O Governo ucraniano prepara-se para a “fase final” da recuperação da cidade de Donetsk, o bastião das forças pró-Rússia, disse esta segunda-feira um porta-voz do exército da Ucrânia, citado pelo Guardian e pela Reuters.

Segundo Andriy Lysenko, porta-voz das forças ucranianas, as tropas conseguiram isolar Donetsk de Lugansk, um das mais importantes cidades ucranianas nas mãos dos rebeldes.

“As forças da operação anti-terrorista preparam-se para a fase final da libertação de Donetsk. As nossas tropas isolaram completamente Donetsk de Lugansk. Queremos libertar as duas cidades, mas é melhor libertar Donetsk em primeiro lugar – é mais importante”, disse.

Apesar destas palavras, a Reuters escreve que a cidade de Krasny Lunch, entre Donetsk e Lugansk, ainda não foi controlada pelo exército ucraniano. Para além disso, cidades como Horlivka, a norte de Donetsk e Makiyivka, a este, continuam nas mãos dos rebeldes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É em Donetsk que a operação anti-terrorista ucraniana se tem concentrado. Não há ainda números das vítimas dos confrontos durante o fim-de-semana, mas há já quem fale numa crise humanitária.

Donetsk tem sido alvo de bombardeamentos diários e é descrita como uma cidade fantasma, onde quase não é possível encontrar civis a atravessar as ruas. Estima-se que já tenham fugido cerca de 300 mil pessoas, de uma população que antes do conflito chegava às 900 mil. A agência Reuters diz também que há falta de comida, água e combustível e que os bancos encerraram.

A ONU diz que mais de 1300 pessoas foram mortas e que pelo menos 285 mil abandonaram as suas casas no leste da Ucrânia nos quatro meses do conflito a que a Cruz Vermelha chamou de guerra civil.