O Parlamento Europeu quer acabar com o horário de verão na Europa e aprovou uma resolução não vinculativa onde pede à Comissão Europeia para reavaliar a prática, argumentando que esta mudança traria benefícios à saúde dos europeus.

Numa resolução aprovada esta quinta-feira no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, os eurodeputados pedem à Comissão Europeia que faça uma análise aprofundada da legislação europeia relativa à mudança horária e, se necessário, apresentar uma proposta para fazer esta alteração.

O Parlamento Europeu cita um estudo realizado pelo próprio, datado de outubro de 2017, que defende que a mudança horária está associada a mudanças no bioritmo dos seres humanos, apesar de beneficiar a indústria dos transportes, promover atividades de lazer e de reduzir o consumo de energia.

A resposta da Comissão não foi favorável, com a comissária dos Transportes, Violeta Bulc, a defender que os benefícios para a saúde humana de maior exposição ao sol também têm de ser tidos em conta e que o apetite dos Estados-membros para mudar a legislação atual é limitado.

Caso a Comissão decidisse apresentar uma proposta deste género, ainda seria necessário que a maioria dos parlamentos nacionais dos Estados-membros aprovassem a proposta, e de seguida o Parlamento Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR