Cerca de 50 países e organizações internacionais prometeram hoje 5,4 mil milhões de dólares de ajuda à reconstrução da faixa de Gaza, o enclave palestiniano bombardeada durante um conflito de 50 dias com Israel, no verão.

A Autoridade Palestiniana havia pedido quatro mil milhões de dólares para ajudar a reconstruir este território, onde perto de 2.200 pessoas – na sua maioria civis – morreram entre julho e agosto durante os bombardeamentos realizados pelo exército israelita.

Do lado de Israel, 73 pessoas morreram nos conflitos, dos quais quase todos eram soldados.

Durante a conferência dos doadores, que se realizou hoje no Cairo, Egito, a comunidade internacional prometeu doar milhões de dólares para reconstruir a faixa de Gaza, mas, em sintonia com os Estados Unidos, exige que israelitas e palestinianos recomecem seriamente as negociações de paz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Qatar foi o que prometeu a maior contribuição para ajudar o enclave palestiniano destruído por 50 dias de guerra no verão: mil milhões de dólares.

Washington anunciou uma ajuda imediata de 212 milhões, de um total de 400 milhões num ano, e a União Europeia 450 milhões para 2015.

Portugal, através do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, anunciou na conferência uma contribuição simbólica de 25 mil euros.

O conflito israelo-palestiniano tem quase sete décadas e a faixa de Gaza foi palco de três guerras nos últimos seis anos. A última, em julho e agosto, matou perto de 2.200 palestinianos e 73 israelitas, enquanto 18 mil casas e edifícios foram atingidos no enclave e 100 mil pessoas ficaram desalojadas.