Londres intensificou o seu envolvimento na crise iraquiana com o envio de equipamento militar, incluindo helicópteros e camiões, para ajudar os curdos que lutam contra os ‘jihadistas’ no norte do Iraque, noticia esta quarta-feira o “The Guardian”.

Depois de reunir de emergência o chamado comité de segurança Cobra – que aborda assuntos críticos para o Executivo – o Reino Unido anunciou o envio de helicópteros militares “Chinook” para contribuir para a assistência humanitária no norte do Iraque, onde milhares de refugiados fogem da ofensiva dos combatentes do Estado Islâmico (EI).

O Governo britânico acordou transportar equipamentos militares em nome de outros países para ajudar as forças curdas, incluindo camiões militares oferecidos pela Jordânia, que serão transportados por via aérea até à cidade de Erbil.

O Executivo de David Cameron – que continua de férias em Portugal – adotou essas medidas perante a crescente pressão enfrentada por Londres para intervir militarmente contra os extremistas do EI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até à data, Downing Street – gabinete e residência oficial do chefe do Executivo britânico – defendeu que o Reino Unido não prevê intervir militarmente na crise iraquiana.

Segundo o The Guardian, o envio de helicópteros “Chinook” para o monte Sinyar, para retirar parte dos milhares de refugiados da comunidade ‘yizadi’ encurralados na montanha, indica um aumento significativo do envolvimento militar britânico.

Até agora, a participação britânica estava limitada ao envio de ajuda humanitária por via aérea, através dos aviões da Força Aérea britânica.

O envio, por parte de Londres, de equipamento militar de Jordânia, para ajudar os curdos, responde ao pedido do presidente da região autónoma do Curdistão, Masud Barzani, ao Governo britânico para que armem as forças curdas na sua luta contra os islamitas.

Os ‘jihadistas’ levam a cabo uma ofensiva no norte do Iraque contra curdos, cristãos e ‘yazidis’, que se refugiaram no monte Synar, onde se calcula que cerca de 40.000 pessoas estão encurraladas com necessidades urgentes de água, comida, refúgio e medicamentos.