771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Caso Ricardo Robles

Fact Check

Robles fotografado na manifestação pela habitação?

No Facebook está a ser partilhada uma imagem de Mariana Mortágua e Ricardo Robles, alegando-se que foram parceiros na manifestação pela habitação. Mas trata-se de uma fotografia de 2017 manipulada.
Governo

A interpretação literal do regime socialista 

A República Portuguesa é “um Estado de direito democrático, baseado na soberania popular”, diz a CRP. Devemos interpretar literalmente, ou ler “é um regime patrimonialista, baseado no domínio do PS”?
Atualidade

De Robles a Marisa. O discurso de Catarina Martins

Declarou o fim do voto útil com um "paz à sua alma". Assumiu o erro e tirou lições do escândalo de Ricardo Robles. E anunciou que a "amiga" Marisa Matias será a cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu.
Comentário

"Fria, cruel e eficaz a arrumar o assunto Robles"

"Arrumou o assunto Robles. Fez isso com frieza, alguma crueldade para Ricardo Robles, mas com eficácia". "Foi dura com o PS". A análise de Miguel Pinheiro e Pedro Benevides ao discurso da líder do BE.
Bloco de Esquerda

BE acusa Costa e César de fazerem "jogo político"

BE convocou conferência de imprensa à pressa sobre "taxa Robles" para responder a Costa e César. Fala em "jogo político" que visa "intoxicar negociações do Orçamento".
Orçamento do Estado

PSD. 'Taxa Robles' "não é assim tão disparatada"

O presidente do PSD, Rui Rio, não rejeita "liminarmente" a taxa especial proposta pelo BE em relação a negócios no setor do imobiliário, considerando que "não é assim uma coisa tão disparatada".
Orçamento do Estado

"Concluo que Costa não estava informado"

António Costa tinha dito que a proposta do Bloco sobre a habitação foi "feita à pressa", mas Catarina Martins diz que está a negociar com Mário Centeno desde junho.
Orçamento do Estado

Governo pode viabilizar "taxa Robles" no OE2019

Sugestão do Bloco de Esquerda de taxar as mais valias de imóveis pode ser viabilizada pelo governo no próximo Orçamento, apesar das críticas do setor e da oposição. CDS chama-lhe a "taxa Robles".
Orçamento do Estado

Bloco quer taxa contra especulação imobiliária

Bloco de Esquerda está a negociar com o Governo a criação de uma taxa de IRS para "quem compra e vende num curto período de tempo com muito lucro" para combater a especulação imobiliária.
Caso Ricardo Robles

Aqui podia morar gente séria

O que o episódio do desastrado Robles ensina é que Portugal continua provinciano, mas está mais bacoco e pretensioso.
Caso Ricardo Robles

A inferioridade moral do Bloco

O Bloco sempre foi um movimento de inspiração totalitária, empenhado em aproveitar as vantagens civilizacionais do Ocidente para transformar em votos as migalhas do velho ressentimento anti-ocidental.
Caso Ricardo Robles

Caso Robles. Leilões do Estado são bons negócios?

Se Ricardo Robles e a irmã podiam ter ganho mais de 4 milhões com um prédio da Segurança Social, os recursos do Estado estão a ser bem geridos? E ainda há oportunidades destas nos leilões?
Caso Ricardo Robles

Tweet sobre Robles transforma marca em tema do dia

"Um rapaz que só vestia camisolas Quechua que era, afinal de contas, um milionário". Este tweet de Sofia Vala Rocha, ex-assessora do PSD em Lisboa, faz da marca um "assunto do momento" no Twitter.
Caso Ricardo Robles

Um escândalo burguês no Bloco de Esquerda

Só quando o mal estava feito e a incoerência gritante do comportamento de Robles foi percebida como podendo ferir gravemente o Bloco, os princípios voltaram em força. É o que se chama uma virtude ágil
Caso Ricardo Robles

Dos Porcos Capitalistas ao Triunfo dos Porcos

A actuação de Robles vem confirmar que “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros” e que a distância entre os porcos capitalistas e o Triunfo dos Porcos é muito curta.
Caso Ricardo Robles

Cristas: "BE ficou desmascarado nas suas posições"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu que o caso de Ricardo Robles desmascarou o BE na sua "hipocrisia política" e arrogância, deixando de poder querer ser "o pendor moral do regime".
Caso Ricardo Robles

Bloco de estarolas

Tão boa como a esquizofrenia roblesiana são as mentiras e aldrabices reiteradas a que o Bloco e Ricardo Robles gostosamente se entregaram. Que, evidentemente, merecem julgamento político.
Caso Ricardo Robles

Ricardo Robles e a lei de ferro da oligarquia

“Quem é rico e tem dinheiro, fica com os bons prédios ”, dizia uma colega de Robles em 2014. Não era verdade. Quem é político, também fica. A política é hoje uma via rápida de enriquecimento.
Caso Ricardo Robles

Robles. O "despejo imediato" e outras 9 questões

A batalha legal de Robles e da irmã para despejar um inquilino. A intenção inicial de não fazer obras no andar ocupado. As isenções. O imposto Mortágua. E as diferenças face ao negócio da líder do BE.
Caso Ricardo Robles

Leilões ao desbarato

È muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato.
Caso Ricardo Robles

Catarina Martins. Houve erro de análise da direção

Catarina Martins admitiu que a direção do partido cometeu um erro quando concluiu que Ricardo Robles tinha condições para continuar como vereador, "porque a contradição era muito grande".
Caso Ricardo Robles

Catarina, a empresária-activista gourmet 

Qual o impacto de dúzias de turistas no Sabugal? E os residentes no Sabugal já se pronunciaram sobre os alojamentos turísticos ali criados? Ou o que é mau na Madragoa, em Lisboa, é bom no Sabugal?
Caso Ricardo Robles

Catarina Martins. Negócio contraria ideias do BE

A líder do BE admite que o negócio contraria os princípios do partido e que Robles "fez o que devia" quando se demitiu, mas defende o ex-vereador e acena com agenda política por detrás da cobertura.
Caso Ricardo Robles

Robles, o autarca-modelo

A estratégia bloquista de criar um front-office de gente bem-parecida, bem vestida e bem-falante, longe do estilo agreste e operário de outros tempos, insuflou vida num partido que definha. Até agora.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo pode vetar lei que abriu polémica com o BE

A assessoria jurídica de Belém pode sustentar um chumbo de Marcelo ao diploma para a habitação que, na sequência do caso Robles, gerou polémica com o Bloco de Esquerda na última semana.
Caso Ricardo Robles

Um vereador chamado Robles

Faltou explicar como é que, tendo declarado um rendimento anual de 20.000€ enquanto vereador, um banco lhe emprestou 600 mil€ a 16% de juros. Isso levaria mais de 50 anos a liquidar… Será crível?
Bloco de Esquerda

Manuel Grilo é o substituto de Robles em Lisboa

Já foi escolhido o sucessor de Robles, que deixou o cargo de vereador após a polémica do prédio em Alfama. Manuel Grilo ficará responsável pelo pelouro da Educação e dos Direitos Sociais.
Rui Rio

Rio. Robles teve argumentação "correta e séria" 

Rio admitiu que a demissão de Ricardo Robles vai ao encontro do pedido nesse sentido feito pelo PSD de Lisboa mas notou a argumentação "muito correta e séria" usada pelo autarca do Bloco de Esquerda.
PCP

Robles: PCP atira farpas ao BE em dia de demissão

Em dia duro para o BE, houve quem reclamasse cunho comunista do diploma citado por Catarina Martins e o próprio Secretário-Geral do PCP a lembrar que "está de consciência perfeitamente tranquila".
Jerónimo De Sousa

Caso Robles. Jerónimo de "consciência tranquila"

Questionado sobre os riscos "sistémicos" de o PCP também ser afetado pelo caso Robles, Jerónimo de Sousa respondeu com ar grave e rematou com a frase: "Eu tenho a consciência perfeitamente tranquila.
Bloco de Esquerda

Robles? "É um problema do BE", dizem os Verdes

O Partido Ecologista "Os Verdes" escolheu não se pronunciar acerca da demissão do vereador do BE da câmara de Lisboa. "É um problema do Bloco de Esquerda", afirmou Heloísa Apolónia.
PAN

PAN não comenta saída de Ricardo Robles da Câmara

No final de uma rápida audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o deputado do PAN, André Silva, evitou comentar a demissão de Ricardo Robles.
Bloco de Esquerda

Medina: Mantém-se acordo com o Bloco na CML

Fernando Medina garante que o acordo com o Bloco de Esquerda é para manter. Num post no Facebook, o autarca revela que já pediu uma reunião dos órgãos dirigentes dos dois partidos.
Caso Ricardo Robles

PSD diz que renúncia de Robles dá razão ao partido

O presidente da concelhia de Lisboa do PSD, diz que a renúncia de Ricardo Robles ao mandato de vereador retira razão à coordenadora do Bloco de Esquerda, que saiu em defesa do autarca.
Caso Ricardo Robles

"Um enorme constrangimento". Ricardo Robles sai

Vereador do BE diz que caso do prédio em Alfama "criou um enorme constrangimento" à sua "intervenção como vereador". Possível sucessora é ativista pelo direito à habitação e contra os especuladores.
Caso Ricardo Robles

Assim se vê a “superioridade moral” dos bloquistas

O episódio Robles, tal como outros envolvendo celebridades da esquerda chique (Iglesias, Varoufaquis), só é compreensível indo às raízes do pensamento radical, ao porquê da sua arrogância sem vergonha
Caso Ricardo Robles

Robles: BE deve "tirar conclusões", diz fundador

Luís Fazenda, um dos quatro fundadores do BE, é a única voz do partido que até agora admite que o caso do vereador Ricardo Robles vai contra os princípios bloquistas: "Não posso dizer outra coisa".
Caso Ricardo Robles

Artigo à @realCatarinaMartins sobre @ricardorobles

Para o Bloco, os meios justificam os fins. Usar argumentos à Donald Trump para proteger, na terminologia dos comunistas, um “porco capitalista” como Ricardo Robles é a prova disso mesmo.
Caso Ricardo Robles

O Bloco caiu do pedestal

Os bloquistas sempre se idealizaram moralmente superiores aos seus adversários e os titulares do único projecto político verdadeiramente legítimo. Não o são e não o têm. Agora, ficaram-no a saber.
Caso Ricardo Robles

Marques Mendes. Catarina Martins no pior momento  

No espaço habitual de comentário, Marques Mendes, Conselheiro de Estado e antigo líder do PSD, disse que a coordenadora do Bloco deveria ter-se "demarcado" de Ricardo Robles em vez de o defender.
Caso Ricardo Robles

Prédio de Robles. Quatro ficaram sem emprego

CM avança que quatro pessoas ficaram sem emprego devido ao encerramento do café no prédio comprado por Ricardo Robles. Proprietário foi também despejado do apartamento que tinha no primeiro andar.
Caso Ricardo Robles

As 4 atas que mostram as duas caras de Robles

Ataques ao capital, à especulação e à venda de património público ao desbarato. Veja as atas da Assembleia Municipal que mostram as contradições entre o dono do prédio e o político do BE.
Caso Ricardo Robles

Robles e o dilema do populismo de esquerda

Robles proprietário não soube conviver com Robles denunciador do «carrossel da especulação imobiliária». É essa a realidade que o próprio não teve a hombridade de reconhecer.
Caso Ricardo Robles

Ricardo Robles: o homem 500 por cento

Para o Bloco o princípio geral da política é que eles são os grandes educadores, os que sabem o que é melhor para todos. Mas o “melhor” não se aplica aos pioneiros, à vanguarda e às suas elites.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos