A Coca-Cola e a empresa Merlin Entertainments juntaram-se para criar um novo tipo de vending machine (aquelas máquinas automáticas de venda de bebidas) em que os utilizadores vão poder receber descontos em troca de garrafas de plástico. Segundo o The Drum, esta novidade será aplicada já durante o verão.

As empresas em questão esperam que este avanço tecnológico incentive famílias a apostar mais na reciclagem das embalagens de refrigerantes, já que um estudo encomendado por esta parceria mostrou que 64% dos britânicos mostraram-se mais recetivos ao ato de separar o lixo se fossem recompensados de alguma forma.

A primeira fase de teste deste novo modelo será posta em prática entre 25 de julho e 19 de outubro, em Alton Towers, Thorpe Park, Chessington World of Adventures e na Legoland de Windsor, parques temáticos geridos pela Merlin. Em cada uma destas localizações vai existir uma máquina que dará vouchers de 50% de desconto, válidos em 30 atrações do grupo Merlin, em troca de garrafas de 500 ml — este desconto será equivalente, por exemplo, a uma redução de 30 libras (cerca de 34 euros) no ingresso de entrada em qualquer um destes parques temáticos.

Jon Woods, o diretor-geral da Coca-Cola Grã-Bretanha afirmou: “Esta é apenas uma das ações que estamos a concretizar como parte do nosso objetivo de alcançar um mundo com menos lixo. Compramos mais plástico reciclado no Reino Unido do que qualquer outra empresa e estamos quase a garantir a utilização do dobro do plástico reciclado em todas as nossas garrafas, de 25% para 50% em 2020.”

Woods explicou ainda que os esforços da gigante dos refrigerantes está a materializar-se em outros formatos como “campanhas de televisão que encorajam pessoas a reciclar” e ao colocar “mensagens de incentivo à reciclagem” nas suas embalagens. Acrescentou ainda que a empresa pretende “apoiar novas ideias” dentro deste tema, e incentivar outras marcas a adotarem este mesmo tipo de máquinas.

Em 2018a Coca-Cola lançou a sua estratégia de embalagens sustentáveis, que levou à impressão de mensagens de incentivo à reciclagem em todas garrafas da marca. A opção de evitar a utilização de plástico tem ganho bastante tração no ramo da industria alimentar. A Bacardi, por exemplo, anunciou há pouco tempo que irá remover mil milhões de palhinhas de circulação.