O eurodeputado centrista, Nuno Melo, foi convidado para estar presente no Congresso do PS, que terminou este domingo. Finda a ordem dos trabalhos, o vice-presidente do CDS-PP publicou uma fotografia na conta de Facebook com uma legenda que terá incomodado alguns membros do partido socialista. “No Congresso do PS, com a mesma sensação de quem visita o pavilhão da fantasia da Disney em Paris”, lê-se na respetiva legenda.

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado do PS, partilhou a publicação em causa na rede social Twitter, escrevendo: “É com dirigentes deste partido, convidados para nossa casa por respeito institucional e democrático, que alguns camaradas meus acham exequível fazer entendimentos para ‘reformas estruturais'”. E rematou: “Boa sorte…”.

Ao Observador, Nuno Melo, eurodeputado que vai voltar a liderar a lista do CDS ao Parlamento Europeu, explicou que a legenda por ele escrita corresponde a um comentário com um “sentido metafórico”. “Pobre de quem está em política e não consegue interpretar o que é óbvio”, continuou, esclarecendo que a associação entre o congresso do PS e o “pavilhão de fantasia da Disney em Paris” remete para discursos “que não têm adesão à realidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Houve um conjunto de intervenções no congresso, incluindo a do primeiro-ministro, que não têm adesão à realidade”, disse, reiterando que a “expressão com sentido metafórico” não é capaz de ofender “uma pessoa inteligente”. Nuno Melo garantiu ainda ao Observado que, na legenda em causa, não se dirige “a ninguém em particular”.

PS. Os vencedores, os vencidos e os espectadores

Já no Twitter, Tiago Barbosa Ribeiro deixa claro que, à semelhança do deputado do CDS, membros do PCP e do BE não só foram convidados, como os respetivos partidos estiveram representados no congresso que durou três dias.