Catalunha

Espanha

Madrid recusa dialogar com Puigdemont

O porta-voz do Governo espanhol aconselhou o ex-presidente do executivo da Catalunha a debater com o candidato do Partido Popular nessa região em fez de insistir num "diálogo bilateral" com Madrid.
Catalunha

Catalães usaram bitcoins para pagar o referendo

O governo de Puigdemont terá usado bitcoins para pagar à Google e à Amazon para comprar serviços informáticos para realizar o referendo de 1 de outubro. Google foi notificada por juiz.
Catalunha

Puigdemont renuncia à pensão de ex-presidente

Carles Puigdemont não aceita a sua destituição e considera que ainda dirige o executivo "legítimo" da Catalunha. Assim, o ex-presidente renuncia à pensão a que tinha direito.
Catalunha

Puigdemont. Pensão de 112 mil euros pendente

Carles Pugdemont só vai receber a pensão a que te direito pelo lugar que ocupou se reconhecer a intervenção de Madrid, reconhecendo que foi afastado do cargo que ocupou.
Função Pública

Os bons alunos

313
A plateia do país percebeu muito bem que não fora o insignificante resultado eleitoral do PC e Jerónimo não cuidaria hoje com tanto afã e tamanho zelo da função pública.
Agência do Medicamento

Agência do Medicamento. Madrid culpa Catalunha

A ministra da Saúde espanhol defende que a culpa da Agência Europeia do Medicamente não ter ficado em Barcelona é dos independentistas. Barcelona foi eliminada logo na primeira volta.
Catalunha

Ex-conselheiros de Puigdemont pedem libertação

A defesa de dois dos ex-conselheiros do governo catalão que estão na prisão pediu ao tribunal para os libertar, alegando que estes acataram "expressamente" a intervenção do Estado, sem "resistência".
Comissão Europeia

Juncker: "Estou com quem respeitou a Constituição"

Em entrevista ao El País, o presidente da Comissão Europeia é claro na sua posição: avançar com o processo independentista foi um "erro" que teve um preço demasiado caro para os espanhóis.
Catalunha

Especial/ Puigdemont, preso num beco sem saída

121
Depois da euforia, instalou-se a confusão. Puigdemont não conseguiu montar uma coligação, o seu partido está em crise, mas quer concorrer para governar. E, se tentar governar, pode ser preso.
Catalunha

Procuradoria belga pede extradição de Puigdemont

A Procuradoria-Geral da Bélgica pediu ao juiz que extraditasse Carles Puigdemont para Espanha. A decisão do tribunal vai ser anunciada a 4 de dezembro, mas o processo pode arrastar-se até janeiro.
Catalunha

Primeira audiência de Puigdemont esta tarde

A primeira audiência na Justiça belga para analisar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, e quatro seus ex-conselheiros realiza-se esta quinta-feira.
Governo

Catalunha em S. Bento

360
O desprezo que o Governo vota à Economia, às empresas e empresários, é uma constante e tornou-se gritante. Não incentiva o investimento, não dá sinais positivos de estabilidade e ufana-se de migalhas.
Catalunha

Puigdemont vai liderar "Juntos pela Catalunha"

O presidente exonerado do governo catalão, Carles Puigdemont, refugiado na Bélgica, vai ser o cabeça de lista do seu partido às eleições regionais de 21 de dezembro próximo.
Cabelo

Corte de cabelo de Puigdemont agita redes sociais

220
Até a ida de Carles Puigdemont ao barbeiro é notícia. O líder deposto da Catalunha cortou o cabelo e vários meios noticiosos e utilizadores das redes sociais não deixaram o momento passar em vão.
Catalunha

Rajoy trabalha para que catalães percam eleições

Mariano Rajoy, afirmou que vai trabalhar para que independentistas catalães percam as eleições regionais de 21 de dezembro próximo, tendo apelado a uma participação "massiva" na consulta.
Catalunha

Catalunha. Ritmo de criação de empresas baixa 12%

A criação de empresas desceu 12% em outubro na Catalunha em relação a um ano antes, a maior diminuição verificada numa comunidade autónoma espanhola, segundo um relatório da empresa Informa D&B.
Catalunha

Solução diferente à independência é possível

187
O presidente destituído da região autónoma da Catalunha, Carles Puigdemont, disse ao jornal belga Le Soir que uma solução diferente à independência é "sempre possível".
Catalunha

CUP concorre sozinha na Catalunha

A assembleia da CUP decidiu que a formação independentista vai concorrer sozinha às eleições da Catalunha em 21 de dezembro.
Catalunha

Extrema-esquerda concorre com lista própria

Os independentistas da CUP decidem concorrer às eleições de dezembro com uma candidatura "de rutura, independentista e das esquerdas". De fora ficou a exigência de amnistia para os ex-ministros.
Catalunha

Rajoy pede voto contra os "paladinos da rutura"

Mariano Rajoy pediu à "maioria silenciosa" para ir às urnas a 21 de dezembro e votar contra os "paladinos da rutura" na Catalunha. Também disse que economia vai crescer mais se a "normalidade" voltar.
Catalunha

Catalães não acreditam na independência já

353
Depois da declaração da independência e da destituição do governo de Carles Puigdemont, a maioria dos catalães mudou de ideias e já não acham que saída de Espanha é possível num futuro próximo.
Catalunha

Milhares pedem libertação de independentistas

Várias dezenas de milhares de manifestantes encheram este sábado uma avenida do centro de Barcelona, no início de uma marcha para exigir a libertação de 10 dirigentes independentistas catalães.
Catalunha

Esquerda Republicana vai sozinha a eleições

O partido da Esquerda Republicana anunciou que irá concorrer sozinho às eleições de dezembro. Na lista que apresentou estão ex-ministros detidos, como o antigo vice-presidente Oriol Junqueras.
Catalunha

Catalunha. Queixa ao Tribunal dos Direitos Humanos

Carme Forcadell e Carles Puigdemont apresentaram queixas contra Espanha no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos devido aos acontecimentos na Catalunha.
Catalunha

Forcadell pagou fiança e saiu da prisão

Carme Forcadell, presidente do Parlamento catalão dissolvido pelo artigo 155 da Constituição espanhola, já pagou a fiança de 150 mil euros após passar a noite na prisão e saiu 15 horas depois.
Catalunha

Presidente do Parlamento passou a noite na prisão

A Presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell, passou a noite na prisão por não ter conseguido pagar a caução de 150 mil euros. O advogado vai recorrer da decisão do Tribunal.
Catalunha

Procuradoria pede prisão para Carme Forcadell

Procuradoria espanhola pede a prisão com fiança de 150 mil euros para a presidente do parlamento da Catalunha. Declaração de independência foi simbólica, diz Forcadell.
Catalunha

Puigdemont anuncia "estrutura" de governo

Carles Puigdemont anunciou a criação de uma "estrutura estável" para coordenar no estrangeiro as ações do autoproclamado governo, que considera legítimo.
Catalunha

Pamela Anderson apoia a independência da Catalunha

543
"Os catalães sentiram que têm sido suprimidos há muito tempo e tiveram que fazer alguma coisa", pode ler-se numa publicação da nova apoiante de Carles Puigdemont.
Catalunha

Catalunha. Declaração de independência anulada

O Tribunal Constitucional anulou a declaração unilateral de independência do parlamento da Catalunha. O tribunal também denunciou a desobediência da ex-presidente do parlamento, Carme Forcadell.
Catalunha

Catalunha preparou orçamento da República em junho

Generalitat de Puigdemont já tinha elaborado um documento com o orçamento da República Catalã independente em junho, quatro meses antes do referendo. Documento é revelado em dia de greve geral morna.
Vinho

Especial/ "Muitos espanhóis já não bebem vinho catalão"

937
É o sommelier do único restaurante com 3 estrelas Michelin em Barcelona, o Lasarte, de Martín Berasategui. Ao Observador falou da independência catalã, vinho português e refeições a 500 euros.
Catalunha

Luís Figo: "A Catalunha é Espanha"

641
Depois de trocar o Barcelona pelo Real Madrid, em 2000, Luís Figo continua a não despertar grande simpatia na Catalunha. O antigo internacional português disse que "a Catalunha é Espanha".
Catalunha

UE vai "continuar a ajudar Rajoy neste golpe"?

670
O presidente do governo regional catalão destituído criticou a UE por apoiar o "golpe de Estado" tentado pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, contra a sua região.
Catalunha

Finanças querem que Puigdemont pague referendo

O ministro das Finanças espanhol quer que Carles Puigdemont e os ex-conselheiros do governo catalão destituído paguem os custos do referendo independentista de 1 de outubro.
Catalunha

"Temos noção de que podemos acabar na prisão"

219
Carles Puigdemont deu entrevista à Catalunya Ràdio, a partir de Bruxelas, e diz saber que caso seja extraditado o destino provável para ele e para outros será a prisão.
Catalunha

Governo no exílio? Além de Puigdemont, há estes

213
O governo no exílio mais antigo é o da Bielorrússia, formado à revelia de Lenine. Há também o de Cabinda, cujos rebeldes quase mataram Adebayor. E o do Tibete, que já deu um Nobel da Paz.
Catalunha

Puigdemont ataca governo de Rajoy no The Guardian

217
O presidente destituído da Generalitat escreveu um artigo no The Guardian onde acusa Madrid de agir "à margem da lei" e o "todo-poderoso Estado" de sair em defesa de uma minoria na Catalunha.
Catalunha

Líder do Podemos da Catalunha demite-se

135
Albano Dante Fachín demitiu-se em conflito com os órgãos nacionais do partido liderado por Pablo Iglesias. Fachín ponderou juntar-se aos independentistas e cúpula do partido convocou primárias.
Catalunha

Sondagem duplica deputados do Ciudadanos

924
Em plena crise da Catalunha, uma sondagem a nível nacional prevê o crescimento dos partidos anti-independência e afunda o Podemos. Ciudadanos mais do que duplica e direita radical entra no parlamento.
Catalunha

"Políticos não vão gerir o caso de Puigdemont"

O chefe da diplomacia da Bélgica disse que "não são os políticos que vão gerir" o caso de Puigdemont e acrescentou que, apesar de ter apelado ao diálogo, este deve ser apenas entre Madrid e Barcelona.
Catalunha

Puigdemont no Twitter: "Em liberdade e sem fiança"

187
O presidente da Generalitat da Catalunha reagiu pela primeira vez no Twitter após a justiça belga ter decidido que para já não vai extraditá-lo para Espanha, onde é aguardado por uma juíza.
Catalunha

Puigdemont fica em liberdade

953
O líder destituído da Catalunha e os outros quatro ministros catalães ficam em liberdade com obrigatoriedade de permanência na Bélgica até que se decida quanto ao mandado de detenção europeu.
Catalunha

Bélgica pode travar detenção de Puigdemont

O ministro da Justiça da Bélgica, Koen Geens, avisa que o país pode recusar cumprir o mandado de detenção europeu emitido pela Espanha para Carles Puigdemont.
Catalunha

Puigdemont disposto a “cooperar” com justiça belga

151
O ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, diz-se disposto a “cooperar plenamente” com a justiça belga no âmbito do mandado europeu de detenção emitido esta semana pela justiça espanhola.
Catalunha

Puigdemont pede união de partidos independentistas

120
O presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, apelou este sábado nas redes sociais para a união dos partidos independentistas catalães nas eleições de 21 de dezembro.
Catalunha

Quo vadis, Catalunha?

553
Todos os povos podem aspirar à independência, mas não a qualquer preço, nem por métodos contrários à legalidade democrática.
Catalunha

Primeira e última vez que escrevo sobre Catalunha

1.444
O problema – se a palavra não é excessiva – é que os argumentos da independência são ridículos, dado pressuporem uma pureza étnica, uma vontade geral e uma tirania de Madrid que só alucinados detectam
Catalunha

Puigdemont com mandado europeu de detenção

198
Carmen Lamela, juíza da Audiência Nacional, decretou esta sexta-feira um mandado europeu de detenção para Carles Puigdemont e quatro ex-ministros da Generalitat que estão agora na Bélgica.
Catalunha

Estremera. A prisão onde estão os independentistas

Tem ginásio, polidesportivo, piscina, biblioteca e mesas de ping-pong. A prisão de Estremera é a mais moderna de Espanha. E é lá que estão presos seis ex-conselheiros de Carles Puigdemont.
Catalunha

Catalunha. Venezuela exige respeito a Espanha

251
Através de vários tweets, o ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros exigiu a Espanha que respeite as liberdades políticas e individuais e que liberte os ex-conselheiros catalães.
Catalunha

Puigdemont admite candidatar-se às eleições

291
Carles Puigdemont assume, numa entrevista à RTBF, que pode avançar com uma candidatura às eleições da Catalunha a 21 de dezembro e admite ser ouvido por juízes mas da verdadeira justiça: a belga.
Catalunha

A fuga de Puigdemont até ao hotel de três estrelas

Puigdemont fugiu para a Bélgica no dia 29 de outubro, enquanto a equipa do seu coração vencia com o Real Madrid. O plano foi pensado uma semana antes e levou-o a um hotel dos arredores de Bruxelas.
Catalunha

Recusado recurso apresentado pela Generalitat

O Tribunal Constitucional (TC) espanhol decidiu, por unanimidade, não admitir o recurso apresentado pela Generalitat da Catalunha contra a aplicação do Artigo 155.º.
Catalunha

A fuga de Puigdemont

383
De Bruxelas, Puigdemont fala de “repressão política” dos tribunais e diz que o estado espanhol atenta contra a democracia. Mas pelas suas escolhas, e como as sondagens mostram, caiu em descrédito.
Catalunha

O novo Incitatus

Vale a pena reflectirmos em Portugal neste arriscado e perigoso empreendimento da incumbente maioria parlamentar catalã. Porque essa maioria é feita da mesma argamassa da geringonça Portuguesa.
Catalunha

Como a justiça está a travar os independentistas

352
Praticamente todos os membros do governo destituído da Catalunha foram sujeitos a prisão preventiva. Ex-presidente do parlamento e restantes membros da mesa sob vigilância. Puigdemont procurado.
Catalunha

Catalunha. Banco de Espanha estima queda do PIB

O Banco de Espanha calcula que a situação política na Catalunha poderá significar uma diminuição de 0,3 até 2,5 pontos percentuais no crescimento do país nos próximos anos.
Catalunha

Quase 2 mil empresas já abandonaram a Catalunha

276
Um total de 1.982 empresas já saiu da Catalunha desde 1 de outubro, dia em que se realizou o referendo de autodeterminação considerado ilegal pelo Estado espanhol.
Catalunha

Vice e ex-conselheiros do governo catalão presos - como aconteceu

407
A juíza da Audiencia Nacional aplicou a medida cautelar mais pesada para os oito ex-conselheiros do governo catalão: prisão preventiva. Puigdemont pode ser alvo de mandado de captura internacional.
Catalunha

Depressa, que já nos viram

135
O “homem de esquerda” ainda vive no interior do mito da Revolução francesa, que lhe garante uma ilusória inteligibilidade da história. A qualquer momento, essa ilusão salta de novo para a boca de cena
Catalunha

Puigdemont acusa Madrid de controlar justiça

134
O grupo liderado por Puigdemont considera-se o "governo legítimo" da Catalunha e emitiu comunicado a dizer que não vai comparecer no Supremo em Madrid por considerar que será um "julgamento político".
Catalunha

Polícia evitou confrontos na estação de Sants

Polícia catalã separou grupo anti-independência de grupo pró-independência, que se foi despedir de políticos independentistas que partiram para Madrid de comboio para depor no Supremo Tribunal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site