O Banco Central Europeu encarregou uma equipa de estudar uma forma de limitar o recurso dos bancos gregos à plataforma de liquidez de emergência, uma medida que, a confirmar-se, poderá ser a gota de água que tornará inevitável um acordo entre Atenas e os credores ou, em alternativa, um incumprimento da Grécia com a dívida pública.
A proposta dos técnicos do BCE prevê que se aumente o nível de desconto que é aplicado nos ativos que são apresentados pelos bancos junto do BCE nas operações de financiamento. Em termos simples, isto significa, por exemplo, que por cada 100 euros que um banco grego consegue apresentar em garantias apenas será possível obter um valor mais baixo de nova liquidez. Conforme a qualidade (nível de risco) do ativo que serve de garantia, é calculado o montante que este ativo permite obter em nova liquidez, pelo que se admite, assim, uma mudança de forma de cálculo para que os bancos fiquem com acesso mais limitado à nova liquidez.
A plataforma de liquidez de emergência (Emergency Liquidity Assistante, ou ELA) é a única fonte de financiamento para os bancos gregos no BCE desde que o banco central retirou o regime de exceção (waiver) que permitia aos bancos gregos aceder às operações normais de financiamento apesar do rating de lixo. Os bancos gregos estão, também, a perder depósitos todos os dias e o acesso ao mercado está complemente fora de questão.
O BCE tem aumentado, aos poucos, o montante máximo que os bancos gregos podem aceder a esta plataforma, para os atuais 74 mil milhões de euros. Mas se for aplicada a alteração das regras de colateral, os bancos poderão nem sequer ter ativos suficientes para dar como garantia para terem a liquidez de que necessitam.
A proposta ainda não foi discutida pelo Conselho de Governadores do BCE, mas a notícia – avançada pela Bloomberg – deverá aumentar a pressão sobre o governo de Alexis Tsipras para que se chegue a um acordo com os credores de forma a obter a aprovação para o último desembolso do segundo resgate e para lançar a negociação sobre o mais que provável terceiro resgate.