O líder da oposição britânica, o trabalhista Ed Miliband, acusou hoje o primeiro-ministro, David Cameron, de ser “um perigo” para o futuro do país por estar a aproximá-lo da “porta da saída” da União Europeia (UE).

O primeiro-ministro conservador é “um perigo claro e atual” para o futuro económico do Reino Unido, disse Miliband, frisando que Cameron “está a aproximar o país da porta da saída da UE, pondo em risco três milhões de postos de trabalho no Reino Unido”.

A estratégia de Cameron na cimeira europeia, em que se opôs praticamente isolado à designação de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão, “falhou totalmente”, com o primeiro-ministro britânico a ser “considerável e humilhantemente” derrotado, disse o líder trabalhista.

Na cimeira europeia, na sexta-feira em Bruxelas, 26 países membros votaram a favor da escolha do ex-primeiro-ministro luxemburguês, considerado um federalista, e apenas dois, o Reino Unido e a Hungria, votaram contra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao falar à imprensa após a reunião, Cameron afirmou que aquele foi “um mau dia para a Europa” e que, embora tenha de aceitar a escolha do conselho europeu, ela apenas “reforçou a convicção” britânica de que “a Europa tem de mudar”.

O resultado da cimeira europeia também foi criticado por Nigel Farage, líder do partido eurocético UKIP, vencedor das eleições europeias de maio no Reino Unido.

Para Farage, o isolamento de David Cameron na reunião foi “uma humilhação” que demonstra que o primeiro-ministro britânico não vai ser capaz de renegociar a relação do Reino Unido com a UE.

“O que aconteceu ontem [sexta-feira] mostra que David Cameron não tem amigos em Bruxelas, onde tudo o que acontece depende em última análise de Angela Merkel”, a chanceler alemã, disse Farage à BBC.

Para dar resposta à subida da ala mais eurocética do seu Partido Conservador perante o avanço eleitoral do UKIP, Cameron prometeu que, se os conservadores vencerem as eleições gerais britânicas de 2015, vai referendar a permanência do Reino Unido na UE em 2017.