Honda

A nova moto eléctrica da Honda não cai

1.365

As motos, como qualquer veículo de apenas duas rodas, têm uma tendência, pouco ou nada apreciada, para cair para o lado sempre que se pára. Mas não a Honda E-Bike, que se mantém na vertical sozinha.

Autor
  • Alfredo Lavrador

As motos tendem a “deitar-se” e não apenas nas curvas, quando é pressuposto. Assim que a velocidade é reduzida para valores mínimos, eis que as motos colocam à prova o equilíbrio dos seus condutores, ou as suas pernas longas, pois só um destes dois argumentos as pode impedir de trocar a sua habitual postura vertical, por outra horizontal bem menos interessante. Mas deste mal não enferma a nova E-Bike da Honda.

O novo modelo, que deverá ser apresentado no Salão Automóvel de Tóquio deste ano, certame que abre as suas portas a 27 de Outubro, surge com várias características, que o tornam particularmente interessante. E inovador. Para começar é eléctrico, ou seja, não poluente, com a Honda a estender às duas rodas as soluções amigas do ambiente que já pratica nos automóveis. Depois, a E-Bike oferece igualmente o Riding Assist-e, destinado a manter a moto direita, mesmo quando a velocidade é reduzida ou até quando o veículo pára. Isto abre as duas rodas a condutores que nunca utilizaram esta classe de veículos e procuram uma maior mobilidade, e até a indivíduos mais idosos ou com qualquer tipo de limitação física que, até aqui, os tenha impedido de utilizar veículos de duas rodas. Veja aqui o potencial do sistema Riding Assist-e, num veículo anterior à nova E-Bike:

A E-Bike foi concebida sem protecções aerodinâmicas e com um posicionamento algures entre uma moto citadina e outra de motocross, visando nitidamente uma maior agilidade em meio urbano. A bateria está em baixo, entre as rodas, com o motor, por ser menos pesado, a subir e a ficar colocado sobre ela. Os giroscópios que mantêm a moto de pé estão igualmente colocados sob o assento, bem como os restantes sistemas de gestão da carga e alimentação da bateria.

Dados relativos à potência e autonomia, provavelmente só depois da apresentação, em final de Outubro.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site