Desta vez parece que é de vez. António Guterres não é candidato presidencial. Quem o disse foi Jorge Coelho, antigo dirigente socialista e ex-ministro dos governos de António Guterres. No programa Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, Coelho disse que é tempo de parar de se falar numa candidatura que não vai acontecer até porque Guterres já avisou Costa que não está disponível. E já o terá feito por três vezes.

“O engenheiro António Guterres não é candidato as eleições presidenciais e portanto não vale a pena passar-se a vida a discutir as potenciais candidaturas de pessoas que já se sabe que não são candidatos. É para criar ainda mais confusão”, disse.

Esta não terá sido nem a primeira nem a segunda vez que Guterres disse que não está disponível para a corrida presidencial. De acordo com o Público, já o fez por três vezes. Além do não do ex-primeiro-ministro, também Jaime Gama – lançado por alguns socialistas como Francisco Assis e Sérgio Sousa Pinto – já negou, confirmou o Observador, querer ser candidato presidencial.

Perante as recusas e perante a apresentação de várias candidaturas na área socialista – Henrique Neto, mas sobretudo Sampaio da Nóvoa – Jorge Coelho pede contenção ao partido.

“Tem de haver aqui um grande sentido de responsabilidade do PS, dos seus dirigentes e dos seus quadros no sentido de verem que isto tem de ser dirigido com pinças para que o processo das eleições presidenciais não contamine as eleições legislativas – que essas são a principal prioridade que o partido tem de ter e que o país requer que o PS tenha”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR