A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, admitiu esta terça-feira que a direção do Bloco de Esquerda cometeu um “erro de análise” quando concluiu que Ricardo Robles tinha condições para continuar como vereador na Câmara Municipal de Lisboa depois das notícias vindas a pública sobre um negócio imobiliário do bloquista em Lisboa, porque “a contradição era muito grande” entre o negócio e o defendido pelo partido.

“O essencial era que ele [Ricardo Robles] prestasse todos os esclarecimentos, porque o negócio tinha sido travado e que isso seria condição para que ele mantivesse o seu trabalho que achávamos importante, que nos achávamos que era importante, e isso revelou-se um erro de análise e esse cabe-me a mim explicar. Porque de facto a contradição era grande, porque de facto não foi possível explicar, e porque isso criava um entrave quotidiano no trabalho do Ricardo na autarquia”, afirmou Catarina Martins, em entrevista à RTP.

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse que não tinha conhecimento do negócio até as notícias serem publicadas na sexta-feira, recusando a ideia de que o ex-vereador na Câmara de Lisboa o tenha escondido, mas sim porque nunca foi tema de conversa entre os dois.

A responsável admitiu no entanto que “houve um erro na decisão familiar” de fazer o negócio, e que esta decisão “era contrária aquilo que defende o Bloco de Esquerda”. Catarina Martins insistiu que o negócio foi travado por Ricardo Robles ainda antes de o tema ser notícia, “mas a intenção existiu e a intenção contraria aquilo que o Bloco de Esquerda defende e propõe, e aquilo que o Ricardo Robles tem defendido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Seria errado uma venda para uma exploração de luxo ou de nicho de um imóvel, porque isso contribui para a gentrificação da cidade e é algo que o Bloco de Esquerda combate. Essa intenção é errada, e essa análise foi feita”, admitiu.

Catarina Martins defendeu o trabalho de Ricardo Robles na Câmara de Lisboa e que a direção do Bloco de Esquerda teve isso em conta quando na sexta-feira decidiu apoiar o então vereador, argumentando que este “tem feito um trabalho extraordinário”.

Apesar de admitir o erro da direção, e de Ricardo Robles e da sua família na decisão de negócio, a líder bloquista considerou que “houve efetivamente uma agenda” por detrás do surgimento das notícias, que, diz, aparecem numa altura em que as questões da habitação estão a ser discutidas e que há leis em vias de aprovação que podem prejudicar os negócios imobiliários especulativos, acusando a direita, e dizendo que foi criada “uma bateria de casos”.