Lembra-se do Eyjafjallajokull? O vulcão que provocou o caos em 2010 tem um sucessor de nome bem mais fácil de dizer. O Bardarbunga entrou (novamente) em erupção na manhã deste domingo, depois de já ter dado sinais de atividade nas últimas semanas.

O vulcão situado na Islândia (tal como o Eyjafjallajokull) não entrava em erupção há cerca de um século. Agora, já alarmou as autoridades islandesas que decidiram interditar o tráfego aéreo e elevar o nível de alerta para vermelho, o nível de alerta máximo para a aviação. O caos de 2010, depois da erupção do Eyjafjallajokull, que levou ao encerramento mais demorado do espaço aéreo da Europa em tempo de paz e provocou a anulação de 100.000 voos, não está posta de parte. Tudo, porque o Bardarbunga, dada a sua dimensão, pode ser tão os mais perigoso que o Eyjafjallajokull.

O Bardarbunga entrou em erupção por volta das 07h00 de Lisboa, na mesma zona da erupção de sexta-feira. Há cerca de duas semanas que a atividade deste vulcão, situado na zona glaciar, dava sinais de alerta. De acordo com relatos de peritos citados pela Lusa, está em curso um processo de relaxamento da caldeira do vulcão devido a mudanças de pressão do magma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR