Depois de ter anunciado o abandono da luta armada em 2011, a ETA prepara-se para partilhar com as autoridades francesas a localização dos esconderijos onde até agora tem guardado grande parte do seu arsenal militar. O objetivo é garantir o desarmamento total desta organização terrorista.

A entrega vai ser feita com a participação de “várias centenas de pessoas da sociedade civil e muitos deputados da região”, segundo o Le Monde. “A ETA confiou-nos a responsabilidade do desarmamento do seu arsenal e, na noite de 8 de abril, a ETA estará totalmente desarmado”, disse Txetx Etcheverry, membro da Bizi !, uma associação ecologista basca.

De acordo com o mesmo jornal, o anúncio vai ser feito esta sexta-feira ou este sábado. Diz o mesmo jornal que o objetivo será entregar à polícia francesa o arsenal da ETA no dia 8 de abril. Esta será uma segunda tentativa, depois de a 16 de dezembro um grupo de cinco pessoas terem tentado entregar parte dessas armas às autoridades francesas. O facto de a polícia não estar a par desse gesto levou a que o efeito desejado não fosse cumprido, com os cinco intermediários (um sindicalista, um agricultor, um vinicultor e dois jornalistas, todos do País Basco e nenhum deles pertencentes à ETA) a serem detidos.

Segundo o Le Monde, o material que esses cinco indivíduos tentaram entregar às autoridades, que estava guardado em dez caixas, representa 15% do arsenal da ETA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR