790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Plano Orçamental

Câmara Municipal Lisboa

CML. PS quer isentar IMT ao arrendamento acessível

Proposta surge em alternativa à medida de isenção de IMT a jovens defendida por Moedas desde que tomou posse. Socialistas querem complementar programa de arrendamento acessível com mais fogos.
Tribunal de Contas

TdC rejeita ser obstáculo à atividade do Estado

O presidente do Tribunal de Contas, José Teixeira, garante que a instituição, em média, "demora 10 a 11 dias a apreciar um processo de fiscalização prévia", rejeitando ser um obstáculo.
Noticiário

20h. Aprovada proposta de Orçamento do Estado

Votação final está agora agendada para 29 de novembro. Ainda neste jornal, O«os sindicatos dos médicos, que dizem estar longe de um acordo com o Governo.
Noticiário

10h. PRR. Pagamentos aceleram em agosto

Entre 2 e 16 de agosto os beneficiários do PRR receberam mais 233 milhões de euros, atingindo assim os 14% do valor total já pago. E ainda, PS está cético em relação ao pacote Mais Habitação.
PSD

PSD registou lucros de 18 mil euros em 2021

O PSD teve resultados líquidos positivos de 18 mil euros em 2021. No ano das anteriores eleições autárquicas, 2017, tinha registado um prejuízo de mais de dois milhões.
E o vencedor é...

PR toma mais dores do Governo do que as nossas

Marcelo voltou a ser comentador e ainda por cima pouco imparcial. Há semanas era preciso traçar cenário macroeconómico e agora diz que navegamos à vista? Costa Silva, o "corpo estranho" do Governo.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quantas mais conferências de imprensa?

Apresentação do OE foi o quarto anúncio de medidas feito pelo Governo no espaço de um mês. Se a execução orçamental for tão engenhosa como a estratégia de comunicação, teremos um ano fantástico.
Noticiário

22h. Partidos falam em Orçamento insuficiente

Um Orçamento insuficiente que não responde aos problemas do país. Já o PS afirma que este é um orçamento que dá resposta àquilo de que os portugueses precisam e ao que a União Europeia pede.
Explicador

PSD. "Governo podia ter reduzido a dívida pública"

O coordenador das Finanças Públicas do PSD lembra que desde 2018 o país teve "taxas de juro historicamente baixas". No PS, Eurico Brilhante Dias acusa o PSD de não discutir dívida publica no OE 2022.
Plano Orçamental

Governo entrega plano orçamental a Bruxelas

O plano orçamental de 2022 já foi entregue a Bruxelas, depois de ter sido apresentado na semana passada pelo novo ministro das Finanças.
Plano Orçamental

Bruxelas à espera para receber plano orçamental

A Comissão diz não ter adotado uma "opinião sobre o projeto de plano orçamental de Portugal, uma vez que foi rejeitado pelo parlamento", esperando agora que o novo governo entre em funções.
Câmara Municipal Lisboa

Assembleia Municipal de Lisboa aprova orçamento 

Na terça-feira, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou o orçamento municipal para o ano de 2022, que prevê uma despesa de 1,16 mil milhões de euros, e que foi viabilizado graças à abstenção do PS.
Comissão Europeia

Regras orçamentais de Bruxelas em debate

A Comissão Europeia abriu o debate sobre o futuro das regras orçamentais, cujas metas estão suspensas até 2023 por causa da pandemia.
Plano Orçamental

Pescadores açorianos defendem reforço de verbas

A federação das Pescas dos Açores afirma que o "reforço de apoio" para as infraestruturas piscatórias deve estar no Orçamento da região para 2022.
Europa

Disciplina orçamental europeia deve ser suspensa

O Conselho Orçamental Europeu (COE), organismo consultivo independente da Comissão Europeia, recomendou que os países da zona euro mantenham uma "postura orçamental de apoio" às suas economias.
Coronavírus

Zona euro deve manter postura orçamental em 2022

"A economia da zona euro está a recuperar, como resultado de uma resposta política vigorosa e do processo de vacinação", mas recomenda aos países deste bloco uma "postura orçamental".
Açores

Açores. Orçamento 2021 aprovado na generalidade

O Orçamento dos Açores para este ano é de cerca de 1.900 milhões de euros e contou com os votos a favor de PSD, CDS-PP, PPM, Chega e IL e a abstenção do PAN.
Governo

O plano que não nos leva a lado nenhum

Como notava Eça há 150 anos, “os lustres estão acesos, o país distraído”. No terreno os boys vão ocupando posições que a bazuca está a chegar, nas empresas sobrevive-se. Já ninguém espera muito disto.
Açores

Açores. PAN critica orçamento e falta de medidas 

Para o PAN dos Açores, o Orçamento da região para 2021 "poderia ter sido mais um documento elaborado pelo anterior governo". O partido critica a ausência de medidas para o bem estar dos animais.
Açores

Açores. BE diz que orçamento não tem ambição

O deputado do Bloco de Esquerda considera que existe falta de “ambição” no orçamento dos Açores para 2021, dizendo que “nada se vê de diferente para melhor”.
Açores

Açores. Chega não esta confortável com orçamento 

O líder parlamentar do Chega dos Açores afirma que o partido não está confortável com plano orçamental e disse ainda ter alguma "mágoa" com a proposta do Governo Regional.
Açores

PS/Açores critica orçamento regional para empresas

Aquilo que previa o Plano e Orçamento da região para o ano 2021 para as empresas era de "apenas 38,4 milhões de euros", diferentes dos 60 milhões de euros anunciado pelo Governo Regional.
Açores

Açores. Aposta no serviço de saúde é prioridade

O Plano dos Açores para 2021 prevê a capacitação do Serviço Regional de Saúde, assim como a requalificação de escolas e hospitais e ainda a criação de um gabinete de prevenção da corrupção.
Porto

Porto. Aprovada revisão orçamental de 2021

Assembleia Municipal do Porto aprovou a revisão orçamental de 2021, no valor de 51,7 milhões de euros, com o voto contra do BE e a abstenção do PS, PSD, CDU e PAN.
Economia

À espera da vacina…

A tragédia política que vivemos hoje, é que o Governo não aprendeu nada e não sabe o que fazer de útil com o dinheiro. Tudo o que o PS aprendeu foi a comprar votos: tanto dos ricos como dos pobres.
Plano Orçamental

Bruxelas renova alerta para risco de incumprimento

A Comissão considera que o plano orçamental de Portugal para o próximo ano apresenta um “risco de desvio significativo da trajetória de ajustamento rumo ao objetivo orçamental de médio prazo”.
Finanças Públicas

O Bloco transformou Centeno no novo Vítor Gaspar

As funções europeias de Centeno revelaram o seu real pensamento: ele está muito mais próximo de Vítor Gaspar do que da escola de Louçã que manda no Bloco. Não há ninguém nas esquerdas que não o saiba.
Finanças Públicas

Problema Orçamental resolvido? Nem por isso

Mais uma vez não estamos a aproveitar os bons ventos da economia para criar um Estado forte e de qualidade nos serviços que presta por ser financeiramente sólido.
Plano Orçamental

Bruxelas espera que Portugal cumpra promessas

O vice-presidente da Comissão Europeia, anunciou esta quarta-feira, que espera que os planos orçamentais de Portugal e Espanha respeitem os compromissos assumidos por Lisboa e Madrid.
Orçamento do Estado

Carreiras na Função Pública continuam congeladas

"Diário de Notícias" diz que, nas negociações com Bruxelas, o Governo já se comprometeu a manter congeladas as carreiras na Função Pública, indefinidamente.
Orçamento do Estado

BE sente "forças renovadas" no acordo com o PS

Catarina Martins diz que "a Mesa Nacional do BE vê com preocupação as limitações da proposta orçamental do PS". Mas diz que "não volta atrás na palavra" e está a negociar com o Governo.
Orçamento do Estado

Plano orçamental de alto risco? 6 alertas da UTAO

Medidas extraordinárias que não o deviam ser, défice estrutural em risco de incumprimento, ameaças internacionais e nos mercados financeiros. Técnicos apontam muitos riscos às contas orçamentais.
Orçamento do Estado

UTAO acusa Governo de maquilhar esforço orçamental

Os técnicos consideram que o Governo conta como extraordinárias medidas revertidas e que isso não cumpre as regras. Contas da UTAO dizem que o défice estrutural aumenta, em vez de diminuir.
Orçamento do Estado

Défice estrutural. Recuo na austeridade não conta?

Contas do Governo para o défice estrutural excluem impacto da reversão da austeridade. Técnicos do Parlamento avisam que as medidas não cumprem regras para ser extraordinárias. Sem elas, défice sobe.
Orçamento do Estado

Bruxelas. Avaliação inicial indica défice de 3,4%

Comissão Europeia já fez avaliação inicial ao esboço orçamental português e tem questões para esclarecer com o governo. Contas de Bruxelas apontam para défice de 3,4% em vez de 2,6%, diz a TVI.
Orçamento do Estado

Orçamento deveria ter "maior prudência", diz CFP

Conselho das Finanças Públicas diz que as previsões macroeconómicas no esboço de OE "apresentam riscos relevantes". Instituição enumera grandes riscos. Galamba rejeita críticas e recorda 2012.
Orçamento do Estado

Governo faz "ginástica para contas baterem certas"

Bruxelas está a exigir um défice nominal abaixo de 2,8%. Fonte do governo diz ao "Público" que estão a ser feitas "ginásticas para que as contas batam certas". Plano segue esta 6ª feira para Bruxelas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora