Catalunha

Espanha

Profissionais de saúde contra catalão obrigatório 

Milhares de profissionais de saúde protestaram em Palma de Maiorca, capital das Baleares, contra a imposição de saber catalão para trabalhar na saúde pública. "Os idiomas não salvam vidas", dizem.
Catalunha

Terrorismo. Puigdemont pede explicações a Madrid

107
Seis meses depois dos atentados terroristas na Catalunha, que mataram 13 pessoas, Puigdemont pede explicações a Madrid e diz que estão mais preocupados em apanhá-lo do que em evitar novos incidentes.
Catalunha

Impasse sobre Puigdemont afasta independentistas

As diferenças entre o Juntos Pela Catalunha e a Esquerda Republicana da Catalunha são cada vez maiores. O partido do ex-presidente catalão acusa o presidente do parlamento de "golpe mediático".
Catalunha

Parlamento catalão leva caso Puigdemont a tribunal

O parlamento catalão anunciou que vai apresentar, junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, um recurso a pedir que o independentista Carles Puigdemont possa ser investido.
Catalunha

Rajoy pode aceitar eleição simbólica de Puigdemont

Se não houver "reconhecimento administrativo nem económico a cargo do erário público podem nomeá-lo e reconhecer-lhe quantos títulos e honras quiserem", dizem fontes governamentais ao El País.
Catalunha

Independentistas acertam investidura simbólica

Reunidos em Bruxelas, os independentistas preparam duas investiduras: uma formal na Catalunha e outra simbólica no estrangeiro, para Carles Puigdemont poder ser presidente.
União Europeia

A Catalunha e o fim da Europa Federal

A questão catalã está a ser um divisor de águas a nível nacional e europeu – e o tão federalismo europeu está a mostrar não ser mais do que um pretexto sob o qual se prosseguem interesses nacionais.
Catalunha

Luta da independência catalã pode custar autonomia

113
Antigo presidente do Governo espanhol avisa que Catalunha está mais perto de perder estatuto de autonomia do que de ganhar a independência. Felipe González acha que Madrid não pode ficar à espera.
Catalunha

Catalunha. Rajoy pede candidato que respeite a lei

O chefe do Governo espanhol pediu aos separatistas catalães que nomeiem um candidato à presidência da região que respeite a lei e substitua Carles Puigdemont, que se instalou na Bélgica.
Catalunha

A mansão de 4.400 euros por mês para Puigdemont

154
Seis quartos, três casas de banho, uma sauna e uma renda de 4.400 euros por mês. Esta é a moradia que o ex-presidente catalão quer arrendar em Waterloo, na Bélgica.
Catalunha

Puigdemont quer mudar-se de Bruxelas para Waterloo

442
De acordo com o jornal belga De Tijld, Carles Puigdemont já escolheu um sítio permanente onde viver na Bélgica: o político quer mudar-se para Waterloo, localidade onde começou a queda de Napoleão.
Catalunha

Time. Puigdemont entre fugitivos mais procurados

118
A revista norte-americana Time inclui o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont, que se encontra fugido à justiça espanhola em Bruxelas, entre os cinco "fugitivos mais procurados" em 2018.
Catalunha

SMS de Puigdemont: "Isto está terminado"

222
A imprensa espanhola revelou SMS de Carles Puigdemont, em que o catalão admite o fim da luta pela independência. Puigdemont confirma autenticidade das mensagens, mas garante que vai continuar a lutar.
Catalunha

Puigdemont no Youtube: "Não há outro candidato"

117
Já passaram "três meses exatos desde que uma parte do Governo da Catalunha se instalou em asilo", diz Puigdemont num vídeo que publicou esta terça-feira no Youtube.
Catalunha

Rajoy quer impedir investidura de Puigdemont

"Se a lei não for respeitada, então estamos na selva" e "na vida há mais coisas do que o senhor Puigdemont", disse Rajoy, que pediu ao parlamento para cumprir a lei e impedir a sua investidura.
Catalunha

Presidente mantém investidura de Puigdemont

Roger Torrent afirmou que o plenário de investidura será adiado, mas acrescentou que "o presidente Puigdemont tem todo o direito em ser investido".
Catalunha

Parlamento decide investidura de Puigdemont

O Parlamento da Catalunha decide esta terça-feira se mantém a investidura de Carles Puigdemont. Caso avance, desobedece ao Tribunal Constitucional espanhol.
Catalunha

Explicador/ Puigdemont presidente da Catalunha? É complicado

Está agendada para esta terça-feira a investidura de Puigdemont como próximo presidente da Catalunha. Mas nem a justiça, nem Rajoy, vão permitir que isso aconteça. Assim, o que pode acontecer?
Catalunha

Ex-conselheiros renunciam a lugar de deputado

A partir da Bélgica, o ex-conselheiro Puig renunciou ao cargo de deputado. No anúncio, disse que duas ex-conselheiras fariam o mesmo — o que acabou por ser uma gaffe, pela qual já pediu desculpa.
Acidente Rodoviário

Camionista português morre em acidente em Espanha

250
Camionista que vivia em Almada, com 44 anos, morreu num despiste na zona de Tarragona, Catalunha. Outro tripulante do camião ficou com ferimentos ligeiros.
Catalunha

Puigdemont pede a juiz autorização para regressar

151
Carles Puigdemont vai seguir a indicação do Tribunal Constitucional espanhol e pedir autorização ao juiz para estar presente na sua tomada de posse, no parlamento regional. Mas quer "garantias".
Catalunha

Puigdemont tem de ser investido na Catalunha

244
O Tribunal Constitucional espanhol decidiu que Carles Puigdemont pode ser investido como presidente da Generalitat, mas para que isso aconteça tem de estar no parlamento catalão.
Catalunha

Puigdemont prepara investidura na Bélgica

O presidente destituído da Catalunha Carles Puigdemont está a negociar com os nacionalistas flamengos a possibilidade de proferir o seu discurso de investidura a partir do parlamento flamengo.
Catalunha

TC espanhol analisa recurso de Madrid

O Tribunal Constitucional espanhol reúne-se para analisar um recurso apresentado pelo Governo que visa suspender a designação de Carles Puigdemont como candidato à presidência do executivo catalão.
Tribunal Constitucional

Madrid opõe-se à investidura de Puigdemont 

O Governo espanhol apresentou recurso ao Tribunal Constitucional para se opor ao regresso de Puigdemont como presidente da região da Catalunha, afirmando que não apresenta condições para o fazer.
Catalunha

Investidura de Puigdemont será terça-feira

140
Ministro do Interior espanhol garantiu que Puigdemont não entrará na Catalunha “nem que venha na mala do carro”. Puigdemont é investigado por “rebelião” e recai sobre ele um mandado de detenção.
Catalunha

Vídeo: Puigdemont beija a bandeira espanhola

141
Carles Puigdemont deslocou-se à Dinamarca para participar numa conferência. O antigo presidente da Catalunha foi abordado por um jovem e acabou a beijar a bandeira espanhola. Veja aqui o vídeo.
Catalunha

Espanha. Tudo para evitar o regresso de Puigdemont

Juan Ignacio Zoido revelou que as forças de segurança estão a trabalhar de forma "muito intensa" para impedir que Puigdemont entre em Espanha, mesmo que venha "no porta-bagagens de um carro".
Catalunha

A dinamarquesa que irritou Puigdemont

2.609
Crítica dos movimentos independentistas e do processo catalão, Marlene Wind não poupou Puigdemont a perguntas incómodas numa conferência em Copenhaga. E acusa-o de "montar um circo".
Catalunha

Roger Torrent quer Puigdemont a dirigir Governo 

Novo presidente do parlamento catalão propôs esta segunda-feira o nome do líder separatista Carles Puigdemont para voltar a dirigir o Governo da Catalunha. Roger Torrent já pediu reunião com Rajoy.
Catalunha

Supremo recusa pedido para prender Puigdemont 

277
Ministério Público espanhol pediu ao Supremo para reativar mandado de captura europeu contra Carles Puigdemont enquanto este está na Dinamarca. Mas juiz do Supremo Tribunal recusou.
Catalunha

"É possível governar a partir de Bruxelas"

327
Líder do Juntos Pela Catalunha crê que, com a ajuda das "novas tecnologias", é possível governar a Catalunha à distância. E sublinha que, se for escolhido pelo parlamento, Rajoy não poderá impedi-lo.
Catalunha

Puigdemont mostra vídeo que mistura Rajoy e Hitler

155
Carles Puigdemont partilhou um vídeo onde intercala imagens Rajoy e do referendo pela independência da Catalunha com imagens de arquivo da segunda Guerra Mundial. Puigdemont nega comparação.
Catalunha

Puigdemont pede para delegar o voto na investidura

Puigdemont vai mesmo pedir delegação do seu voto quando, no final do mês, for votada a investidura do Governo catalão. Puigdemont é o candidato do Juntos pela Catalunha a chefe do Governo regional.
Catalunha

Parlamento da Catalunha já tem presidente

Roger Torrent foi eleito presidente do parlamento catalão com 65 votos a favor e 56 contra. Tem 38 anos e desde 2012 que é deputado pela Esquerda Republicana da Catalunha.
Catalunha

Puigdemont não vai pedir para delegar o seu voto

Cabeça de lista do Juntos pela Catalunha continua em Bruxelas e não vai pedir delegação de voto na sessão de hoje para a constituição do Parlamento. Mas quer estar presente na investidura do Governo.
Catalunha

Independentistas acordam propor Puigdemont

Juntos Pela Catalunha e Esquerda Republicana chegaram a um consenso sobre a pessoa que irão propor para o cargo de presidente da Generalitat: Carles Puigdemont, que ainda está em Bruxelas.
Catalunha

Puigdemont. Rajoy manterá intervenção na Catalunha

Mariano Rajoy fez um apelo ao “realismo e ao sentido comum” perante a tentativa de Puigdemont de voltar a ser investido como presidente do Governo catalão, quando se encontra em Bruxelas.
Espanha

Puigdemont. Mulher corre risco de perder o emprego

A mulher de Carles Puigdemont corre o risco de perder o emprego. Marcela Topor é jornalista no "El Punt Avui", publicação que atravessa uma crise financeira e já anunciou que vai despedir pessoal.
Catalunha

Madrid recorre se Puigdemont tentar investidura

108
O Governo espanhol avisou que vai recorrer caso Carles Puigdemont tentar ser investido à distancia. Madrid garante que há razões jurídicas que dizem que a investidura tem de ser presencial.
Catalunha

Governo da República Catalã: Puigdemont lança site

Novo site "oficial" do Governo da República Catalã mostra mensagem contra "agressividade política e judicial do Estado espanhol" e até já inclui os contactos oficiais das novas instituições.
Catalunha

Junqueras. Preso quer lugar no parlamento regional

O ex-vice-presidente do Governo catalão, preso nos arredores de Madrid, pediu ao Tribunal Supremo espanhol a sua transferência para uma cadeia catalã para poder participar nas sessões plenárias.
Catalunha

Puigdemont faz pacto para regressar ao poder

Antigo presidente do governo catalão reuniu em Bruxelas com líder da ERC para garantir regresso ao poder e um parlamento de maioria independentista. O acordo ficou fechado no final do jantar.
Catalunha

Inés Arrimadas: "Não desisti de formar governo" 

100
Em entrevista, a líder do Ciudadanos na Catalunha, Inés Arrimadas, lança críticas ao PSOE e ao PP, pressiona o bloco independentista e deixa uma garantia: "Não vão conseguir a independência".
Catalunha

Puigdemont: "Presos políticos" são agora "reféns"

Carles Puigdemont considerou que os independentistas catalães presos em Espanha já não são "presos políticos" mas sim "reféns". O ex-presidente catalão continua em Bruxelas.
Catalunha

O que Messi exige para ficar no Barcelona

No mais recente contrato, Lionel Messi quis deixar claro as condições para permanecer no FC Barcelona caso a Catalunha se torne independente: só fica se jogar numa das quatro melhores ligas europeias.
Catalunha

Supremo Tribunal mantém prisão de Junqueras

O antigo vice-presidente catalão, Oriol Junqueras, continuará detido. Tribunal considerou que há risco de reincidir no delito de rebelião.
Catalunha

Puigdemont pede libertação dos "presos políticos" 

261
Carles Puigdemont exigiu esta segunda-feira no Twitter que os antigos conselheiros e líderes das entidades independentistas da Catalunha, ainda detidos, sejam libertados.
Catalunha

Puigdemont exige a Rajoy que comece a negociar

131
Na tradicional mensagem de final de ano, o ex-presidente da Catalunha instou o governo espanhol a "reparar o dano causado" e a "começar a negociar politicamente com o governo legítimo da Catalunha".
Espanha

Rajoy apela a um 2018 dedicado a criar "pontes"

O primeiro-ministro espanhol não fez referências explícitas à Catalunha, mas salientou que o Governo dedicará todos os seus esforços em 2018 para "manter a estabilidade" e afastar a incerteza.
Catalunha

"Absurdo" Puigdemont governar a partir da Bélgica

177
Mariano Rajoy disse que "é absurdo ser presidente de uma região vivendo no estrangeiro", referindo-se ao facto de Puigdemont querer governar a Catalunha a partir da Bélgica.
Catalunha

Novo parlamento catalão começa a 17 de janeiro

Rajoy marcou a sessão constitutiva do parlamento da Catalunha para 17 de janeiro. Primeira votação para aprovar o próximo governo acontece até dia 31. Para já, regresso de Puigdemont é incerto.
Catalunha

Jordi Pujol filho paga meio milhão e sai da prisão

Meio milhão de euros. Foi o que Pujol Ferrusola pagou para sair da prisão. O montante foi reunido por familiares e amigos. Estava preso desde abril por alegado desvio de mais de 30 milhões de euros.
Catalunha

Parlamento catalão vai contestar Artigo 155

O Parlamento catalão vai apresentar um recurso perante o Tribunal Constitucional contra a aplicação do Artigo 155. A proposta dos Junts pel Sí foi aprovada com 11 votos a favor.
Catalunha

Afinal, polícias espanhóis comeram gambas no Natal

115
A polémica estalou esta terça-feira: os polícias espanhóis deslocados na Catalunha tinham comido croquetes, massa e bacalhau frito na consoada. Mas, ao que parece, a verdade é que até gambas havia.
Catalunha

Tabarnia: sair da Catalunha para ficar em Espanha

2.717
Um movimento unionista quer criar uma nova comunidade autónoma, independente da Catalunha, para continuar em Espanha. O novo território, Tabarnia, incluiria Barcelona e Tarragona.
Catalunha

A consoada polémica dos polícias espanhóis

232
Croquetes, massa, um mexilhão e bacalhau frito: foi esta a consoada dos polícias que estão deslocados na Catalunha desde outubro. O ministro do Interior já abriu um inquérito.
Catalunha

Rei adverte Catalunha para não retomar confronto

424
O rei de Espanha advertiu que a Catalunha não pode retomar o caminho do confronto e da exclusão após as eleições da passada quinta-feira, pedindo a recuperação da serenidade e do respeito mútuo.
Catalunha

Catalunha: o dia seguinte

A única alternativa às linhas contrárias do legalismo e da ilegalidade está numa iniciativa parlamentar em Madrid a promover pelo Ciudadanos, o PSOE e o próprio Podemos visando rever a Constituição.
Catalunha

Movimento de Puigdemont pede ao rei para mediar

137
À chegada de Bruxelas, onde visitaram o líder Carles Puigdemont, dirigentes do movimento Juntos pela Catalunha pediram a rei que tivesse o papel de "mediador" entre independentistas e Madrid.
Catalunha

Puigdemont desafia Rajoy a deixá-lo voltar

407
Carles Puigdemont desafiou este sábado o Governo espanhol a permitir que regresse ao país para tomar posse como presidente. Já terá acordo com o bloco independentista para liderar governo catalão.
Açores

Frente de Libertação dos Açores critica Rajoy

1.192
A Frente de Libertação dos Açores congratulou os independentistas catalães por, contra o "centralismo de Madrid e de Bruxelas" terem votado em prol de uma "nova era".
Catalunha

Francisca ganhou a lotaria, Puigdemont ainda não 

A Catalunha acordou num novo impasse, depois de os independentistas vencerem as eleições. Mas para uns o dia foi sobretudo de sorteio de Natal. Francisca, desempregada há oito anos, que o diga.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site