Mais de 50% das 21 mil pessoas que vivem nas ilhas Cook, no Pacífico, são obesas. É mesmo o país do mundo com maior percentagem de pessoas obesas segundo a Organização Mundial de Saúde, mas seguido de perto por mais oito países que também se localizam no Pacífico. A explicação, para além de uma predisposição genética para uma constituição mais robusta devido às viagens muito exigentes que a população indígena se viu obrigada a empreender durante vários séculos, está na atual dieta adotada e na falta de exercício.

Ilhas Cook, Palau, Nara, Samoa, Tonga, Niue, ilhas Marshall, Qatar, Kiribati e Tuvalu são os países do mundo com o maior número de obesos – as ilhas Cook não são um país soberano e mantêm ainda hoje um acordo de associação livre com a Nova Zelândia – e destes, apenas o Qatar não fica situado no Pacífico. A CNN escreve que o aumento da obesidade nestas ilhas se ficou a dever à mudança nas dietas destes povos nos últimos anos, trocando vegetais e peixe por comida processada e mais densa como arroz, farinhas, comida enlatada, carne processada e refrigerantes vindos de outros países.

Temo Waqanivalu, técnico do departamento para a Prevenção de Doenças Não Transmissíveis da Organização Mundial de Saúde, relata que muitos dos nacionais destes países acabam por vender o peixe que apanham e com o dinheiro que recebem podem comprar várias refeições com menor qualidade, mas mais acessíveis. Outra alteração recente que pode explicar a incidência da obesidade é a falta de exercício físico. À CNN, Waqanivalu explicou que “grande parte da atividade física era feita em contexto de trabalho” e agora que o trabalho é mais sedentário, por exemplo em escritórios onde há menos atividade física.

A obesidade está muito ligada ao aumento da incidência da diabetes e das doenças cardíacas, doenças que têm vindo a sobrecarregar os já fracos sistemas de saúde destes países, devido ao acesso remoto já que, em muitos dos casos, os países são compostos por arquipélagos dispersos por centenas de quilómetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR