A Terra é redonda? Sim, é (não queremos leitores mal informados). No entanto, para cada vez mais pessoas vivermos num globo não passa de uma teoria da conspiração das agências espaciais (principalmente da americana, a NASA). A “Sociedade da Terra Plana” (Flat Earth Society, em inglês) é o maior exemplo disso, uma associação que desde 2004 tem ganho cada vez mais seguidores à volta do mundo.
6 formas de provar que a Terra é redonda (e que B.o.B. não tem razão)
Um dos saltos pequenos para um humano, mas grande para a associação que a levou a ser conhecida nos quatro cantos da Terra, são as partilhas do rapper americano B.o.B. no Twitter. Em setembro deste ano o artista até criou uma campanha de angariação de fundos no site Gofundme (“financia-me”, em português). O cantor pede um milhão de dólares (838 mil euros) para “enviar para o espaço balões meteorológicos e satélites” para comprovar que a Terra é plana.
https://twitter.com/bobatl/status/691411463051804676
No primeiro tweet, em 2016, que originou grande polémica, o rapper questiona: “As cidades atrás de mim têm entre elas aproximadamente 25 quilómetros… onde está a curva? Expliquem isso”. Tal foi o impacto nas redes sociais que a publicação teve que até gerou uma resposta do conceituado cientista Neil deGrasse Tyson em que explica que os prédios são visíveis, mas apenas os mais altos a essa distância, justificando a curvatura da terra.
@bobatl Earth's curve indeed blocks 150 (not 170) ft of Manhattan. But most buildings in midtown are waaay taller than that.
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) January 25, 2016
Recentemente, a associação que defende que o horizonte tem um fim realizou o primeiro congresso entre 9 e 10 de novembro, em Raleigh, na Carolina do Norte (EUA). Numa reportagem da BBC dão como exemplo a forma como os descrentes na terra redonda passaram a acreditar na teoria da conspiração graças aos vídeos que encontraram em redes sociais e na Internet.