A antiga militar transexual norte-americana Chelsea Manning foi fotografada por Annie Leibovitz, uma das mais prestigiadas fotógrafas mundiais, para a edição de setembro da revista Vogue. Manning partilhou esta quinta-feira uma dessas fotografias no Instagram.
“Acho que a liberdade se parece com isto” é a descrição da fotografia onde a ex-militar posa num fato de banho vermelho. A imagem conta com mais de 15 mil gostos e mais de 750 comentários — alguns com elogios, outros com mensagens de ódio em que a apelidam de traidora.
É que Chelsea Manning, antes Bradley Manning, divulgou documentos militares e diplomáticos relacionados com as guerras no Afeganistão e no Iraque no site Wikileaks, que denunciavam abusos cometidos por militares norte-americanos nestes dois países. Foi condenada a trinta e cinco anos de prisão por isso.
Nos últimos dias do mandato, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reduziu a pena da antiga militar para sete anos, o que permitiu Manning sair em liberdade em maio deste ano. A ex-militar deveria sair da prisão apenas em 2045.
Na edição de setembro deste ano da revista Vogue, a atriz Jennifer Lawrence é capa (quatro vezes). Foi fotografada por Annie Leibovitz, Bruce Weber e Inez & Vinoodh para as quatro capas de setembro da Vogue norte-americana que celebram a 125ª edição da revista.