Março será mesmo o prazo limite para a divulgação do despacho de encerramento de inquérito, que finaliza a investigação da Operação Marquês, de acordo com a notícia avançada, esta quinta-feira, pelo DN e pela TSF e já confirmada pelo Observador.

Em resposta enviada ao DN e à TSF, fonte oficial da Procuradoria Geral da República (PGR) afirmou que, “face à informação recolhida, a Procuradora-Geral da República entende não se justificar qualquer reponderação do prazo estabelecido”.

A Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, abdicou ainda de um relatório que deveria ser apresentado este mês pelo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, com o ponto de situação da investigação e onde poderia ser redefinido o prazo. Fonte oficial explicou ao DN e à TSF que foi obtida “informação pormenorizada e devidamente fundamentada relativamente ao estado do inquérito (…) que substituiu o relatório inicialmente previsto”.

A 30 de março, o diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal definiu o dia 15 de setembro como data final para a conclusão da investigação do caso que envolve o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, mas chegada essa data, a Procuradoria Geral da República estendeu o prazo para o término da investigação da Operação Marquês por mais seis meses — até março de 2017 — com a possibilidade de nova prorrogação.

Os prazos foram alargados devido ao facto de a investigação ter descoberto novas pistas que obrigam a mais diligências — nomeadamente a relação entre a Operação Marquês e o caso BES — e porque o Ministério Público continuava à espera de respostas das autoridades judiciárias da Suíça e do Reino Unido a novos pedidos de informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR