Paulo Fernandes, acionista de referência e presidente executivo da Altri, fez uma doação de cerca de 7,7 milhões de ações da empresa de pasta de papel aos filhos. De acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o empresário doou quatro milhões de ações da Altri ao filho, Pedro Barbosa Fernandes, e 3,7 milhões de ações à filha, Margarida Barbosa Fernandes. Os dois são solteiros, maiores e não dependentes. 

As tranches de ações doadas representam 3,78% do capital da Altri. Estas transações foram realizadas fora de bolsa no dia 4 de novembro, a título gratuito. À cotação do dia, esta doação está avaliada em 37,5 milhões de euros, considerando que o preço das ações da Altri era de 4,826 euros quando a transação foi realizada. As ações da celulose estão entre os títulos mais valorizam na bolsa de Lisboa este ano, com uma valorização anual de quase 100%.

Depois desta operação, Paulo Fernandes passou a deter a título pessoal 0,76% do capital da Altri, participação que sobe para 11,5% com as ações que controla através da Actium Capital, continuando a ser um dos principais acionistas da sociedade. O empresário é também acionista e presidente da Cofina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR