O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa vai estar presente, no sábado, na Convenção do Partido Socialista, durante a qual será aprovado o programa eleitoral do PS. No Coliseu dos Recreios, o secretário-geral do PS, António Costa, fará esta noite uma breve intervenção, ficando o seu discurso de fundo para sábado a meio da tarde, logo após a votação do programa eleitoral por parte dos delegados socialistas à convenção.
Na noite de sexta-feira, além da sessão de abertura, serão debatidas em painéis temáticos as questões do “Investimento e Inovação” e Rendimento e Coesão”, estando neste último prevista uma intervenção da dirigente socialista e presidente da Associação Portuguesa de Reformados (APRE), Maria do Rosário Gama, que tem sido uma das vozes mais críticas face à intenção do PS de promover uma redução gradual da taxa social única (TSU) para trabalhadores e empregadores em quatro pontos percentuais.
O Observador sabe que também marcarão presença durante esta noite as principais figuras do programa do PS como Mário Centeno, João Tiago Silveira e Maria Manuel Leitão Marques. No sábado, vários militantes socialistas de destaque passarão pelo Coliseu, assim como muitos independentes que contribuíram para a elaboração da agenda do partido para os próximos anos.
O programa eleitoral do PS mantém a maioria das medidas já defendidas no âmbito do cenário macroeconómico – um documento que foi coordenado pelo doutorado de Harvard e quadro superior do Banco de Portugal, Mário Centeno. Além da questão da Segurança Social, o programa eleitoral do PS prevê a eliminação da sobretaxa de IRS em 2017, ano em que também se pretende repor a totalidade do corte salarial aplicado desde 2011 aos trabalhadores do setor público.
O PS conserva ainda a promessa vinda da anterior direção de António José Seguro de reduzir o IVA da restauração para a taxa intermédia de 13 por cento e, com estas medidas de estímulo, prevê défices sempre abaixo de três por cento a partir de 2016, atingindo os 0,9 por cento em 2019.
Quanto a Sampaio da Nóvoa, ainda não teve ainda apoio formal do PS ou de qualquer outro partido, mas contou com a presença e apoio de dois ex-Presidentes da República socialistas, Mário Soares e Jorge Sampaio, que estiveram na apresentação da sua candidatura em Lisboa.