O Governo planeia entregar esta sexta-feira, em Bruxelas, o plano (draft) do Orçamento de Estado para 2016, numa altura em que estão a ser feitas “ginásticas para que as contas batam certas“. A expressão foi utilizada por fonte do Governo que falou com o Público, jornal que esta manhã noticia que a Comissão Europeia exige um défice nominal abaixo de 2,8%. O Governo está confiante, diz o Público.

O executivo “tem estado em diálogo com a Comissão Europeia de forma a que se esclareça a proposta de Orçamento de Estado para 2016 que vai ser apresentada”. Uma proposta que terá de “acomodar da melhor forma possível a reorientação da política e a reversão das medidas do anterior Governo”, indicou a mesma fonte governamental ao Público.

Público acrescenta que o Governo está “preocupado” com o facto de haver uma “desconfiança na população”, alimentada pela “pressão da opinião publicada e dos comentadores políticos” que têm defendido que o Governo apenas tem como programa político a reversão das medidas de austeridade.  A fonte diz ao Público que “há muitas pessoas que desconfiam, que têm medo de que o Governo não consiga atingir o fim da austeridade nem manter o equilíbrio da governação e nas contas públicas”.

Quanto ao défice de 2015, que ficará em 4,2% em parte por causa da operação com o Banif, a fonte citada pelo Público diz que o país já tinha entrado em incumprimento dos 3% de défice (máximo para evitar o procedimento por défice excessivo), pelo que Bruxelas não deverá fechar os olhos à derrapagem nas contas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR