458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Comissão de Inquérito BES

Novo Banco

As "nuvens" onde a comissão de inquérito esbarrou

Relatório (preliminar) da comissão de inquérito do Novo Banco traz críticas ao Banco de Portugal e a Salgado mas, também, à Lone Star, à equipa de Ramalho e a devedores como Luís Filipe Vieira.
Novo Banco

A vez que o banqueiro quis dar crédito mais barato

Na curta audição parlamentar (só PSD e BE fizeram perguntas), Miguel Maya, presidente do BCP, falou do "anacronismo" de ter tentado que o empréstimo ao Fundo de Resolução tivesse a taxa mais baixa.
Novo Banco

Novo Banco e "dinheiro que não é de contribuintes"

Presidente do Conselho Geral e Supervisão acrescentou pouco aos trabalhos da comissão de inquérito ao Novo Banco e foi esquivo nas respostas, incluindo ao "coelho" que o PSD tirou da "cartola".
Novo Banco

Audição a Tavares adiada à espera de um relatório

Relatório interno da CMVM, feito nos seis meses após a resolução do BES, analisou a forma como a CMVM atuou nos tempos antes do colapso do banco. Audição a Carlos Tavares foi adiada.
Novo Banco

Novo Banco "tentou abusar" do mecanismo das perdas

João Freitas, Secretário Geral do Fundo de Resolução e Diretor do Departamento de Resolução do Banco de Portugal, diz que Novo Banco tentou usar abusivamente o mecanismo que compensa pelas perdas.
Novo Banco

Banco reverte imparidades mas não devolverá nada

José Bracinha Vieira, presidente da comissão de acompanhamento ao Novo Banco, diz que houve imparidades "tão fortes" que pode haver alguma reversão "parcial" – mas não haverá devoluções ao Estado.
Novo Banco

Valor da BES Vida (depois GNB Vida) era "empolado"

Paulo Vasconcelos, que liderou a GNB Vida (cuja venda causou perdas de 287 milhões ao Fundo de Resolução), diz que o BES tinha o valor da seguradora "empolado" nas suas contas.
Novo Banco

Ativos garantidos ou não? "O Excel é o mesmo"

Volkert Reig, presidente da GNB Real Estate, garante que não se faz qualquer distinção na forma como se gerem os ativos que estão ao abrigo do mecanismo de capital contingente e aqueles que não estão.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
Comissão de Inquérito BES

Afilhados eternos do regime, capitalismo sem rosto

O caso BES/Novo Banco continua a surpreender-nos. As nossas piores perspectivas ganham confirmação no que se tem e não tem dito na nova comissão de inquérito.
Novo Banco

Os bónus, o povo da Venezuela e a loja em Alverca

António Ramalho reconheceu "guerra perdida" na polémica nos bónus, revelou (pouco) mais património de Vieira, "viajou" até à Venezuela e disse aquilo que lhe tinham pedido para dizer (sobre a TAP).
Novo Banco

Executar devedores? "É o país de brandos costumes"

Eduardo Stock da Cunha recusa o retrato que diz ser feito, por vezes, na sociedade, de que o banco era um "bando de malandros". Havia "maçãs podres" mas quase todos trabalhadores foram "heróis".
Novo Banco

NB. Passos culpa Carlos Costa e António Costa

Para Passos Coelho, "era especificamente ao Banco de Portugal, enquanto Entidade de Resolução, que cabia a decisão de resolução, bem como o processo de venda do Novo Banco". Custos são culpa de Costa.
Novo Banco

Afastar Salgado? "Lei era extremamente limitativa"

Pedro Machado, diretor-adjunto da supervisão do BdP em 2014, diz que o relatório Costa Pinto tem fragilidades e que o BdP atuou de forma "generosamente extensiva" em relação ao que a lei permite.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal

O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Novo Banco

BES. Maria Luís recusa "romantismo" e "fantasias" 

Ex-ministra nega ter limitado valor a emprestar ao Fundo de Resolução. Não foi por falta de vontade política que recapitalização pública do BES foi excluída. Era a lei. E afasta intervenção de Moedas
Novo Banco

Novo Banco banco bom? Não havia capital para isso

Carlos Albuquerque, que foi diretor de supervisão prudencial do Banco de Portugal até ao início de 2017 (quando saiu para a CGD), disse que o banco nasceu em "enormíssima dificuldade".
Caixa Geral de Depósitos

La Seda. Vieira da Silva instou CGD a apoiar 

Faria de Oliveira revela que foi instado pelo Governo, e pelo ministro da Economia em 2010, a financiar investimento na fábrica de Sines da La Seda. Grupo espanhol faliu e gerou grandes perdas.
EDP

Há "alguma instabilidade acionista na EDP"

Presidente do conselho geral da EDP admite que há alguma instabilidade acionista e que empresa está sujeita a muita pressão e "ruído" sobre rendas. Luis Amado afasta comparação com o que sucedeu à PT.
Comissão de Inquérito BES

Quem pagou à BCG trabalho de consultor de Pinho?

João Conceição esteve no gabinete do ex-ministro a dar apoio técnico na energia como consultor da Boston Consulting. Mas ninguém sabe onde está o contrato de prestação de serviços e quem pagou.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
Comissão de Inquérito

Banif. Partidos viram-se uns contra os outros

Deputados discutem comissão de inquérito ao caso Banif. Sem um alvo claro na mira, como no caso BES, partidos viram-se uns contra os outros e disparam para todos os lados. De quem foi a culpa?
Comissão de Inquérito BES

"Zé Grande" ilibado de crime de desobediência

O Departamento de Investigação e Acção Penal não encontrou provas de que José Guilherme, empresário da construção civil, tivesse cometido um crime com a falta de comparência na comissão de inquérito.
Banco de Portugal

Parecer de 15 páginas justifica nega ao parlamento

O Banco de Portugal entregou ao Parlamento um parecer para justificar a recusa em dar a auditoria interna à atuação no BES. Parecer invoca o dever de segredo de supervisão para proteger terceiros.
Banco de Portugal

Governador vai a exame. Passará?

O governador do Banco de Portugal vai voltar à Assembleia da República para ser ouvido antes de ser oficialmente reconduzido. Oposição não vai largar o caso BES.
Banco de Portugal

BdP assume que supervisão deve ser mais rápida

Depois da queda do BES, o Banco de Portugal fez uma auditoria interna para melhorar a sua ação. O resultado são 19 recomendações e alguma autocrítica.
Sistema Financeiro

Banca. Maioria vai viabilizar projetos do PS

Maioria PSD/CDS vai viabilizar as duas propostas do PS e uma do BE. Propostas comunistas vão ser todas chumbadas. Redução da exigência de auditorias de empresas por quotas divide maioria e oposição.
Comissão de Inquérito BES

PS e PSD falam a vozes diferentes sobre BdP

Numa altura em que se discute a substituição de Carlos Costa, PS aponta culpas e PSD recua e passa a elogiar o Governador. Socialistas querem Parlamento mais ativo a controlar a banca.
Comissão de Inquérito BES

Deputados exerceram a autoridade, o país agradece

Queremos reguladores candidatos ao “prémio simpatia” ou que exerçam a sua função sem estarem preocupados com o cargo empresarial que vão desempenhar a seguir?
Comissão de Inquérito BES

Barroso reuniu com Salgado, mas não podia ajudar

O ex-presidente da Comissão Europeia confirma que recebeu o ex-presidente do BES em maio do ano passado e que lhe recomendou que falasse com as autoridades portuguesas porque CE não podia intervir.
Comissão de Inquérito BES

FMI diz que resolução do BES foi opção certa

O FMI diz que não tem responsabilidades de supervisão e de regulação e que a decisão do BdP foi a correcta. E se o colapso do BES tivesse sido em 2013? O fundo não responde
Comissão de Inquérito BES

BES. Esquema da Eurofin gerou ganhos desde 2009

Auditoria forense detetou que as mais-valias apropriadas por veículos da Eurofin com obrigações do BES começaram em 2009. Em causa pode estar prática de ato doloso de gestão ruinosa.
Comissão de Inquérito BES

GES. BES tinha dados para detetar dívida oculta

Auditoria à ocultação do passivo da Espírito Santo Internacional (ESI) conclui que o BES tinha informação sobre a dívida total, mas não detetou desconformidade. Há mais indícios de gestão ruinosa.
Comissão de Inquérito BES

As 17 principais conclusões do inquérito ao BES

Os deputados imputam culpas a Salgado e aos administradores e não desculpam o Banco de Portugal. O Observador resume-lhe as conclusões que ficam da comissão de inquérito.
Comissão de Inquérito BES

O que ficou por apurar? Para onde foi o dinheiro

A identificação de quem estava do outro lado dos créditos e operações realizadas através do BESA, da Eurofin e empresas offshore ficou por fazer. Os 11 temas tabu que ficaram por esclarecer.
Comissão de Inquérito BES

Relatório aprovado por maioria. PCP votou contra

Parlamento aprova relatório da comissão de inquérito com culpas para Salgado e administradores e enfoque nas falhas do Banco de Portugal. Só PCP votou contra. BE absteve-se.
Comissão de Inquérito BES

Relatório final mais duro para o Banco de Portugal

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao BES defende que uma ação mais assertiva do regulador poderia ter permitido reduzir os impactos do colapso do banco
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.