O vídeo divulgado no domingo pelos jihadistas do Estado Islâmico está a lançar o alerta um pouco por todo o mundo ocidental. Nas imagens captadas durante a execução de mais um refém norte-americano e de outros 18 prisioneiros sírios, os soldados islâmicos aparecem alinhados ao lado de Jihadi John, o carrasco inglês que matou Peter Kassig, e de cara destapada. Na segunda-feira a imprensa internacional apontava como certa a identificação de dois cidadãos, um britânico e um francês. Agora o jornal France Soir aponta um terceiro jihadista ocidental como sendo um português, conhecido por Abou Uthman, emigrante em França.

O Expresso avança que se trata de Dos Santos, único nome real que se conhece, que adotou o nome árabe de Abou Uthman quando se mudou para a Síria para se alistar no Estado Islâmico. Dos Santos é filho de um casal português que emigrou para Roubaix, nos arredores de Lille, em França. Terá sido aí que viveu e cresceu até decidir converter-se ao islamismo e partir para a Síria para se juntar aos radicais.

Segundo o Expresso, as autoridades portuguesas já estão a par da eventual presença de um português na execução de reféns. A informação começou a ser veiculada pela imprensa francesa e britânica, com o jornalista francês Jean-Paul Ney a garantir ao FranceSoir que o homem que aparece precisamente ao lado direito de Jihadi John se trata de “Abou Uthman (cujo nome de guerra é NDLR), um francês de Roubaix de origem portuguesa”. Também o britânico The Times confirma a identidade do jihadista: “Aparece com o nome fictício Abou Uthman e tem sido fotografado com as suas botas em cima de cabeças cortadas”, lê-se.

Abou Uthman, ou Dos Santos, é, de resto, um dos jihadistas que tem uma das contas de Twitter mais ativas em língua francesa. Além de comentários de incentivo à jihad e de ódio ao ocidente, o lusodescendente publica regularmente imagens de violência explícita, como é o caso daquelas em que se deixa fotografar com o pé por cima de uma cabeça, em pose de jogador de futebol. O nome no Twitter é @abou_uthman_5, sendo que o número 5 se deve ao facto de já estar na sua quinta conta. Todas as outras foram eliminadas contra vontade do próprio por incitamento à violência e ao terrorismo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/abou_uthman_5/status/526764825310158848

“As mulheres do inimigo treinam-se para nos combater e vocês, meus irmãos, continuam a ficar em França?”, diz num dos tweets.

https://twitter.com/abou_uthman_5/status/524884400509837312

Num outro tweet, o jihadista agradece em tom irónico a Barack Obama, pela entrega de armamento que foi parar às mãos erradas.

Na segunda-feira a imprensa internacional dava como certa a identidade de dois outros cidadãos: Nasser Muthana, britânico, de 20 anos, e Maxime Hauchard, francês, de 22. O primeiro, que já tinha aparecido em julho noutros vídeos de propaganda do EI, é um aspirante a estudante de medicina de Cardiff que terá ido para a Síria quando se converteu ao islão. O francês ter-se-á convertido ao islamismo aos 17 anos, segundo disse em julho numa entrevista televisiva, e partiu para a Síria onde se tem mantido fiel ao Estado Islâmico.