As últimas sondagens para as eleições presidenciais brasileiras davam como certa a vitória de Dilma Rousseff na primeira volta com uma vantagem tranquila sobre Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), ambos empatados tecnicamente numa margem entre 20 e 25%. Os resultados finais? Dilma com uma vitória menor que o esperado, com 41,5%, Aécio a impor-se com 33% – marca nunca prevista em nenhuma das sondagens -, e Marina praticamente a repetir a intenção de voto conquistada nas presidenciais de 2010, com 21,3%. A resposta para estes números surpreendentes pode estar na distribuição dos votos em todo o país.

resultados

 

Com 26 Estados e um Distrito Federal em jogo, a Presidente superou Aécio em 15 Estados quando a comparação é feita em números absolutos. A lista inclui Alagoas, Amapá, Amazonas, Baía, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. As principais vitórias foram em Minas Gerais, berço eleitoral de Aécio Neves e segundo maior círculo eleitoral do país com 15 milhões de eleitores, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, Aécio Neves venceu em dez Estados, entre os quais São Paulo, onde votam 31 milhões de brasileiros. De facto, o candidato social-democrata obteve 44% dos votos no Estado, enquanto Dilma chegou a apenas 26%, o que neutraliza a vitória da Presidente em Estados com um número de eleitores mais reduzido.

O mapa abaixo explica a distribuição de votos no país. O tamanho do círculo representa a quantidade de eleitores, enquanto a cor representa o candidato vitorioso naquele Estado.

estados

Aécio Neves venceu no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondónia e Roraima. Santa Catarina e Paraná foram os mais representativos em número de eleitores e, ao lado de São Paulo, desafiarão a equipa de Dilma Rousseff a definir uma estratégia específica para melhorar os seus números nesta região. Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores segue soberano no norte do Brasil e no nordeste, onde perdeu apenas em Pernambuco, berço eleitoral do ex-candidato Eduardo Campos, falecido no início da campanha eleitoral. Segundo o levantamento feito pelo site UOL, o PT venceu em 12 dos 15 Estados com maior taxa de beneficiários do Bolsa Família, programa de transferência de renda para o combate da pobreza e pobreza extrema, entre os quais sete Estados conquistados por Dilma no nordeste.

Também é de salientar que o PT registou um menor número absoluto de vitórias por Estado em comparação com anos anteriores. Em 2002, quando o candidato Lula conseguiu o seu primeiro mandato, o partido obteve mais votos em 23 Estados. Em 2006, o número caiu para 16 e em 2010 voltou a subir para 18. Este ano, o número reduziu-se a 15.

Nas capitais, a disputa foi renhida.

capitais

Dilma Rousseff e Aécio Neves conquistaram 11 capitais cada um, enquanto Marina Silva foi vitoriosa em cinco. Mesmo vencendo em apenas dois Estados, a candidata do PSB obteve bons números nos grandes centros urbanos, em especial na cidade do Rio de Janeiro, onde liderou os resultados com 31% dos votos, contra 30% de Aécio e 29% de Dilma. A cidade foi a única da região sudeste onde o candidato do PSDB não venceu: em todas as outras capitais do sudeste, sul e centro-oeste liderou os resultados. Dilma repetiu os bons resultados no norte e nordeste do país, em cidades como Manaus, Belém e Salvador.