Os juros da dívida de Portugal estão nesta segunda-feira a baixar, num alívio claro depois da decisão da agência DBRS de não só manter o rating de Portugal acima de lixo como, também, manter a perspetiva estável, o que não faz antever qualquer corte do rating nos próximos tempos. Foi uma espécie de nuvem negra que se levantou, já que alguns analistas tinham avisado que poderia haver uma decisão menos favorável por parte da agência canadiana.

A taxa de juro a 10 anos está a descer seis pontos base para 2,70%, parecendo interromper a tendência desfavorável que se fez sentir nas últimas semanas. Está, assim, a contrair-se o prémio de risco face à Alemanha, cuja dívida pública está a ser um dos ativos em que os investidores internacionais estão a reforçar nesta segunda-feira, num reflexo da aversão ao risco associada aos ataques terroristas de Paris na sexta-feira.

Nos outros países do sul da Europa, os juros de Itália e Espanha sobem um ponto para 1,57% e 1,80%, respetivamente.

“A dinâmica do mercado na sexta-feira já sugeria que os mercados estavam mais tranquilos em relação aos riscos para o rating e a redução do prémio de risco na dívida portuguesa deve continuar”, antecipa o Commerzbank em nota enviada aos clientes. Como fator positivo, os analistas do banco alemão notam, além da decisão da DBRS, o pedido de Pedro Passos Coelho para avançar para uma revisão constitucional extraordinária para que possa haver eleições legislativas mais cedo em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bancos sobem em bolsa

O alívio da perceção de risco na dívida pública é um dos fatores que está a fazer subir as ações dos bancos nacionais cotados em Lisboa. Outro fator foi a divulgação dos resultados do teste de stress ao Novo Banco, que revelou necessidades de capital em linha com as estimativas mais otimistas. Além disso, o Banco de Portugal afastou, para já, a criação de uma contribuição especial para o financiamento da medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo (BES), considerando que esta possibilidade é “remota”.

As ações do BCP estão a subir 2,3% e o BPI ganha 0,4%. Já o Banif sobe 4%. Quanto à bolsa de Lisboa, é uma das que mais sobem esta manhã na Europa – 0,77% – numa manhã em que os investidores estão, timidamente, a recuperar algum ânimo depois das perdas da abertura relacionadas com o impacto dos ataques terroristas em Paris na sexta-feira.