Na sequência da providência cautelar apresentada por José Sócrates contra o Correio da Manhã (CM), e contestada pelo jornal, o Tribunal Cível de Lisboa deu razão ao CM absolvendo catorze jornalistas ficando agora o ex-primeiro ministro obrigado a pagar as custas judiciais no valor de 1.600 euros, noticia o Correio da Manhã na sua edição desta quinta-feira.

Assim, o tribunal deu como assente grande parte das notícias publicadas referentes a diversas investigações relativas ao processo que envolve Sócrates. Uma delas tinha a ver com a vida levada a cabo pelo antigo governante em Paris, cujas publicações davam conta que ultrapassava os meios financeiros possuídos pelo político, dando assim como provado que, depois de abandonar o Governo, José Sócrates não tinha nenhuma fonte de rendimento.

Outro dos aspetos alegados no processo interposto por Sócrates dava conta que a sua honra tinha sido afetada após a publicação das notícias. No entanto, o juiz responsável pela decisão afirmou que alguém com cargos públicos tem “responsabilidades acrescidas” destacando-se a importância da comunicação social no escrutínio e transparência da vida pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR