O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, terá pedido à sua equipa para desenhar um mecanismo que permita a um país da zona euro entrar em incumprimento da sua dívida no futuro de uma forma organizada e que permita garantir a continuidade da moeda única, noticia hoje a revista alemã Der Spiegel.

Sem citar fontes, a prestigiada revista alemã diz que o ministro das Finanças da Alemanha quer também encontrar uma maneira de limitar o apoio a dar pelos Estados membros a um país em dificuldades e que a maior parte das perdas sejam imputadas diretamente aos detentores privados da dívida pública em questão.

O objetivo do plano, diz a revista, é evitar que países financeiramente saudáveis fiquem reféns dos países que não têm capacidade de honrar as suas dívidas. Na discussão deste plano, segundo a Der Spiegel, também terão participado académicos.

A notícia surge quando as negociações com a Grécia para terminar o segundo programa de resgate se encontram num impasse, com a Grécia sem dinheiro para pagar aos credores oficiais, caso do FMI no final do mês, e com pouco tempo para conseguir um acordo com o Eurogrupo.

A falta de progressos levou mesmo o FMI a retirar a sua equipa negocial de Bruxelas, fazendo-a regressar a Washington.

Por outro lado, durante a semana saíram também notícias que a Alemanha já se está a preparar para um incumprimento grego no final deste mês, com a preparação de medidas como o controlo de capitais para contas de titulares gregos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR