Montagem de bandeiras do Estado Islâmico do Iraque e do Levante em monumentos espanhóis, vídeos sobre a conquista de quase toda a Península Ibérica e o aparecimento real de bandeiras em território espanhol. Os militantes do Estado Islâmico sonham conquistar a Al-Andalus.

Falando a partir da Síria, em espanhol, o interveniente árabe de um vídeo publicado pelo El Mundo avisa que vive sob a bandeira islâmica e que morrerá por ela. As conquistas vão “de Jacarta à Andaluzia. “E digo-vos, Espanha é a terra dos nossos avós e vamos abri-la, se Deus quiser, com o poder de Alá”.

https://www.youtube.com/watch?v=tJRhm4877gg

O jihadista foi identificado como Nouredin Majdoubi e é do norte de Marrocos, o país magrebino mais próximo de Espanha. O jornal El Mundo refere que já mais de 1.200 marroquinos aderiram ao Estado Islâmico. Assim como meia centena de espanhóis ou estrangeiros residentes em Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espanha esteve sob domínio árabe durante oito séculos (VIII a XV). O objetivo de muitos apoiantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante parece passar por recuperar para o Islão todas as terras que em tempos foram dominadas por muçulmanos e, por isso, integravam o califado, onde se inclui o Al-Andalus – território em Portugal e Espanha. Foram os tempos áureos do império árabe.

Na terça-feira, o partido Plataforma por Catalunya denunciou o aparecimento de uma bandeira do Estado Islâmico à entrada de Salt, em Girona.

bandeira isis espanha

Uma bandeira do EIIL apareceu à entrada de Salt. ©Plataforma por Catalunya (PxC)

Outra modalidade escolhida pelos fanáticos do grupo terrorista consiste em inundar a rede de mensagens instantâneas Twitter com fotomontagens de monumentos históricos erigidos nos tempos da Espanha muçulmana, como o Palácio da Aljafería, em Saragoça, ou a Alhambra, em Granada, com a bandeira do EIIL em frente ao edifício e a incrição “somos todos o Estado Islâmico”.

bandeira isis espanha

A bandeira do EIIL colocada num monumento espanhol. ©El Mundo

“Espanha faz parte dos objetivos estratégicos da jihad global”, admitiu em março o Ministro do Interior espanhol, Jorge Fernández. A 11 de março de 2004, Madrid sofreu um ataque terrorista de uma célula da al-Qaeda, organizado por Amer Azizi, um marroquino casado com uma espanhola.