Histórico de atualizações
  • E é tudo do Dragão e do FC Porto-Belenenses. Antes de me despedir, deixo-lhe o que ler: a crónica do jogo. Até mais!

    Uma pata de coelho (vulgo Danilo) contra o enguiço

  • FIM DO JOGO. FC Porto vence (3-0) Belenenses e é líder à condição

    Agora é com o Benfica. O FC Porto venceu (sem entusiasmar, mas venceu) o Belenenses por 3-0 e assumiu à condição o lugar de líder. Danilo abriu a contagem ainda na primeira parte (e quando ele marca o FC Porto nunca sai derrotado), Soares voltou aos golos (esteve três jogos a “seco”) na segunda e Brahimi fechou o placard com um penalty que ele próprio sofrera.

  • GOOOLO! 3-0 para o FC Porto (Brahimi, 74')

    Bola para o centro, forte e bem coloca, Cristiano caiu cedo demais para a direita e… golo do FC Porto. Foi Brahimi quem sofreu e bateu o penalty.

  • Penalty para o FC Porto! Brahimi entrou em dribles dentro da área, passou por João Diogo à esquerda mas não passaria por Domingos Duarte. É que o central derrubou-o de “carrinho” e viu cartão amarelo.

  • GOOOLO! 2-0 para o FC Porto (Soares, 70')

    Do canto de Alex Telles à esquerda não resultaria nada. A bola atravessou toda a área sem que ninguém do FC Porto a desviasse na direção da baliza. Mas o dito canto acabaria por colocar a bola no flanco contrário, em Corona. O mexicano logo tratou de “entortar” o lateral Florent, cruzou para a área e, agora sim, alguém desviaria para o golo: e foi Soares.

  • Pow, pow! Óliver espetou duas valentes palmadas no relvado. O porquê da fúria? É que o cruzamento de Maxi para a área caiu-lhes nos pés, recebida que estava a “menina” Óliver driblaria depois o guarda-redes Cristiano, rematou à baliza, mas só depois viu que no meio desta estava Domingos Duarte, o central do Belenenses que lhe negou o golo.

  • Não explica tudo. Mas explica muito:

  • Na gíria diz-se de Abel Camará que é um “cavalão” — sem ofensa, amigo Abel. Agora, e vindo da esquerda, levou tudo à frente, Maxi, André André, chegou à esquina da área do FC Porto e rematou. Saiu à figura de Casillas.

  • Canto de Alex Telles à esquerda, Soares saltou mais alto ao primeiro poste, a bola era dele, mas o desvio do brasileiro passaria um palmo ao lado do poste esquerdo de Cristiano.

  • E tal como na primeira parte, o Belenenses está a ser superior ao FC Porto nos primeiros minutos.

  • E volta a rrrrrolar a bola. André Silva toca para trás, sai desta vez o FC Porto com a bola…

  • Em números, foi isto:

  • INTERVALO. FC Porto vai vencendo (1-0) o Belenenses

    O Belenenses até foi mais “mandão” no começo do jogo — mas só no que à posse de bola diz respeito; rematar, ’tá quieto ó mau. Pouco a pouco o FC Porto foi-se superiorizando, mas quer André Silva quer (sobretudo) Soares têm estado numa relação… “é complicado” com a baliza. É verdade que André não “molhou a sopa”, mas assistiu Danilo para que este molhasse. E assim se chegou ao intervalo no Dragão.

  • GOOOLO! 1-0 para o FC Porto (Danilo, 37')

    Livre à esquerda, pedia-se um pé direito para o bater e bateu-o o de Brahimi. A bola sairia longa do argelino, em arco e para dentro da área, ao segundo poste André Silva amorteceu a bola para o primeiro, Danilo surgiu lá livre de adversários, teve tempo de “matar” a bola no peito e rematá-la depois (sem que caísse no chão) de cima para baixo. Cristiano nem a viu.

  • Diogo Viana esgueirou-se pela esquerda, Felipe segurou-o, “matou” o contra-ataque mas, com isso, viu o primeiro cartão da tarde.

  • Soares esteve desastrado no que a finalizar toca diante do Benfica. Hoje continua. A visão de André André percebeu que Maxi estava a pedir-lhe a bola na direita, dentro da área, num passe longo e preciso André colocou-a lá, Maxi partiu os rins a Florent, entregou a bola a Soares e este, sem oposição de maior, lá chutou. Saiu-lhe rasteiro e fraco, segurando a bola Cristiano.

  • Fez tudo sozinho. E não tendo a quem passar, continuaria a fazê-lo. Diogo Viana, driblador nato, um autêntico prega-cuecas, ex-FC Porto — na altura da sua passagem de Viana pelo Dragão dizia-se dele que tinha “pinta” de Quaresma –, viu-se de frente para a baliza de Casillas, tinha uma nesga de espaço para rematar e rematou. O espanhol segurou à segunda, sin temblar.

  • Não é particularmente uma “oportunidade”, mas é o que de melhor se viu até agora. André André desmarcou Maxi na direita, o uruguaio foi mais veloz do que o defesa esquerdo do Belenenses, Florent, ganhou-lhe a frente e, em esforço, quaaaaase em cima da linha de fundo, cruzou. O cruzamento saiu-lhe para o segundo poste, Soares saltou nas costas de João Diogo, cabeceou, tentou colocar a bola no poste contrário, mas tanto tentou colocar, que o desvio saiu muito para lá do poste à guarda de Cristiano.

  • A pressão do FC Porto é mais à zona do que ao portador da bola. Com isto, o Belenenses tem conseguido mais vez a posse da bola… sobretudo em zona defensiva. Chegar à frente é que ‘tá quieto ó mau. Fica a ideia que o FC Porto está a permitir que a equipa do Restelo o faça. Ou seja, logo que esta, confiente, suba, o FC Porto tentará surpreende-la em contra-pé.

  • Curioso. E infeliz. Ao habitual perfilar das duas equipas para a fotografia da praxe juntou-se uma terceira: a de arbitragem, hoje liderada por Fábio Veríssimo. Os quatro árbitros seguravam uma tarja onde se podia ler, em letras garrafais e negras: “RESPEITO PELOS ÁRBITROS. POLICIAMENTO OBRIGATÓRIO JÁ!” O estádio do Dragão apupou. É infeliz, sim.

1 de 2