269kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comissão de Inquérito BES

Novo Banco

A vez que o banqueiro quis dar crédito mais barato /premium

Na curta audição parlamentar (só PSD e BE fizeram perguntas), Miguel Maya, presidente do BCP, falou do "anacronismo" de ter tentado que o empréstimo ao Fundo de Resolução tivesse a taxa mais baixa.
Novo Banco

Novo Banco e "dinheiro que não é de contribuintes" /premium

Presidente do Conselho Geral e Supervisão acrescentou pouco aos trabalhos da comissão de inquérito ao Novo Banco e foi esquivo nas respostas, incluindo ao "coelho" que o PSD tirou da "cartola".
Novo Banco

Audição a Tavares adiada à espera de um relatório

Relatório interno da CMVM, feito nos seis meses após a resolução do BES, analisou a forma como a CMVM atuou nos tempos antes do colapso do banco. Audição a Carlos Tavares foi adiada.
Novo Banco

Novo Banco "tentou abusar" do mecanismo das perdas

João Freitas, Secretário Geral do Fundo de Resolução e Diretor do Departamento de Resolução do Banco de Portugal, diz que Novo Banco tentou usar abusivamente o mecanismo que compensa pelas perdas.
Novo Banco

Banco reverte imparidades mas não devolverá nada

José Bracinha Vieira, presidente da comissão de acompanhamento ao Novo Banco, diz que houve imparidades "tão fortes" que pode haver alguma reversão "parcial" – mas não haverá devoluções ao Estado.
Novo Banco

Valor da BES Vida (depois GNB Vida) era "empolado" /premium

Paulo Vasconcelos, que liderou a GNB Vida (cuja venda causou perdas de 287 milhões ao Fundo de Resolução), diz que o BES tinha o valor da seguradora "empolado" nas suas contas.
Novo Banco

Ativos garantidos ou não? "O Excel é o mesmo"

Volkert Reig, presidente da GNB Real Estate, garante que não se faz qualquer distinção na forma como se gerem os ativos que estão ao abrigo do mecanismo de capital contingente e aqueles que não estão.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

459
O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
Comissão de Inquérito BES

Afilhados eternos do regime, capitalismo sem rosto /premium

O caso BES/Novo Banco continua a surpreender-nos. As nossas piores perspectivas ganham confirmação no que se tem e não tem dito na nova comissão de inquérito.
Novo Banco

Os bónus, o povo da Venezuela e a loja em Alverca /premium

António Ramalho reconheceu "guerra perdida" na polémica nos bónus, revelou (pouco) mais património de Vieira, "viajou" até à Venezuela e disse aquilo que lhe tinham pedido para dizer (sobre a TAP).
Novo Banco

Executar devedores? "É o país de brandos costumes" /premium

662
Eduardo Stock da Cunha recusa o retrato que diz ser feito, por vezes, na sociedade, de que o banco era um "bando de malandros". Havia "maçãs podres" mas quase todos trabalhadores foram "heróis".
Novo Banco

NB. Passos culpa Carlos Costa e António Costa

541
Para Passos Coelho, "era especificamente ao Banco de Portugal, enquanto Entidade de Resolução, que cabia a decisão de resolução, bem como o processo de venda do Novo Banco". Custos são culpa de Costa.
Novo Banco

Afastar Salgado? "Lei era extremamente limitativa"

Pedro Machado, diretor-adjunto da supervisão do BdP em 2014, diz que o relatório Costa Pinto tem fragilidades e que o BdP atuou de forma "generosamente extensiva" em relação ao que a lei permite.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal /premium

220
O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Novo Banco

BES. Maria Luís recusa "romantismo" e "fantasias"  /premium

Ex-ministra nega ter limitado valor a emprestar ao Fundo de Resolução. Não foi por falta de vontade política que recapitalização pública do BES foi excluída. Era a lei. E afasta intervenção de Moedas
Novo Banco

Novo Banco banco bom? Não havia capital para isso

Carlos Albuquerque, que foi diretor de supervisão prudencial do Banco de Portugal até ao início de 2017 (quando saiu para a CGD), disse que o banco nasceu em "enormíssima dificuldade".
Caixa Geral de Depósitos

La Seda. Vieira da Silva instou CGD a apoiar 

102
Faria de Oliveira revela que foi instado pelo Governo, e pelo ministro da Economia em 2010, a financiar investimento na fábrica de Sines da La Seda. Grupo espanhol faliu e gerou grandes perdas.
EDP

Há "alguma instabilidade acionista na EDP"

Presidente do conselho geral da EDP admite que há alguma instabilidade acionista e que empresa está sujeita a muita pressão e "ruído" sobre rendas. Luis Amado afasta comparação com o que sucedeu à PT.
Comissão de Inquérito BES

Quem pagou à BCG trabalho de consultor de Pinho?

318
João Conceição esteve no gabinete do ex-ministro a dar apoio técnico na energia como consultor da Boston Consulting. Mas ninguém sabe onde está o contrato de prestação de serviços e quem pagou.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

300
Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

179
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
Comissão de Inquérito

Banif. Partidos viram-se uns contra os outros

Deputados discutem comissão de inquérito ao caso Banif. Sem um alvo claro na mira, como no caso BES, partidos viram-se uns contra os outros e disparam para todos os lados. De quem foi a culpa?
Comissão de Inquérito BES

"Zé Grande" ilibado de crime de desobediência

O Departamento de Investigação e Acção Penal não encontrou provas de que José Guilherme, empresário da construção civil, tivesse cometido um crime com a falta de comparência na comissão de inquérito.
Banco de Portugal

Parecer de 15 páginas justifica nega ao parlamento

234
O Banco de Portugal entregou ao Parlamento um parecer para justificar a recusa em dar a auditoria interna à atuação no BES. Parecer invoca o dever de segredo de supervisão para proteger terceiros.
Banco de Portugal

Governador vai a exame. Passará?

O governador do Banco de Portugal vai voltar à Assembleia da República para ser ouvido antes de ser oficialmente reconduzido. Oposição não vai largar o caso BES.
Banco de Portugal

BdP assume que supervisão deve ser mais rápida

Depois da queda do BES, o Banco de Portugal fez uma auditoria interna para melhorar a sua ação. O resultado são 19 recomendações e alguma autocrítica.
Sistema Financeiro

Banca. Maioria vai viabilizar projetos do PS

Maioria PSD/CDS vai viabilizar as duas propostas do PS e uma do BE. Propostas comunistas vão ser todas chumbadas. Redução da exigência de auditorias de empresas por quotas divide maioria e oposição.
Comissão de Inquérito BES

PS e PSD falam a vozes diferentes sobre BdP

Numa altura em que se discute a substituição de Carlos Costa, PS aponta culpas e PSD recua e passa a elogiar o Governador. Socialistas querem Parlamento mais ativo a controlar a banca.
Comissão de Inquérito BES

Deputados exerceram a autoridade, o país agradece

Queremos reguladores candidatos ao “prémio simpatia” ou que exerçam a sua função sem estarem preocupados com o cargo empresarial que vão desempenhar a seguir?
Comissão de Inquérito BES

Barroso reuniu com Salgado, mas não podia ajudar

O ex-presidente da Comissão Europeia confirma que recebeu o ex-presidente do BES em maio do ano passado e que lhe recomendou que falasse com as autoridades portuguesas porque CE não podia intervir.
Comissão de Inquérito BES

FMI diz que resolução do BES foi opção certa

O FMI diz que não tem responsabilidades de supervisão e de regulação e que a decisão do BdP foi a correcta. E se o colapso do BES tivesse sido em 2013? O fundo não responde
Comissão de Inquérito BES

BES. Esquema da Eurofin gerou ganhos desde 2009

Auditoria forense detetou que as mais-valias apropriadas por veículos da Eurofin com obrigações do BES começaram em 2009. Em causa pode estar prática de ato doloso de gestão ruinosa.
Comissão de Inquérito BES

GES. BES tinha dados para detetar dívida oculta

114
Auditoria à ocultação do passivo da Espírito Santo Internacional (ESI) conclui que o BES tinha informação sobre a dívida total, mas não detetou desconformidade. Há mais indícios de gestão ruinosa.
Comissão de Inquérito BES

As 17 principais conclusões do inquérito ao BES

Os deputados imputam culpas a Salgado e aos administradores e não desculpam o Banco de Portugal. O Observador resume-lhe as conclusões que ficam da comissão de inquérito.
Comissão de Inquérito BES

O que ficou por apurar? Para onde foi o dinheiro

A identificação de quem estava do outro lado dos créditos e operações realizadas através do BESA, da Eurofin e empresas offshore ficou por fazer. Os 11 temas tabu que ficaram por esclarecer.
Comissão de Inquérito BES

Relatório aprovado por maioria. PCP votou contra

Parlamento aprova relatório da comissão de inquérito com culpas para Salgado e administradores e enfoque nas falhas do Banco de Portugal. Só PCP votou contra. BE absteve-se.
Comissão de Inquérito BES

Relatório final mais duro para o Banco de Portugal

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao BES defende que uma ação mais assertiva do regulador poderia ter permitido reduzir os impactos do colapso do banco
Comissão de Inquérito BES

BES junta PS e PSD pela 1º vez em dez anos

O PS vai votar a favor do relatório do inquérito ao BES. O relator do PSD acolheu quase todas as sugestões socialistas. Em pelo menos dez anos é a primeira vez que PS e PSD estão em sintonia.
Comissão de Inquérito BES

BES: PSD tenta consenso no relatório final

Os grupos parlamentares de PSD, PS e CDS-PP não vão apresentar propostas formais de alteração ao relatório final da comissão de inquérito BES/GES.
Comissão de Inquérito BES

Relatório deve ser mais duro com Banco de Portugal

Nas propostas de alteração à proposta de relatório ao inquérito parlamentar ao BES, Mariana Mortágua quer destacar a atuação "branda" do Banco de Portugal e dar argumentos aos lesados do BES/GES.
Comissão de Inquérito BES

Salgado forjou contas da ESI numa folha de Excel

645
Machado da Cruz, contabilista do GES, foi ouvido à porta fechada no Parlamento, mas o Observador soube o que disse o contabilista e que foi ocultado do relatório da comissão de inquérito.
Comissão de Inquérito BES

GES. Fica por contar a origem da espiral da dívida

Prejuízos de 5,3 mil milhões, dívida superior a oito mil milhões e fatura anual de 400 milhões em juros, são os números negros do Grupo Espírito Santo. A história por trás da espiral ficou por contar.
Comissão de Inquérito BES

12 processos judiciais contra resolução do BES

A comissão parlamentar de inquérito identificou pelo menos 12 ações judiciais na sequência da resolução do Banco Espírito Santo. Banco de Portugal, Estado e concorrência europeia, entre os visados.
Comissão de Inquérito BES

BES: O documento com as conclusões do inquérito

Veja aqui o relatório preliminar da Comissão de Inquérito ao BES, feita pelo deputado Pedro Saraiva, do PSD. Aqui está ele.
Comissão de Inquérito BES

Conclusões. PSD sugere supervisor único

A comissão de inquérito ao BES mostra as primeiras conclusões. PSD sugere 66 mudanças, incluindo a ponderação de um só supervisor financeiro ou dois para evitar as falhas de regulação que existiram.
    Comissão de Inquérito BES

    Inquérito BES propõe alterações à banca e supervisores

    A versão preliminar das conclusões do inquérito ao BES terá recomendações que passam por alterações legislativas à mudança de procedimentos na banca, supervisão e auditoria, segundo o Expresso.
    Comissão de Inquérito BES

    "Jogo político" prejudica,mas a mediatização ajuda

    A mediatização das comissões de inquérito confere-lhes transparência, aumenta a capacidade de julgamento por parte da opinião pública e responsabiliza mais deputados e depoentes.
    Comissão de Inquérito BES

    Os próximos passos da comissão parlamentar

    Depois de meses de audições, os deputados têm até dia 29 para terem finalizado o relatório final.
    Comissão de Inquérito BES

    Salgado "escroque"? ISEG pede desculpa

    256
    João Duque chamou Ricardo Salgado de "escroque da pior espécie", agora o novo presidente do ISEG enviou uma carta a Salgado a dizer que "compreende descontentamento" do ex-presidente do BES.
    Comissão de Inquérito BES

    Pedido do BES rendeu 8,2 milhões a José Guilherme

    Só num negócio com uma empresa do GES em Angola, José Guilherme ganhou oito milhões de compensação. Ex-presidente da Escom deu uma versão muito diferente - com lucros superiores.
    Comissão de Inquérito BES

    BES. José Guilherme diz que já perdeu 25 milhões

    177
    Empresário diz que via o BES e o GES como "verdadeiros parceiros de negócios" e que, com a resolução do BES, já perdeu cerca de 25 milhões de euros. Leia aqui as respostas à comissão.
    Crise no GES

    CMVM fez buscas em agências do Novo Banco

    Segundo o Jornal de Negócios, pelo menos três agências terão sido alvo de buscas, com a CMVM à procura de documentação relacionada com a venda irregular de papel comercial a clientes do antigo BES.
    Comissão de Inquérito BES

    Partidos satisfeitos com comissão de inquérito 

    Os partidos mostram-se satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).
    Comissão de Inquérito BES

    Deputados apresentam queixa contra José Guilherme

    Os deputado vão participar ao Ministério Público a recusa do empresário José Guilherme em depor no Parlamento para esclarecer a prenda de 14 milhões de euros que ofereceu a Salgado.
    Comissão de Inquérito BES

    BES. Nem só Ricardo Salgado é culpado

    Os culpados para a oposição: administradores, reguladores, supervisores, Governo, troika e até sistema capitalista. Para o PSD, começou a "chicana política".
    Comissão de Inquérito BES

    Ministra: BCE podia ter dado mais tempo

    Ministra das Finanças regressa à comissão de inquérito ao "caso" BES/GES para prestar declarações. Siga aqui em direto.
      Comissão de Inquérito BES

      A resolução nunca seria pior que a liquidação

      O governador do Banco de Portugal está, nesta terça-feira, na comissão parlamentar de inquérito ao "caso" BES/GES e revelou que há sete candidatos à compra do Novo Banco. Siga, aqui, em direto.
        Comissão de Inquérito BES

        Constâncio não sabia de nada

        1734
        O ex-governador do Banco de Portugal diz que só teve conhecimento dos problemas no Grupo Espírito Santo em 2014, quando se tornaram públicos os problemas. E garante que o BES "era sólido".
        Comissão de Inquérito BES

        CMVM investiga vendas de ações perto da resolução

        Pela segunda vez, Carlos Tavares vai ao Parlamento para dar esclarecimentos sobre o "caso BES/GES". Líder da CMVM tem sido crítico de aspetos da atuação do Banco de Portugal. Siga em direto.
          Comissão de Inquérito BES

          José Guilherme arrisca pena de dois anos de prisão

          236
          José Guilherme tinha alegado motivos de doença para não ser ouvido na comissão de inquérito ao BES, mas deixou Angola para ir ao barbeiro na Amadora. O caso está no Ministério Público.
          Comissão de Inquérito BES

          Construtor José Guilherme, afinal, veio a Lisboa

          Construtor que deu prenda de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado disse que não podia ir à Comissão do BES por razões de saúde e por viver em Angola. Mas foi ao seu barbeiro habitual na Amadora.
          Comissão de Inquérito BES

          "Chamarem ao BES banco mau é como uma facada"

          Salgado voltou para defender a sua razão". Garante que o GES não recebeu dinheiro do BESA. Ele recebeu no passado, mas já declarou. E conta que Gaspar lhe agradeceu duas vezes o apoio do BES ao país
            Comissão de Inquérito BES

            Salgado regressa. Banca, mentiras e gravações

            Quantas vezes foi a versão de Ricardo Salgado contrariada ou desmentida? 39 audições e milhares de páginas, cartas e respostas depois, o ex-presidente do BES responde. 10 dúvidas essenciais.
            Comissão de Inquérito BES

            BES e Angola. Auditoria deteta descontrolo total

            Auditoria diz que aumento da exposição do BES a Angola foi potencial ato de gestão ruinosa. Saíram fundos do BESA para entidades relacionadas com o BES e associadas a responsáveis do BES e do BESA.
            Comissão de Inquérito BES

            Portas critica BdP: "Há falhas na supervisão"

            O vice-primeiro-ministro admitiu falhas na supervisão e nos auditores, a propósito do caso BES. Paulo Portas garante que Salgado só pediu apoio do governo para o GES e não para o banco.
              Comissão de Inquérito BES

              Granadeiro e Salgado combinaram aplicação no GES

              Fernando Negrão recebeu duas cartas na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES: numa, Morais Pires acusa Granadeiro e Salgado. Noutra, Granadeiro pede acareação com Pacheco de Melo.
              Comissão de Inquérito BES

              BES. Ulrich vota Passos, mas culpa também governo

              138
              Presidente do BPI diz que dívida do GES nos fundos do BES era um sinal de fraqueza que deveria ter levado a uma intervenção mais cedo. A culpa não é só do Banco do Banco, mas também do governo.
                Comissão de Inquérito BES

                BES. Passos falou com Luanda antes de resolução

                Primeiro-ministro conversou com o vice-presidente angolano sobre empréstimo do BES à filial angolana. Manuel Vicente disse que não seria possível uma solução a curto prazo para estabilizar BES
                Comissão de Inquérito BES

                Ricciardi revelou a Passos incómodo sobre BES/GES

                O primeiro-ministro revela que teve "conversas informais" com José Maria Ricciardi. O presidente do BESI mostrou a sua "incomodidade" quanto a desenvolvimentos sobre a situação do BES e do GES
                Comissão de Inquérito BES

                Salgado queixou-se a Passos do Banco de Portugal

                Nas respostas ao inquérito ao BES, o primeiro-ministro revela que Salgado lhe transmitiu apreensão e crítica pela forma como o Banco de Portugal estava atuar em relação ao banco e à sua gestão
                Comissão de Inquérito BES

                GES sabia do risco de default quando PT reinvestiu

                Memorando enviado a gestores da Rioforte e ESI manifestava preocupação sobre o cumprimento do reembolso de dívida da Rioforte. A data é 29 de março de 2014, PT renovou aplicação em meados de abril.
                Comissão de Inquérito BES

                Inquérito.Salgado volta a ser ouvido a 19 de março

                Ricardo Salgado vai voltar a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito aos atos de gestão do BES e do GES na quinta-feira da próxima semana. Maria Luís Albuquerque fecha audições a 25 de março
                Comissão de Inquérito BES

                GES. Frasquilho soube dos problemas pelos jornais

                O ex-diretor do departamento de estudos do BES, Miguel Frasquilho, assegurou que só teve conhecimento dos problemas no Grupo Espírito Santo (GES) no final de 2013, pelas notícias dos jornais.
                Comissão de Inquérito BES

                PSD e CDS-PP querem investigação a contabilista

                O PSD e o CDS-PP solicitaram que o testemunho de Machado da Cruz, ex-contabilista da Espírito Santo Internacional, seja enviado ao Ministério Público para ser analisado.
                Comissão de Inquérito BES

                Salgado só disse a Gaspar que usou perdão fiscal

                Vítor Gaspar respondeu às perguntas da Comissão de inquérito ao BES. Da situação no banco só soube em finais de 2013, quando já não era ministro. Mas Salgado falou-lhe no perdão fiscal.
                Comissão de Inquérito BES

                Faria de Oliveira preferia recapitalização pública

                Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, afirmou ao Governo e ao Banco de Portugal a preferência do APB pelo uso da linha de recapitalização pública.
                Comissão de Inquérito BES

                O Banco de Portugal acredita no Pai Natal

                Seis anos depois do caso BPN a supervisão não aprendeu nada? Dá ideia que o Banco de Portugal gosta de ser enganado. Continuada e repetidamente.
                Comissão de Inquérito BES

                PT/GES. Zeinal investiu, Granadeiro renovou

                130
                Ex-gestor financeiro da PT devolve a Granadeiro a responsabilidade sobre aplicações na Rioforte ao validar a transferência de 750 milhões da ESI e a renovação. Mas foi Bava a dar ordem para investir.
                  Crise no GES

                  BES. Auditoria já seguiu para o Ministério Público

                  Banco de Portugal enviou esta quinta-feira a auditoria feita pela Deloitte à gestão do Banco Espírito Santo, antes do colapso do banco. A gestão terá praticado quatro atos dolosos de gestão ruinosa.
                  Comissão de Inquérito BES

                  Moedas receou implicações do GES na saída limpa

                  Nas respostas ao Parlamento, o ex-secretário de Estado de Passos Coelho admite que percebeu em maio que situação no GES era mais preocupante. E estranha os pedidos de Salgado para a sua intervenção.
                  Crise no GES

                  BES. Auditoria detetou 4 atos de gestão ruinosa

                  709
                  Gestores do BES e ESFG terão praticado 4 atos de gestão ruinosa e desobedecido a 21 ordens do Banco de Portugal. Conta escrow foi usado para reembolsar clientes que não eram de retalho.
                  Comissão de Inquérito BES

                  Zeinal Bava sabia da Rioforte, acredita Granadeiro

                  Henrique Granadeiro está convencido de que Zeinal Bava sabia dos empréstimos feitos à Rioforte. O ex-presidente da PT assume responsabilidades, mas sente-se injustiçado. Foi o BES que fez cair a PT.
                    Comissão de Inquérito BES

                    Estranho caso do super gestor que perdeu a memória

                    3636
                    Zeinal Bava fez um papel de tonto que ele não é nem nunca foi esperando que todos os que o ouviram sejam tontos o suficiente para acreditarem na sua narrativa.
                    Comissão de Inquérito BES

                    GES. Bataglia não se lembra de quem o contratou

                    135
                    Presidente da Escom foi contratado em 2005 para encontrar novos negócios para o Grupo Espírito Santo em troca de pagamento. Mas não se lembra com quem fechou o contrato da ES Enterprise.
                    Comissão de Inquérito BES

                    A pergunta a Zeinal que se tornou viral nas redes 

                    19099
                    Na audição de ontem no Parlamento, a bloquista Mariana Mortágua fez uma pergunta a Zeinal Bava que se tornou viral nas redes sociais.
                    Comissão de Inquérito BES

                    Inquérito. Bava sem memória de aplicações no GES

                    1202
                    Em 14 anos Zeinal passou por quase todas as empresas da Portugal Telecom. Zeinal Bava sabe muito, mas revelou pouco. Invocou não ter memória ou já não ser responsável quando a PT investiu na Rioforte.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Partidos levam Zeinal Bava de volta ao tempo de Sócrates

                      Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi, vai quebrar o silêncio sobre a relação da operadora com o BES e GES e o investimento ruinoso na Rioforte. Mas há partidos que querem ir ao tempo de Sócrates.
                      Comissão de Inquérito BES

                      PS questiona Passos sobre futuro do Novo Banco

                      O grupo parlamentar do PS enviou 18 perguntas ao primeiro-ministro. O partido quer saber para quem vão sobrar as responsabilidades dos processos judiciais contra o Novo Banco.
                      Comissão de Inquérito BES

                      BES vendeu papel comercial após ordem para parar

                      Operações realizadas depois de proibição do Banco de Portugal totalizaram 23 milhões. Clientes de papel comercial do GES que ainda não receberam tinham 1800 milhões no BES em junho, dizem ex-gestores.
                      Comissão de Inquérito BES

                      As perguntas a que Passos terá de responder

                      Os temas conversados com Salgado nas reuniões em Abril e Maio de 2014, a relação com o "amigo pessoal" Ricciardi e a cronologia da medida de resolução fazem parte das questões enviadas pelos partidos.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Rioforte financiou aumento de capital do BES

                      Ex-gestor da Rioforte revela que a holding financiou a acionista, a ESI, nos aumentos de capital do BES e ESFG. Financiamento da Portugal Telecom à Rioforte foi parar à Espírito Santo Internacional.
                      Crise no GES

                      Carlos Tavares pede respeito por quem investiu

                      Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários diz que mais importante "do que discutir as posições de uns e de outros" é encontrar uma solução rápida para quem investiu em papel comercial.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Paulo Portas dá respostas sobre BES a 17 de março

                      A comissão parlamentar de inquérito ao BES ouve o vice primeiro-ministro e o presidente do BPI, Fernando Ülrich, no dia 17. Paulo Portas será questionado sobre reunião com Ricardo Salgado.
                      Comissão de Inquérito BES

                      CMVM. Novo Banco deve compensar clientes

                      Comissão de Mercado de Valores Mobiliários detetou graves deficiências na venda de papel comercial pelo BES e conclui que o Novo Banco deve compensar clientes, sugerindo que BdP mudou de opinião
                      Comissão de Inquérito BES

                      Papel comercial é assunto para a CMVM

                      Governador do Banco de Portugal escreveu a Carlos Tavares indicando que as queixas que tem recebido sobre clientes de papel comercial do GES devem dirigir-se à CMVM.
                      Comissão de Inquérito BES

                      70% dos investidores em papel comercial reformados

                      Presidente da Associação de Defesa dos Clientes Bancários Lesados garantiu no Parlamento que entre 60 e 70% dos investidores em papel comercial do GES são reformados.
                      Comissão de Inquérito BES

                      "Pessoas perderam a poupança de uma vida"

                      Presidente da Associação de Defesa dos Clientes Bancários Lesados disse aos deputados que os clientes do BES que investiram em papel comercial das 'holdings' do GES estão desesperados.
                      Comissão de Inquérito BES

                      GES pagou 7,5 milhões por fora ao líder da Escom

                      Hélder Bataglia, líder da Escom, recebeu compensação extra do GES, de pelo menos 7,5 milhões. Contrato com a ES Enterprise previa ainda prémios de 2,5 a 10 milhões por novos projetos em Angola e Congo
                      Comissão de Inquérito BES

                      Salgado, governador, ministra e CMVM voltam à AR

                      Comissão de inquérito ao BES considera audições de Miguel Frasquilho, Paulo Portas e Fernando Ulrich essenciais.
                      Comissão de Inquérito BES

                      BES conhecia falta de garantias em Angola em 2011

                      João Moita, que controlou a gestão de risco do BESA, diz que em 2011 foi enviado para Lisboa um relatório sobre créditos em Angola e as garantias. Salgado, Morais Pires e Goes conheciam.
                      Comissão de Inquérito BES

                      PCP quer apurar quem ganhou dinheiro com o BES

                      Apurar quem foram os beneficiários finais do dinheiro do BES vai para lá do alcance da comissão de inquérito. Por isso PCP quer criar uma unidade técnica só com essa função.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Inquérito ao BES chama Zeinal e Granadeiro

                      A audição de Zeinal Bava está marcada para o dia 26 de fevereiro. Granadeiro ficou agendado para 4 de março. A comissão de inquérito ao BES quer analisar o investimento de 900 milhões da PT no GES.
                      Comissão de Inquérito BES

                      "Falou-se de muita coisa, não fiquei esclarecido"

                      Ex-diretor do Banco Espírito Santo revelou que esteve reunido com Ricardo Salgado e o contabilista Francisco Machado da Cruz sobre a dívida da Espírito Santo International, mas não ficou esclarecido.
                      Crise no GES

                      BES. Veículo da Goldman fica no "banco mau"

                      Após "análise cuidada ", com apoio de consultor, Banco de Portugal diz que a Goldman Sachs não tem direito a exigir a transferência de crédito de 721 milhões para Novo Banco. Banco americano contesta.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Angola fez “soar as campainhas” em 2009

                      Ex-diretor do Banco Espírito Santo, Carlos Calvário, reconheceu nesta terça-feira, no Parlamento, que em 2009 a exposição do banco ao BES Angola fez "soar as campainhas".
                      Comissão de Inquérito BES

                      Amigos, amigos até que Salgado os separe

                      Cada um com um objetivo, uma estratégia e uma grelha ideológica. Mas o inquérito ao BES tem revelado um bom ambiente entre deputados. São todos oposição ao BES? A unidade vai resistir até ao fim?
                      Comissão de Inquérito BES

                      Comissão do BES prolongada por dois meses

                      A comissão de inquérito ao BES, que começou a 9 outubro, foi estendida por mais dois meses, por deliberação aprovada esta sexta-feira.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Contabilista revelou quem sabia, mas não o culpado

                      Ex-administrador ouviu contabilista dizer quem sabia do passivo oculto da Espírito Santo Internacional: Ricardo Salgado, Manuel Fernando, José Manuel Espírito Santo. Mas não indicou o responsável.
                      Comissão de Inquérito BES

                      BES. Partidos pedem a Paulo Morais lista de Angola

                      Presidente da associação Transparência e Integridade diz que não é difícil identificar os clientes do BESA que estavam cobertos pela garantia de Angola. Nenhuma entidade portuguesa terá a lista.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Tranquilidade aplicou 150 milhões para ajudar GES

                      Ex-presidente da seguradora assume que decidiu sozinho empréstimos de 150 milhões ao acionista, a ESFG, porque eram urgentes e temporários. Foram feitos a pedido de Salgado para ajudar o acionista.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Garantia. BESA não conhecia todos os beneficários

                      Rui Guerra, presidente do BESA que sucedeu a Álvaro Sobrinho, admite que não foram detetados todos os beneficiários últimos (acionistas) dos créditos que beneficiaram da garantia soberana de Angola.
                      Comissão de Inquérito BES

                      Nem Stock da Cunha conhece os 17 interessados

                      Stock da Cunha diz que o Novo Banco não tem obrigação legal de reembolsar o papel comercial GES vendido a clientes do BES. E revela que não conhece a lista dos grupos potenciais compradores do banco.
                        Comissão de Inquérito BES

                        PS. Perguntas a Constâncio põem BdP em xeque

                        Os socialistas querem saber junto do vice-presidente do BCE se havia alternativas à solução imposta ao Banco Espírito Santo. Carlos Costa disse no Parlamento que a resolução era a única medida.
                        Comissão de Inquérito BES

                        Queda do BES. Maioria pede contas a Constâncio

                        375
                        PSD e CDS querem respostas de Constâncio sobre a supervisão do BES e GES, como responsável pelo Banco de Portugal e pelo BCE. Até o BPN volta à baila. PS pede documentos sobre Angola.
                        Comissão de Inquérito BES

                        BES ficou com 8 milhões da família e ex-gestores

                        Presidente do BES diz que os recursos não chegam para pagar as aplicações dos clientes em dívida do GES. O BES ficou com oito milhões em depósitos dos acionistas, família e ex-gestores do banco
                          Comissão de Inquérito BES

                          Inquérito BES. Ana Bruno pede para ser dispensada

                          Advogada era acionista da Akoya, empresa no centro da investigação Monte Branco, da qual Salgado foi cliente, e esteve ligada à venda da Escom. Ana Bruno diz não ter contribuição relevante a dar.
                          Comissão de Inquérito BES

                          Construtor que deu prenda a Salgado falha audição

                          José Guilherme invocou razões de saúde e o facto de estar em Angola para cancelar a audição de 10 de fevereiro. Construtor que deu prenda a Salgado poderá no limite, responder por escrito.
                          Comissão de Inquérito BES

                          Saíram do BES seis mil milhões até à resolução

                          João Moreira Rato diz que saíram do banco seis mil milhões de euros até à aplicação da medida de resolução. A gestão trabalhou numa solução privada, até 1 de agosto, mas não houve tempo para testar,
                            Comissão de Inquérito BES

                            PSD. Questionar Cavaco serve estratégia de Salgado

                            Maioria chumba perguntas a Cavaco Silva sobre encontros com ex-presidente do BES. Carlos Abreu Amorim do PSD diz que pedido da Oposição serve estratégia de defesa de Salgado que quer criar confusão.
                            Comissão de Inquérito BES

                            PSD e CDS travam perguntas a Cavaco

                            PSD vota contra o pedido de respostas por escrito a Cavaco Silva. Carlos Abreu Amorim defende-se com a Constituição. E acusa "tentativa de o envolver em manobras partidárias".
                            Comissão de Inquérito BES

                            Salgado pede para não ser "descontextualizado"

                            Salgado enviou nova carta. O ex-presidente do BES não gostou das ondas de choque geradas pela carta que escreveu aos deputados. Pede para que não desvirtuem as suas palavras nem as descontextualizem.
                            Comissão de Inquérito BES

                            PS não força ouvir Cavaco, mas insiste em Passos

                            O PSD vai chumbar o requerimento para declarações por escrito do Presidente da República e os socialistas não vão insistir. Mas não desistem do depoimento de Passos Coelho e de Ricardo Salgado.
                            Comissão de Inquérito BES

                            BES. Passos diz que não há "nada para acrescentar"

                            107
                            Passos foi chamado a prestar um depoimento à comissão de inquérito pelo PS mas considera que não tem nada a acrescentar. A carta de Salgado não traz novidades. É tudo do "domínio público", diz.
                            Comissão de Inquérito BES

                            Salgado. PSD vota contra perguntas a Cavaco

                            O PSD vai votar contra os requerimentos da oposição pedindo que o Presidente da República responda a questões por escrito na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES.
                            Comissão de Inquérito BES

                            PS quer ouvir Passos Coelho sobre o BES

                            Além do Presidente, os socialistas querem agora obter respostas do primeiro-ministro sobre o conteúdo das reuniões com Ricardo Salgado. Pedro Nuno Santos apela a que Cavaco dê esclarecimentos.
                            Comissão de Inquérito BES

                            Portas recusou falar sobre encontro com Salgado

                            Paulo Portas diz que "tiros" durante a quinta-feira sobre matérias que o ligam ao BES, aos submarinos e aos vistos gold "caem todos ao lado".
                            Comissão de Inquérito BES

                            Cavaco: "Não tenho esclarecimentos a dar"

                            402
                            PR diz que "há ignorância" sobre o seu papel e que não tem mais esclarecimentos a dar à comissão de inquérito porque as audiências "são reservadas". Quanto à Grécia, "tem de respeitar as regras".
                            Comissão de Inquérito BES

                            Reunião com Cavaco foi antes de aumento de capital

                            133
                            Ex-presidente do BES diz que alertou governo e Cavaco Silva para preocupações com o GES e com o BES. Reuniões realizaram-se antes da subscrição do aumento de capital do banco.
                            Comissão de Inquérito BES

                            PS, PCP e BE querem questionar Cavaco e Portas

                            281
                            Os deputados do PS, PCP e BE vão enviar perguntas ao Presidente da República sobre os encontros que manteve com o ex-presidente do Banco Espírito Santo.
                            Comissão de Inquérito BES

                            Honório não ouviu Salgado a pedir ajuda para o BES

                            José Honório aconselhou o Grupo Espírito Santo a pedir apoio político para ganhar tempo.Mas não ouviu Salgado a pedir ajuda para o BES. O empréstimo da CGD iria financiar compradores de ativos do GES.
                              Comissão de Inquérito BES

                              Salgado detalha encontros com Cavaco e Portas

                              1198
                              Ricardo Salgado escreveu hoje à comissão de inquérito ao BES, onde detalha todos os encontros que teve com personalidades políticas no início de 2014. O Observador teve acesso à missiva.
                              Comissão de Inquérito BES

                              Manuel Espírito Santo diz que não recebeu comissão

                              Representante do ramo Moniz Galvão no BES diz que não recebeu dinheiro dos submarinos, mas sim "uma retribuição extraordinária" em 2004 devido às avultadas receitas do grupo em 2004.
                              Comissão de Inquérito BES

                              PSD quer ouvir Miguel Frasquilho

                              Os deputados sociais-democratas reiteraram que querem ouvir todos os nomes propostos e que não dispensam para já nenhuma das mais de 100 audições da comissão de inquérito ao BES.
                              Comissão de Inquérito BES

                              KPMG desmente versão da PwC sobre o BES

                              A sócia da KPMG, Inês Viegas, disse esta quarta-feira no Parlamento que a sua empresa não foi informada de quaisquer problemas operacionais de auditoria ao BES por parte da PwC em 2002.
                              Comissão de Inquérito BES

                              Salgado via Sobrinho como um grande banqueiro

                              O presidente da Escom não sabe as causas do conflito entre o ex-presidente do BES e o antigo líder do BESA. Até 2012, o Dr. Salgado considerava o Dr. Sobrinho um grande banqueiro, diz Bataglia.
                                Crise no GES

                                José Guilherme devia 83 milhões ao BES

                                104
                                Entidades ligadas ao empresário que deu 14 milhões de euros a Ricardo Salgado seriam devedoras de mais de 223 milhões de euros ao BES, noticiou o Expresso Diário, citando o Banco de Portugal.
                                Comissão de Inquérito BES

                                Cartas do BES à Venezuela foram uma "imprudência"

                                Rita Barosa avisou Salgado que a emissão de garantias de reembolso a entidades da Venezuela era uma "imprudência".Para a ex-diretora do BES, as cartas conforto eram "muito básicas" e insuficientes.
                                Comissão de Inquérito BES

                                PT mandou excluir responsabilidades dos gestores

                                O presidente da PwC conta que a Portugal Telecom mandou retirar da auditoria ao investimento na Rioforte juízos de valor sobre responsabilidades individuais e jurídicas dos órgãos sociais da empresa.
                                  Comissão de Inquérito BES

                                  José Luís Arnaut chamado ao Parlamento

                                  O PS entregou esta terça-feira um pedido para chamar José Luís Arnaut por causa do seu envolvimento num empréstimo da Goldman Sachs ao BES.
                                  Comissão de Inquérito BES

                                  Aval de Angola pagava dívida de 183 milhões ao BES

                                  Entre os créditos cobertos pela garantia de Angola estava uma dívida de 183 milhões de euros ao BES. A dívida era da Legacy. O GES vendeu a Legacy a uma empresa angolana, mas continuou a pagar juros.
                                  Comissão de Inquérito BES

                                  Avaliação da Escom era um "bocadinho salgada"

                                  Luís Horta e Costa, questiona a avaliação da Escom feita pelo BESI na venda à Sonangol. Seria difícil de justificar o preço. Era uma coisa um "bocadinho salgada".
                                    Comissão de Inquérito BES

                                    Ex-gestor do BES. Acionista GES não cumpriu

                                    António Souto, ex-gestor do BES, diz que a Espírito Santo Financial Group, acionista do banco, não cumpriu ordens do Banco de Portugal nem os compromissos assumidos e responsabiliza gestão da ESFG
                                    Comissão de Inquérito BES

                                    Presidente do Novo Banco ouvido a 10 de Fevereiro

                                    Outra audição muito aguardada na comissão de inquérito será a de Hélder Bataglia, presidente e acionista da Escom, marcada para o dia 27 de janeiro.
                                    Comissão de Inquérito BES

                                    Salgado quer esclarecer afirmações de contabilista

                                    Ex-líder do Banco Espírito Santo disponibilizou-se, em comunicado emitido nesta terça-fera, a ir ao Parlamento esclarecer o que considera serem "alegadas" declarações de Francisco Machado da Cruz.
                                    Comissão de Inquérito BES

                                    Morais Pires "renegou os 18 anos que trabalhamos"

                                    Ex-diretora do BES ficou "chocada" com declarações do ex-administrador financeiro, Amílcar Morais Pires, segundo o qual reportaria a qualquer gestor. "Ele renegou 18 anos que trabalhamos juntos".
                                      Futuro da PT

                                      Auditoria à PT. Só Salgado não respondeu

                                      PwC ouviu Granadeiro, Bava, Mora, Morais Pires e Joaquim Goes, entre outros. Só não conseguiu entrevistar Salgado. Ex-líder do BES omitiu informação sobre Rioforte quando pediu a PT para investir.
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      Contabilista respondeu a "todas as perguntas"

                                      O presidente da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES disse hoje que o ex-contabilista da ESI respondeu a "todas as perguntas" na audição à porta fechada.
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      Contabilista para audição após informação sair

                                      Machado da Cruz foi ouvido à porta fechada na comissão de inquérito ao BES e interrompeu a audição depois das suas declarações terem sido divulgadas. Mas acabou por reentrar.
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      Escondeu dívida por ordem e lealdade a Salgado

                                      169
                                      Machado da Cruz compromete Ricardo Salgado na ocultação de dívida do GES desde 2008. Operações foram feitas por ordem e lealdade ao ex-presidente do BES que terá pedido para dizer que foi um erro.
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      GES. Tesoureiro não decidia, cumpria ordens

                                      Segundo José Castella, tesoureiro da holding do GES, o aumento da exposição do BES a grupo, à revelia do Banco de Portugal a partir de maio, devia ser transitório até à entrada de novos investidores
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      BES.Próximas audições deixam gestores PT de fora

                                      As próximas audições da comissão de inquérito ao BES vão chamar presidente da Tranquilidade e um administrador da Escom. Ainda não é desta que vêm os ex-gestores da Portugal Telecom.
                                      Crise no GES

                                      Controller do GES ouvido à porta fechada

                                      José Castella, responsável pela área financeira de empresas do GES, que foi responsável pela gravação das reuniões do conselho superior, é ouvido esta quarta-feira à porta fechada.
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      Contabilista do GES vai ser ouvido à porta fechada

                                      Machado da Cruz, contabilista do Grupo Espírito Santo, e José Castella, controlador financeiro, serão ouvidos à porta fechada na comissão de inquérito. São arguidos em Portugal e Luxemburgo.
                                      Comissão de Inquérito BES

                                      Rioforte.PT investe em fevereiro e renova em abril

                                      João Rodrigues Pena, ex-presidente da Rioforte, defende que a PT não teria renovado o investimento de 897 milhões de euros em abril se não houvesse conforto na operação. Siga aqui a audição.
                                        Comissão de Inquérito BES

                                        Recusou auditoria para manter relação com Salgado

                                        O ROC de várias empresas do GES, Macedo Pereira, fez assessoria fiscal a Salgado e revela: foi o ex-presidente do BES que quis declarar ao Fisco o pagamento de José Guilherme como uma liberalidade
                                        Banco de Portugal

                                        Já há nomes para suceder a Carlos Costa

                                        113
                                        Mandato do governador termina em meados de 2015. Expresso avança os nomes de José de Matos e António Varela como potenciais sucessores. Carlos Costa não quer continuar, mas pode ficar até às eleições.
                                        Governo

                                        As pessoas

                                        Talvez não fosse nem desinteressante nem inútil que o Syriza vencesse na Grécia: o susto e as consequências talvez agitassem as consciências de alguns portugueses e as “certezas” que elas produzem.
                                        A página está a demorar muito tempo.