O misterioso líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS), Abu Bakr al-Baghdali, fez a sua primeira aparição pública este sábado num vídeo publicado em site jihadistas, onde se auto-declarou chefe do califado criado nos territórios sírios e iraquianos controlados pelo ISIS e exigiu que todos os muçulmanos lhe obedeçam.

“Sou o Wali (líder) que vos preside, apesar de não ser o melhor de vós. Se virem que estou certo, ajudem-me. Se virem que estou errado, aconselhem-me e coloquem-me no caminho certo”, declarou Abu Bakr al-Baghdadi, apurou o Independent, durante uma prece em Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, conquistada durante a ofensiva que o ISIS lançou em junho no país. “Obedeçam-me tanto quanto obedecem a Deus”, acrescentou.

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que no passado domingo se auto-nomeou apenas Estado Islâmico,vê em al-Baghdadi o único sucessor legítimo do profeta Maomé. Abu Bakr al-Baghdadi tornou-se, em 2010, líder da al-Qaeda no Iraque, depois de os antigos líderes da organização fundamentalista islâmica terem morrido num ataque das tropas norte-americanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR