Os eurodeputados da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu (Econ) aprovaram esta terça-feira a indicação do ministro das Finanças espanhol, Luis De Guindos, para vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), pedindo melhorias no processo de nomeação.

A nomeação, pelo fórum dos ministros das finanças da Zona Euro (Eurogrupo) de De Guindos para substituir o português Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE, foi aprovada na Econ por 27 votos a favor, 14 contra e 13 abstenções. Falta agora a aprovação pela sessão plenária da assembleia europeia, agendada para março.

Os eurodeputados expressaram, no entanto, reservas sobre o processo de seleção, sobre o equilíbrio de género no BCE e a independência política do espanhol.

A Econ pediu ainda ao Conselho da UE que envolva mais o Parlamento Europeu (PE) no processo de futuras indicações, uma vez que este é consultado, mas não tem direito de veto.

De Guindos tornou-se, na semana passada, o único candidato ao posto que Constâncio — cujo mandato termina em 31 de março – depois do presidente do Banco Central Irlandês, Philip Lane, ter desistido da corrida ao cargo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR