter sido proibido na Califórnia, em dezembro de 2016. devido ao facto de os veículos envolvidos não terem sido registados para a realização de testes.

A mais recente controvérsia em que a Uber se viu envolvida tem a ver com acusações de assédio sexual. Susan J. Fowler, engenheira informática, trabalhou cerca de um ano na Uber e garante que, durante esse período, viveu uma longa e penosa experiência de assédio sexual por parte de um responsável da empresa. Quando saiu, decidiu contar tudo no seu blogue. As revelações causaram ondas de choque e o líder executivo da empresa, Travis Kalanick, prometeu abrir uma investigação destinada a avaliar a veracidade das queixas de Fowler.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR