A demanda pelas melhores tripas e francesinhas do país ficou, a partir de hoje, mais fácil. A Zomato acaba de estender as suas operações ao Porto e arredores. Depois de um período de testes e afinações a plataforma está agora oficialmente disponível na segunda maior cidade do país, abrangindo, segundo os seus responsáveis, 60% do distrito, com menus, fotografias e informação atualizada sobre cerca de 3500 estabelecimentos, entre restaurantes, cafés, bares e derivados. Mas se nada disto faz grande sentido para si talvez ajude ler as respostas às cinco perguntas que se seguem.

Mas, afinal o que é isso da Zomato?
A Zomato é uma plataforma que disponibiliza informações sobre mais de um milhão de restaurantes em 22 países. Foi criada na Índia em 2008 e chegou a Portugal em abril do ano passado. A sua presença entre nós tem sido um sucesso: a operação portuguesa já conta com uma equipa de 40 pessoas e recebe mais de 1,3 milhões de visitas por mês.

Sou do Porto e gosto muito de jantar fora: em que é que a Zomato me pode ajudar?
Muito resumidamente, em tudo. Não só a base de dados é completíssima — e ficará ainda mais completa, já que a equipa portuense crescerá para 20 pessoas em breve — como conta já com uma legião de utilizadores especialmente ativa. São esses mesmos utilizadores que avaliam os espaços quantitativa e qualitativamente, aumentando, dessa forma, as informações disponíveis acerca de cada um deles.

4 fotos

Como é que sei que as críticas são sérias?
Os utilizadores são também eles avaliados conforme o número de críticas que fazem ou as fotografias que tiram aos restaurantes, bares, etc. Ganham, com essa participação, pontos que os levam a atingir diversos níveis de foodie e tornar-se especialistas num determinado bairro, por exemplo. Além disso, a própria Zomato tem uma equipa responsável por moderar os comentários escritos acerca de cada espaço.

E se não me apetecer pesquisar por um restaurante/bar em específico?
Nesse caso pode não só fazer a pesquisa por uma zona ou bairro, como usar as coleções temáticas. Estas reúnem locais que se distinguem por uma característica específica, seja uma vista incrível, ótimos gelados, ou serem segredos bem guardados, entre outros. Ainda mais simples será selecionar a opção “Por Perto”, que sugere os espaços da base da dados mais próximos da localização atual do utilizador. Ou então, poderá usar o Zomato como uma verdadeira rede social e ver onde é que os amigos têm feito check in ou tirado fotografias e optar por seguir as suas sugestões. O mais recomendável, contudo, será utilizar a plataforma de todas as formas acima mencionadas, ajustando o modus operandi à ocasião.

Como é que posso aceder à Zomato?
Atualmente, a Zomato está disponível nas versões web (www.zomato.com) e mobile (iOS, Android e Windows Phone). Basta aceder ao site ou descarregar a aplicação e começar a arranjar espaço no estômago para seguir todas as sugestões.