O Conselho de Estado vai reunir-se no dia 7 de novembro para analisar o Brexit, com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse à Lusa fonte da Presidência da República.

Esta é a décima reunião do órgão político de consulta do Presidente da República convocada por Marcelo Rebelo de Sousa desde que assumiu a chefia do Estado, em março de 2016, que, inovou ao convidar personalidades estrangeiras e portuguesas para as reuniões deste órgão, além de aumentar a sua frequência.

A anterior reunião do Conselho de Estado realizou-se no dia 28 de maio, para analisar a situação internacional, com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, como convidado.

O contexto europeu na sequência do chamado ‘Brexit’ já foi analisado em Conselho de Estado em 11 de julho de 2016, logo depois do referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia, realizado em 23 de junho desse ano.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se ainda esta semana às negociações entre o Reino Unido e a União Europeia sobre os termos do ‘Brexit’, insistindo que há urgência em concluir esse processo e defendendo que “qualquer acordo é melhor do que nenhum acordo – claro, se as principais questões forem respondidas e muito bem respondidas”.