O número dois no governo de Tony Blair, John Prescott, lamentou, este domingo, que o Reino Unido tenha participado numa “guerra ilegal”, ao invadir o Iraque, em 2003, e admitiu que viverá sempre com essa decisão e as suas consequências.

“Vou viver o resto da minha vida com a decisão de declarar guerra [ao Iraque] e as suas consequências catastróficas”, afirmou John Prescott, através de um artigo no jornal britânico Sunday Mirror, quatro dias depois da publicação de um relatório bastante crítico sobre a guerra no Iraque.

Nesse artigo, o anterior número dois do governo do primeiro-ministro Tony Blair e atual membro da Câmara dos Lordes admite que a guerra no Iraque foi um erro.

“Em 2004, o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, defendeu que, se o primeiro objetivo da guerra era a mudança de regime, então ela era ilegal. Com grande tristeza e raiva, agora acho que ele estava certo”, escreve Prescott.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O relatório Chilcot, divulgado na quarta-feira, mostra que o Reino Unido partiu para a guerra no Iraque em 2003 “sem esgotar as opções pacíficas para um desarmamento” e que os planos para a ocupação do Iraque foram “completamente desadequados”.

O documento critica duramente as decisões tomadas pelo ex-primeiro-ministro trabalhista em relação à guerra do Iraque, na qual morreram 179 soldados britânicos.

A alegada posse, pelo regime iraquiano, de armas de destruição maciça, nunca comprovada, foi a principal justificação para a participação do Reino Unido na invasão do Iraque, em março de 2003, quando Tony Blair liderava o governo britânico.

No mesmo dia da divulgação do relatório, Tony Blair pediu desculpa, mas disse ter agido de “boa-fé” e no “melhor interesse” do Reino Unido.

Cerca de 150 mil iraquianos morreram durante os seis anos seguintes à invasão do Iraque, dominada pelas tropas norte-americanas, com forças britânicas e o apoio de militares da Austrália e da Polónia.