O ministro da Solidariedade, Segurança Social e Emprego disse esta quarta-feira que prevê que as novas regras dos estágios profissionais estejam prontas dentro de três semanas, acrescentando que o processo de alteração “está muito avançado”.

“Estamos a negociar com os parceiros sociais um conjunto de alterações aos estágios profissionais e, neste momento, o processo está muito avançado. Calculamos que no espaço de duas a três semanas as novas regras possam estar cá fora”, disse aos jornalistas o ministro Pedro Mota Soares, à margem da visita ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Portimão.

O ministro foi recebido por cerca de duas dezenas de manifestantes que o aguardavam à porta do IEFP com cartazes nos quais se lia: “Chega de austeridade” e “demissão do Governo já”.

Pedro Mota Soares justificou a suspensão “temporária” dos estágios profissionais com as negociações que decorrem com os parceiros sociais, “para que todas as novas candidaturas possam beneficiar das novas regras dos estágios”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“São alterações com significado que mais uma vez fazemos a par e passo dialogando com os próprios parceiros sociais de uma forma muito direta”, sublinhou o governante, acrescentando que é intenção do Governo que “rapidamente estejam cá fora porque faz sentido que as novas candidaturas sejam aprovadas no novo quadro”.

O ministro deslocou-se a Portimão onde apresentou o Programa Formação Algarve, que visa apoiar a renovação e a conversão de contratos de trabalho par combater os efeitos da sazonalidade no emprego na maior região turística do país.

Segundo Pedro Mota Soares, “o investimento previsto é de cerca de 2,8 milhões de euros para o período de 2014/2015”, prevendo que sejam abrangidos mais de dois mil trabalhadores.

O Programa Formação Algarve destina-se a empresas com sede no Algarve, com apoios de 50% do ordenado bruto de um trabalhador abrangido caso haja conversão de contrato com termo para contrato sem termo, e 70% do ordenado para trabalhadores que tenham entre os 30 e os 45 anos ou responsabilidade monoparental e para pessoas com deficiência.

“Esta medida ativa de emprego, específica para esta região do país, visa combater os efeitos da sazonalidade, ajudar a consolidar novos postos de trabalho e a reforçar a competitividade e a produtividade das entidades empregadoras”, destacou o ministro.

De acordo com Pedro Mota Soares, o combate ao desemprego “é uma das prioridades do Governo”, frisando que o Algarve lidera a recuperação da taxa de desemprego verificada em Portugal, “com uma descida de 15% em relação a 2012”.

“Não me resigno à mera inversão. Quero que Portugal continue a travar esta batalha com o desemprego e a vencê-la todos os dias”, disse Mota Soares, acrescentando que “é necessário melhorar e afinar as medidas ativas de emprego”.

Para o governante, a redução da taxa de desemprego em Portugal, que voltou a recuar em maio, para 14,3%, contra 14,6% em abril, segundo dados do Eurostat, “é um sinal de esperança para milhares de pessoas”.