“Desejo-lhe muita força e sucesso no seu trabalho futuro como primeiro-ministro”, diz a chanceler alemã, Angela Merkel, na mensagem de felicitações a Alexis Tsipras, que na segunda-feira assumiu o cargo de primeiro-ministro da Grécia. O grego, de 40 anos, assumiu este cargo “de grande responsabilidade” numa “altura difícil”, acrescenta a chanceler alemã.

Na mensagem de felicitações a Alexis Tsipras e à sua equipa, difundida esta terça-feira, Angela Merkel deixou palavras de incentivo ao novo primeiro-ministro grego. “Espero que se fortaleça a cooperação consigo e que se aprofunde a amizade entre os nossos povos, tradicionalmente uma amizade boa e profunda”, continuou a chanceler alemã, citada pela Bloomberg.

Merkel alertou, contudo, que Tsipras assume o cargo numa altura “difícil” e que o grego “enfrenta uma grande responsabilidade”.

Alexis Tsipras deverá esta terça-feira finalizar a definição da equipa que o acompanhará no mandato que recebeu após as eleições de dia 25 de janeiro. Uma das prioridades do governo de coligação que lidera é renegociar os termos dos empréstimos que recebeu dos outros países europeus e também aliviar o ritmo de consolidação orçamental que está a ser exigido a Atenas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR