533kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias terá sido visto na Galiza

Este artigo tem mais de 5 anos

O autor dos crimes de Aguiar da Beira terá sido visto nas aldeias de Sandiás e Xinzo de Limia, na região da Galiza. Pedro Dias estaria a conduzir um carro de cor preta.

Pedro Dias está desaparecido desde 11 de outubro
i

Pedro Dias está desaparecido desde 11 de outubro

PAULO NOVAIS/LUSA

Pedro Dias está desaparecido desde 11 de outubro

PAULO NOVAIS/LUSA

Várias testemunhas afirmaram terem visto um homem semelhante a Pedro Dias em Xinzo de Limia, uma localidade da província de Ourense, na Galiza. Dias estaria a conduzir um BMW de cor preta. O caso já está a ser investigado pelas autoridades espanholas que, segundo o jornal Faro de Vigo, terão aproveitado um controlo de trânsito na A-52, estrada que passa junto à fronteira com Portugal, para procurar o carro.

Este é um de muitos relatos que, nos últimos dias, colocam o fugitivo do outro lado da fronteira. Em Sanidás, vários habitantes garantem terem visto o autor dos crimes de Aguiar da Beira. Segundo os testemunhos, Dias terá entrado num café local — o café Estanco — no passado dia 17 de outubro, por volta das 20h. À TVI 24, uma mulher que estava no interior do estabelecimento, contou que Pedro Dias parecia “normal”, como “qualquer pessoa que anda na rua”.

O fugitivo terá pedido uma coca-cola e algo para comer, saindo apressado perceber que tinha sido reconhecido pelos clientes do Estanco, que tinham visto a sua fotografia, divulgada pela imprensa espanhola. De acordo com a mesma mulher, Dias terá depois entrado num carro preto.

O dono do café, que não se encontrava no estabelecimento no mesmo dia em que Pedro Dias, explicou à TVI 24 que, apesar de ter sistema de videovigilância, a polícia não conseguiu ver as imagens. As filmagens são apagadas de dois em dois dias, e a Guardia Civil só se deslocou até ao Estanco na terça-feira.

As aldeias de Sandiás e Xinzo de Limia ficam a menos de 100 quilómetros da fronteira com Portugal. Gache, em Vila Real, a última localidade portuguesa onde o fugitivo foi avistado, fica a 124 quilómetros de Xinzo de Limia. Foi no dia 17 de outubro que a GNR encontrou em Carro Queimado, em Vila Real, o carro que o suspeito terá usado para sair de Arouca.

O avistamento de Dias em Espanha ainda não foi confirmado pelas autoridades. Contactada pelo Observador, a Guardia Civil de Ourense explicou que foi feito um ponto da situação esta manhã e que os dados serão atualizados novamente na quinta-feira. A Guardia Civil está em contacto com as autoridades portuguesas, com quem tem trabalhado desde o início.

Roberto Castro, governador da província de Ourense, admitiu na terça-feira que a possibilidade de Pedro Dias estar em Espanha está a alarmar as populações fronteiriças. “É um homem com conhecimentos de sobrevivência e não podemos descartar nada. É possível que esteja na província”, admitiu, citado pelo Le Región.

Avistamentos em Espanha multiplicam-se

A divulgação da fotografia de Pedro Dias multiplicou as chamadas de aviso não só em Portugal, mas também em Espanha. De acordo com o Faro de Vigo, são vários os relatos que, nos últimos dias, colocam o fugitivo na província e cidade de Ourense, onde terá sido visto num centro comercial.

A semana passada, a Guardia Civil foi chamada à região de Lobios, em Limia Baixa, por causa de um relato de que Pedro Dias se encontrava na zona. Porém, de acordo com o jornal La Voz de Galicia, as autoridades não encontraram rasto do português nem vestígios de que tivesse estado na região.

Dias é procurado desde 11 de outubro, suspeito de ter matado um militar e um civil em Aguiar da Beira e de ter causado ferimentos a outras duas pessoas. Durante a fuga, que dura há 15 dias, Pedro Dias já foi localizado em várias aldeias na região de Vila Real, nomeadamente em Carro Queimado, onde foi encontrado o carro.

Atualizado às 19h30 com as informações divulgadas pela TVI 24

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.