O Presidente francês, François Hollande, anunciou nesta terça-feira a realização de uma conferência internacional sobre a situação no Iraque no próximo dia 15, segunda-feira, em Paris, segundo um comunicado da Presidência francesa. Antes da conferência, o chefe de Estado francês irá deslocar-se, na sexta-feira, à capital iraquiana Bagdad, referiu a mesma nota informativa do Eliseu.

“Em conformidade com as autoridades iraquianas, o Presidente confirmou que uma conferência internacional sobre a paz e a segurança no Iraque terá lugar em Paris a 15 de setembro”, indica o texto. A conferência “vai reunir os parceiros internacionais e regionais que partilham esse objetivo [paz e segurança] e que contribuem para a sua realização. Os trabalhos da conferência vão ser abertos conjuntamente pelo Presidente [Hollande] e pelo seu homólogo iraquiano, Fuad Massoum”, refere o comunicado.

“Tendo em vista a conferência, o Presidente vai efetuar uma visita ao Iraque a 12 de setembro. Vai apresentar às autoridades iraquianas o apoio de França para lutar eficazmente contra os terroristas do Daech (sigla do Estado Islâmico em árabe), para proteger as populações civis e para restabelecer o Estado de direito em todo o território”, precisou a nota presidencial.