As agências de viagens e operadores de turismo acreditam que a operação vai crescer a um ritmo de “dois dígitos” no Verão, face ao mesmo período do ano passado, indicam os resultados de um inquérito da associação empresarial do setor.

O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, afirmou à Lusa que a “esmagadora maioria” das empresas associadas esperam um crescimento da operação entre junho e o final de setembro, devido ao aumento das viagens em tempo de férias.

Questionado sobre o motivo para este crescimento, o responsável da APAVT considerou que sobretudo “os níveis de confiança dos consumidores na economia têm vindo a normalizar-se”, além de haver um aumento do rendimento disponível.

Ainda assim, apesar de já em 2014 se ter notado uma recuperação face ao ano anterior, Pedro Costa Ferreira ressalvou que o negócio das viagens “não está ainda nos níveis em que se encontrava antes da crise económica”.

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De um modo geral, está previsto um crescimento de procura para todos os destinos, mas o aumento mais significativo deverá acontecer para as Caraíbas, arquipélago que inclui pontos turísticos como Havana, Varadero, Punta Cana e República Dominicana.

Segundo Pedro Costa Ferreira, o aumento de viagens para as Caraíbas deverá ser também a um ritmo de “dois dígitos”, ligado ao crescimento da oferta de transporte charter para a região.

Ainda entre os destinos de longo curso, mas “numa segunda linha”, Brasil, Estados Unidos e Oriente também vão crescer.

De acordo com o presidente da APAVT, a resposta das empresas associadas aponta também para um aumento de procura das viagens para Cabo Verde, Disneyland Paris, Tunísia e Marrocos, Maiorca, Madeira e ainda os circuitos europeus em autocarro.

Pedro Costa Ferreira adiantou que se espera também “um crescimento assinalável para o Algarve”, onde o setor se tem debatido aliás “com algumas dificuldades de reservas”.

Questionado ainda sobre as previsões do setor quanto à entrada de turistas em Portugal, durante os meses de verão, Costa Ferreira respondeu que “as empresas estão otimistas e esperam a continuação do crescimento” também neste domínio.