Estados Unidos da América

Empresa nos EUA condenada a pagar 23,9 milhões a funcionária por discriminação de idade

Codie Rael afirmou ter sido confrontada com declarações como a de que eram precisos empregados mais novos, de que estava ultrapassada e chegou ser tratada como "mulher estúpida".

MICHAEL REYNOLDS/EPA

Um tribunal de Los Angeles condenou na terça-feira uma empresa a pagar 28 milhões de dólares (23,9 milhões de euros) a uma mulher de 58 anos por esta ter sido vítima de discriminação pela idade, um valor que soma a indemnização e respetivos juros.

A mulher, Codie Rael, afirmava ter sido forçada a demitir-se depois de uma série de atos de assédio moral por parte dos seus empregadores, Sybron dental Specialties e KaVo Kerr Group, duas filiais da norte-americana Danaher.

O tribunal entendeu que esta foi de facto objeto de discriminação pela idade, sujeita a um fim de contrato abusivo e a medidas de retaliação. Codie Rael acabou por ser obrigada a demitir-se em 2014 devido ao stresse provocado pelo trabalho e foi substituída por um homem com cerca de vinte anos.

Ao longo do tempo em que trabalhou a ex-funcionária afirmou ter sido confrontada com declarações como a de que eram precisos empregados mais novos, de que estava ultrapassada e chegou ser tratada como “mulher estúpida”. “Jamais esperava isto”, disse à saída do tribunal, na terça-feira.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
CDS-PP

O governo merece uma censura /premium

João Marques de Almeida

Se o Presidente, o PM e os partidos parlamentares fossem responsáveis e se preocupassem com o estado do país, as eleições legislativas seriam no mesmo dia das eleições europeias, no fim de Maio. 

Arrendamento

A coisa /premium

Helena Matos

Programas para proprietários que antes de regressarem à aldeia entregam ao Estado as suas casas para arrendar. Torres com 300 apartamentos. O arrendamento tornou-se na terra da intervenção socialista

Médicos

Senhor Dr., quanto tempo temos de consulta?

Pedro Afonso

Um dos aspetos essenciais na relação médico-doente é a empatia. Para se ser empático é preciso saber escutar. Ora este é um hábito que se tem vindo a perder na nossa sociedade, e nas consultas médicas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)