A vaga de calor atualmente vivida no Japão já causou 15 mortos e levou ao internamento de 8.580 pessoas na semana passada, incluindo 193 em estado grave, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais do dobro do número de internados na semana passada. Segundo a AFP, a maioria apresenta sintomas de insolação.

Só no sábado morreram seis pessoas, num dia em que a agência de meteorologia nipónica alertava que as temperaturas ultrapassavam os 35 graus à sombra e os 39 em algumas partes do país, ao mesmo tempo que a humidade aumentava em certas localidades.

Segundo os dados da agência de desastres japonesa, que apenas contabilizam os pacientes transportados em ambulância, 44,4% dos casos envolveram pessoas com mais de 65 anos, uma faixa etária que corresponde a um quarto da população do Japão.

Na semana anterior, 3.179 pessoas tinham pedido assistência médica, e três das quais morreram.

As temperaturas elevadas são comuns para a época mas no ano passado atingiram recordes, com a temperatura a chegar aos 41 graus. Na altura, dezenas de milhares de pessoas foram encaminhadas para o hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR