Degelo

Degelo

Navio cruza Ártico sem precisar de quebra-gelo

519
Um petroleiro russo atravessou o Ártico pela primeira vez sem precisar da ajuda de um quebra-gelo e em tempo recorde. É mais um sinal das mudanças climáticas e do degelo naquela região do globo.
Ambiente

Falha na Antártica origina maior iceberg do mundo

Uma falha na Península de Antártica poderá dar origem a um iceberg gigante, que poderá ser o maior do momento. Porém, ainda não se sabe quando é que esta separação irá acontecer.
Alterações Climáticas

Área sem gelo na Antártida pode aumentar até 2100

126
A área sem gelo na Antártida pode aumentar em 25% até 2100. As conclusões são de um estudo publicado esta quinta-feira que atribuem as razões às alterações climáticas.
Degelo

Antártida. Bloco de gelo gigante prestes a cair

801
Trump recusa acreditar em alterações climáticas. Até tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. Enquanto isso, na Antártida, a plataforma de gelo Larsen C está prestes a separar-se.
Alterações Climáticas

Fenda no gelo da Antártida quase a partir-se

345
Falta apenas 10 km para que a fenda da placa de gelo da Antártida se separe e crie um iceberg gigante. Será 300 vezes maior do que aquele que afundou o Titanic.
Degelo

O gelo do Ártico tem doenças. E estão a escapar

2.032
As camadas permanentes de gelo estão a derreter com o aumento das temperaturas. Neste gelo estão bactérias e vírus que consideramos erradicados - ou que não conhecemos.
Antártida

Gelo derretido cria rios que percorrem Antártida

Episódios de degelo na Antártida estão a gerar "rios" que correm durante o período de Verão em todo o continente, um fenómeno que se pensava ocorrer só nas zonas mais quentes a norte.
Degelo

Glaciares da Gronelândia perdidos para sempre

Um estudo revelou que os glaciares e os cumes de gelo distribuídos pelos pontos altos da costa da Gronelândia não vão conseguir recuperar da atual situação de degelo.
Ártico

O gelo no Ártico está à beira do fim?

216
As temperaturas no Ártico aumentaram cerca de dez graus no último ano, o que fez com que o gelo começasse a diminuir, e existem até previsões que apontam que em 2017 poderá ser o "adeus" ao gelo.
Degelo

Glaciar na Antártida esta a derreter mais depressa

Um grande glaciar no oeste da Antártida perdeu mais de meio quilómetro de espessura em sete anos, derretendo mais rapidamente do que os cientistas pensaram ser possível.
Aquecimento Global

Lagos surgem na Antártida e preocupam cientistas

512
Na Antártida, onde está a maior concentração de gelo do planeta, estão a ser encontrados lagos que rapidamente drenam para o interior dos glaciares, comprometendo assim a sua estabilidade.
Cimeira do Clima 2015

Afinal a Antártida tem mais ou menos gelo?

O aumento da temperatura média global está a derreter o gelo do Ártico e dos glaciares, mas na Antártida as mudanças climáticas podem ter outros efeitos.
Cimeira do Clima 2015

O degelo do Ártico aumenta o nível do mar?

Provavelmente sabe que degelo significa fusão do gelo. Mas sabia que o problema não está a acontecer só nos polos? A fusão dos gelos continentais também pode provocar a subida do nível do mar.
Antártida

O degelo na Antártida pode estar a ser compensado

185
Segundo um estudo da NASA, a Antártida acumulou gelo suficiente, nos últimos 10 mil anos, para compensar o degelo registado nos últimos tempos.
Alterações Climáticas

Vídeo: como seria uma Terra sem gelo?

125
Seria muito diferente. As linhas de costa mudariam completamente e algumas das principais cidades do mundo ficariam inundadas. E o mais preocupante: é para este cenário que caminhamos.
Degelo

Menos gelo na Antártida até 2020

Até ao final da década, a Antártida pode perder uma plataforma de gelo com 1.600 quilómetros quadrados. Sem ela, os glaciares correrão livremente para o oceano.
Aquecimento Global

Novo recorde de temperatura na Antártida

O clima continua a mudar e as consequências são intensas na Antártida. Com este ritmo, a cobertura de gelo desaparece em duzentos anos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site