A comissão parlamentar de inquérito ao caso BES/GES entrou na fase de redação do relatório final, que terá de ser concluído até 29 de abril, após meses de audições.

A 16 de abril será apresentado o relatório preliminar pelo deputado Pedro Saraiva (PSD).

Até dia 23 de abril serão apresentadas as propostas de alteração dos diversos grupos parlamentares, sendo de esperar para dia 29 a conclusão do texto final.

Até à apresentação do relatório preliminar não está prevista a realização de qualquer reunião entre os parlamentares, soube a agência Lusa junto de fonte parlamentar.

A comissão foi proposta pelo PCP – e aprovada por unanimidade dos partidos – e teve a primeira audição a 17 de novembro do ano passado, tendo sido escutadas dezenas de personalidades entre membros da família Espírito Santo, gestores das empresas do grupo, reguladores, supervisores, auditores e agentes políticos, entre outros.

O objetivo do trabalho dos parlamentares é “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR