Catalunha

Catalunha

El País: "pró-russos" espalham meias verdades

100
Depois de terem interferido nos Estados Unidos, da França da campanha para o Brexit, o El País fala agora de ingerência russa na cobertura jornalística do referendo
Catalunha

Rajoy é "guardião do túmulo" de Franco

O presidente do governo autónomo catalão acusou o executivo de Madrid de ser o "guardião do túmulo" de Franco e apelou ao voto "sim" no referendo, para uma Constituição sem "militares franquistas".
Catalunha

Catalunha. Comissão Eleitoral demite-se

Dias quentes na Catalunha. A Comissão Eleitoral criada pelo governo catalão para verificar os resultados do referendo de 1 de outubro demitiu-se e os estudantes ocuparam uma universidade.
Catalunha

Site do referendo registado por fundador do Pirate

O novo site do referendo sobre a independência da Catalunha foi registado através da empresa de Peter Sunde, co-fundador do Pirate Bay. Catalães prometem voltar à rua esta sexta-feira.
Catalunha

Em defesa da honra de Espanha

950
O movimento independentista catalão não é democrático e isso ficou bem demonstrado neste referendo que foi aprovado por uma lei que viola a Constituição e o próprio Estatuto de Autonomia da Catalunha.
Catalunha

Autodeterminação da Catalunha é um "direito"

134
A primeira-ministra da Escócia apelou ao respeito pelo direito à autodeterminação da Catalunha, esperando que Madrid e Barcelona consigam retomar o diálogo político sobre esta matéria.
Catalunha

Catalunha. Governo espanhol disposto a conversar

O Governo espanhol não acredita que a Catalunha consiga realizar o referendo, marcado para dia 1, e diz estar disposto a conversar. Mas só a partir de 2 de outubro.
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

135
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Catalunha

As imagens que estão a marcar os protestos

Depois de 14 detenções e 41 buscas, os catalães saíram à rua para lutar pela existência do referendo de 1 de outubro. As imagens falam por si.
Catalunha

Catalunha. Uma polémica em sete pontos

438
Governo da Catalunha não desiste do referendo e executivo espanhol não desiste de o tentar impedir. Catorze pessoas foram detidas e os protestos estão na rua. Sete respostas para entender a polémica.
Catalunha

Governo espanhol passou uma linha vermelha

199
Carles Puidgemont acusa o Governo espanhol de ter passado uma linha vermelha e de ter suspendido a autonomia do Governo da Catalunha. É a reação à operação policial contra a realização do referendo.
Catalunha

Milhares em protesto pró-referendo na Catalunha 

336
Foram detidas 14 pessoas envolvidas na organização do referendo da Catalunha. Rajoy diz que referendo é ilegal e "radicalmente antidemocrático". Há nova manifestação marcada para quinta-feira.
Catalunha

A crise catalã afecta todos os europeus

O vento de desunião que sopra em Espanha é de um nível inquietante, sem pontes para atravessar nem sombra de linguagem em comum, arriscando-se a ressuscitar os fantasmas da guerra civil.
Catalunha

Esquerda catalã denuncia condições do referendo

Um grupo de organizações da esquerda catalã tornaram público o "Manifiesto 1-O" no qual denunciam "as condições antidemocráticas da convocatória" do referendo independentista.
Catalunha

700 autarcas pró-independência em Barcelona

Mais de 700 autarcas catalães reuniram-se este sábado em Barcelona, numa manifestação a favor da realização do referendo independentista, entretanto suspenso pelo Tribunal Constitucional de Espanha.
Mariano Rajoy

Rajoy avisa independentistas que estão a errar

O presidente do Governo espanhol acusou os independentistas catalães de estarem "a cometer um erro" e reiterou que não haverá um referendo pela independência da Catalunha a 1 de outubro.
Catalunha

Catalunha. Separatistas lançam campanha pelo "sim"

Os movimentos separatistas catalães vão lançar à meia-noite a sua campanha pelo "sim" no referendo independentista. Será a primeira de outras ações que as entidades independentistas irão realizar.
Catalunha

Uma Catalunha independente sai da UE, diz Juncker

853
Se o resultado do referendo for "sim", a Catalunha não será um membro da UE. Terá de seguir procedimentos de entrada e pode ser impedida de entrar pela Espanha.
Catalunha

Julian Assange quer proteger site do referendo

O fundador da Wikileaks, Julian Assange, manifestou-se disposto a ajudar e proteger o site criado pelo Governo Regional sobre o referendo na Catalunha, que foi suspenso pelo Tribunal Constitucional.
Catalunha

Catalunha. Ex-presidente insiste com referendo

Artur Mas diz que a Catalunha quer ir "em frente" com o referendo para a independência. O ex-presidente do Governo regional catalão advertiu que "construir" a independência não é uma questão de dias.
Catalunha

Juiz ordena encerramento de site sobre referendo

Empresa de alojamento online CDMon recebeu um mandato judicial que ordena o encerramento da página sobre o referendo à independência catalão. Página já não está disponível em vários browsers.
Catalunha

Autarcas que apoiam referendo investigados

A Procuradoria-Geral espanhola mandou abrir investigações aos autarcas que manifestaram apoio ao referendo na Catalunha. Autarcas serão obrigados a prestar declarações. Se não cumprirem, serão detidos
Catalunha

Polícia pode apreender material de campanha

Justiça da Catalunha ordenou à polícia da região que recolha as urnas e todo o material relacionado com a campanha do referendo à independência. O objetivo é evitar a "consumação de delito".
Catalunha

Suspensa lei que previa independência catalã

O Tribunal Constitucional suspendeu a lei da transitoriedade, onde o parlamento regional da Catalunha previa os procedimentos a adotar no caso de uma vitória do "Sim" no referendo à independência.
Catalunha

Catalunha: "Deixem a polícia regional em paz"

Carles Puigdemont não quer que a polícia regional da Catalunha obedeça às autoridades de Madrid. O Ministério Público convocou todos os corpos policiais para uma reunião.
Catalunha

"Diada". Dia da Catalunha ou da independência?

Na semana passada, a lei que aprovou o referendo no parlamento regional (onde os partidos separatistas têm maioria) foi suspensa como medida cautelar pelo Tribunal Constitucional espanhol.
Catalunha

Membros do governo catalão podem enfrentar prisão

O governo catalão está em maus lençóis. A procuradoria-geral da Catalunha regidiu uma acusação que pressupõe penas de prisão para alguns membros do governo por crimes como peculato.
Catalunha

Lei do referendo da Catalunha suspensa

209
O Tribunal Constitucional suspendeu a lei do referendo da Catalunha. Rajoy vence a primeira batalha judicial, mas Puidgemont não mostra sinais de recuo.
Catalunha

Catalunha. Presidente pode enfrentar tribunais

No seu recurso contra a Lei do Referendo aprovada na Catalunha, o governo espanhol pede que seja aberto um processo contra Carles Puigdemont, Presidente da região.
Catalunha

A república catalã já tem uma mini-Constituição

O governo catalão aprovou na quarta-feira a "lei da transitoriedade", onde detalha como será gerido o país nos meses depois do referendo, se os catalães votarem pela independência.
Catalunha

Bandeiras de Espanha desaparecem. Ou são "trapos"?

531
Deputados do PP abandonaram o Parlamento e deixaram bandeiras catalãs e espanholas no seu lugar. Uma deputada do Podemos tirou as bandeiras de Espanha, que agora ninguém sabe onde estão.
Catalunha

Referendo. Madrid pede inconstitucionalidade

O governo espanhol pediu ao Tribunal Constitucional que trave as leis aprovadas pelos catalães com vista à realização de um referendo. Deputados catalães podem enfrentar justiça por desobediência.
Catalunha

Explicador/ Referendo na Catalunha: 9 questões essenciais

420
Tribunal Constitucional decide hoje se suspende a lei aprovada ontem na Catalunha que permite avançar com o referendo, a 1 de outubro, sobre a independência catalã. Saiba tudo o que está em causa.
Catalunha

Catalunha aprova lei do referendo em votação tensa

108
O Parlamento da Catalunha aprovou esta quarta-feira o projeto de lei para a realização de um referendo à independência daquela comunidade autónoma. Puigdemont já assinou a convocatória do referendo.
Catalunha

A Espanha a caminho do fim?

A eventual independência da Catalunha levanta uma questão perturbante para a UE. A conclusão de que ela não garante a unidade nacional dos seus membros não contribuirá para a a estabilidade na Europa.
Terrorismo

Espanha. Mentor dos atentados pode estar na Europa

Os terroristas dos ataques a Barcelona podem ter recebido ordens de líder islâmico escondido pela Europa. O mais recente cenário procura saber se os terroristas contactaram algum "cérebro" do Daesh.
Terrorismo

Rajoy diz que não ouviu as vaias em Barcelona

O Presidente de Governo de Espanha, Mariano Rajoy, desvalorizou as vaias de que foi alvo juntamente com o Rei Filipe VI na manifestação contra o terrorismo em Barcelona. "Não as escutámos", disse.
Catalunha

Puigdemont volta à carga contra Rajoy e Espanha

Depois do silêncio causado pelos atentados de Barcelona, o presidente do governo regional volta a criticar o Governo de Mariano Rajoy, culpando-o pela falta de meios da polícia catalã.
Catalunha

As primeiras horas dos terroristas na prisão

Os dois acusados de levar a cabo os atentados em Barcelona e Cambrils, em Espanha, foram submetidos a rigorosas avaliações médicas para estabelecer o regime em que vão ficar detidos.
Barcelona

Bélgica já alertara Espanha sobre imã

278
A comunidade muçulmana de Vilvoorde, na região flamenga junto a Bruxelas, já tinha expulsado o imã de Ripol da sua mesquita. Bélgica alertou Espanha no início de 2016 sobre aqueles receios.
Catalunha

Quem é o polémico e carrancudo major Trapero?

É a cara dos atentados na Catalunha e um polémico "adeus" tornou-o viral nas redes sociais. Mas quem é este major próximo de Puigdemont, que adora cozinhar e foi apanhado a cantar canções românticas?
Barcelona

Quem são os suspeitos dos ataques da Catalunha

Célula desmantelada ou não? Governo da Catalunha insiste que enquanto o suspeito estiver à solta não se pode falar em desmantelamento. Quem e quantos são os homens envolvidos nos ataques desta semana.
Terrorismo

Atropelamentos: arma preferida dos terroristas

O uso de veículos tem sido comum nos últimos ataques em solo europeu, geralmente por indivíduos solitários. Célula organizada na Catalunha pode ser mais semelhante à de atentados como o do Bataclan
Catalunha

Como se desenrolaram os ataques na Catalunha

As autoridades da Catalunha investigam uma possível relação entre uma explosão em Alcanar, na quarta-feira, e o ataque nas Ramblas, no dia seguinte. Esta é a cronologia dos ataques dos últimos dias.
Barcelona

Revelada a identidade de todos os suspeitos - como aconteceu

533
O jornal El País revelou a lista de todos os suspeitos e diz que os três fugitivos poderão, afinal, ter morrido. Jovem de 20 anos é a segunda vítima mortal portuguesa confirmada.
Terrorismo

Mapa. Os locais chave dos ataques na Catalunha

O ataque terrorista de Barcelona acabou mais tarde por ultrapassar os limites de Las Ramblas -- onde aconteceu -- para outros locais que estão relacionados ao atentado inicial.
Barcelona

Quem são as vítimas deste atentado na Catalunha?

107
São de pelo menos 35 nacionalidades. Cinco espanhóis, duas portuguesas, um menino australiano de 7 anos, um norte-americano, uma belga. Falta identificar duas vítimas. Quem são as vítimas da tragédia.
Terrorismo

Barcelona. Jovem desaparecida será vítima mortal - como aconteceu

673
O último suspeito que estava a ser procurado pela polícia terá sido abatido pelas autoridades, avança o jornal espanhol El País. O ataque em Barcelona provocou 14 mortos, incluindo uma portuguesa.
Catalunha

Especial/ Espanha. Quem é que anda a amedrontar os turistas?

1.002
A história do Arran entrelaça-se com a história da esquerda dura catalã: resistência à propriedade privada e ao domínio do governo espanhol na Catalunha. O aumento do turismo é a sua nova luta.
Catalunha

Protesto anti-turistas invade praia de Barcelona

2.153
O grupo de esquerda anticapitalista e separatista Arran ocupou este sábado uma praia na cidade de Barcelona em protesto contra o turismo em massa. Não é a primeira que sucede.
Catalunha

Rajoy reforça: referendo na Catalunha é "ilegal"

No encontro de verão com o Rei espanhol, o primeiro-ministro transmitiu a sua intenção de recorrer para o Tribunal Constitucional caso o Parlamento catalão confirme o referendo à independência
Catalunha

Catalunha quer ter hora de Portugal

144
Cerca de 100 empresas, sindicatos e ativistas espanhóis subscreveram um abaixo-assinado que pretende reformar o horário de trabalho na Catalunha. Pode ser o fim da "siesta" espanhola.
Espanha

“El fragmentador”

Madrid não percebeu que a união faz a força, mas não se mantém pela força, ou que o seu papel não é servir-se das autonomias, mas servi-las. Não percebeu a profundidade do problema da autonomia catalã
Crime Organizado

Operação contra máfia faz dezenas de detidos

Operação contra máfia napolitana deteve várias pessoas na Catalunha. Estão acusadas de organização criminosa, branqueamento de capital e tráfico de droga em vários países europeus, incluindo Portugal.
Catalunha

Apenas 12% dos catalães acreditam na independência

Nova sondagem mostra que mais de metade dos catalães estão dispostos a votar no referendo à independência da região marcado unilateralmente para outubro mas poucos acreditam numa cisão com Espanha.
Robótica

Robôs-polícia já trabalham no Dubai

Chama-se REEM e promete ser a sensação do futuro no que toca à ajuda humana. O robô-polícia criado na Catalunha já entrou em funções no Dubai e já há mais países a querer ter este engenho.
Catalunha

Catalunha: há empresas no referendo

O referendo à independência da Catalunha está a colocar algumas empresas sob vigilância por alegado envolvimento no processo. Algumas começaram a recusar concursos públicos do Governo por receio.
MotoGP

Dovizioso vence GP da Catalunha

O piloto italiano Andrea Dovizioso (Ducati), venceu o Grande Prémio da Catalunha em MotoGP, disputado no circuito de Montmeló, naquela que foi a sua segunda vitória consecutiva no Mundial.
Catalunha

Catalunha. Guardiola apoia referendo em 3 línguas

Antigo treinador do Barcelona leu o manifesto em defesa do referendo de 1 de outubro que leva a votos a independência da Catalunha. Pep Guardiola leu em espanhol, inglês e catalão.
Catalunha

Catalunha: referendo marcado para 1 de outubro

O referendo sobre a independência da Catalunha foi marcado por Carles Puidgemont para o próximo dia 1 de outubro. Pergunta única a fazer aos eleitores também já foi escolhida.
Catalunha

Catalunha pode marcar referendo unilateralmente

O governo catalão deverá avançar para a via unilateral, tendo em conta a recusa do governo de Madrid em negociar a realização de um referendo oficial à independência da região.
Catalunha

Presidente da Catalunha acusado de chantagem

O primeiro-ministro espanhol acusou o Presidente da Catalunha de chantagear o Estado, depois de se saber que a região está a preparar uma lei de secessão, se não for autorizada a fazer um referendo.
Catalunha

Catalunha. Sem referendo há independência na mesma

231
O jornal El País revela esta segunda-feira que o governo regional da Catalunha tem planos para declarar a sua independência, unilateralmente, caso o governo espanhol não autorize o referendo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site