Elétricos

450 km/h. A F1 dos aviões também vai ser eléctrica

A Air Race 1 é a Fórmula 1 da aviação, com oito aparelhos a percorrer a 450 km/h um circuito apertado, para ver qual o mais rápido. Mas a partir de 2020 vai surgir a Air Race E, com aviões eléctricos.

Com sede no Dubai, a Air Race 1 é uma das mais difíceis disciplinas da aviação. Não se trata de acrobacia, mas sim de uma corrida, num circuito apertado, com duas rectas separadas por duas curvas, com o traçado a caber em apenas 1,5 km. Oito pilotos correm simultaneamente para ver quem é o primeiro a cortar a linha de chegada após oito voltas, como se tratasse de carros de F1, mas com asas. Que pode ver aqui:

Os aparelhos colocados à disposição dos pilotos são pequenos, leves e ágeis, impulsionados por um hélice animado por um motor de quatro cilindros opostos, suficiente para lhes permitir atingir 450 km/h, a pouco mais de 10 metros do solo. São similares aos utilizados na Red Bull Air Race, mas digladiam-se numa pista menos sinuosa e com oito pilotos e outros tantos aparelhos, ao mesmo tempo, com as asas por vezes demasiado próximas umas das outras.

Se este tipo de corridas de avião existe há mais de 70 anos, segundo os organizadores, sempre com aparelhos equipados com motores de combustão, dentro de pouco mais do que um ano, em 2020, a Air Race 1 vai coexistir com a Air Race E, com aparelhos similares, mas com um motor eléctrico alimentado por baterias, no lugar da habitual unidade a gasolina.

Quem está a tratar da reconversão dos aviões é a Universidade de Nottingham que, fruto de um investimento de 13 milhões de libras, cerca de 15 milhões de euros, está a desenvolver um projecto “chave-na-mão” que inclui motor eléctrico, bateria e unidade de gestão de energia, inserido num programa denominado Beacons of Excellence.

A indústria aeronáutica espera que estes aviões de competição eléctricos forneçam o mesmo tipo de impulso renovador para os aviões eléctricos, sejam eles os grandes comerciais ou os particulares, mais pequenos.

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carro

Vote na segunda edição do concurso dedicado ao automóvel cuja votação é exclusivamente online. Aqui quem decide são os leitores e não um júri de “especialistas” e convidados.

Participe nos Prémios Auto ObservadorVote agora

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
CDS-PP

O governo merece uma censura /premium

João Marques de Almeida

Se o Presidente, o PM e os partidos parlamentares fossem responsáveis e se preocupassem com o estado do país, as eleições legislativas seriam no mesmo dia das eleições europeias, no fim de Maio. 

Arrendamento

A coisa /premium

Helena Matos

Programas para proprietários que antes de regressarem à aldeia entregam ao Estado as suas casas para arrendar. Torres com 300 apartamentos. O arrendamento tornou-se na terra da intervenção socialista

Médicos

Senhor Dr., quanto tempo temos de consulta?

Pedro Afonso

Um dos aspetos essenciais na relação médico-doente é a empatia. Para se ser empático é preciso saber escutar. Ora este é um hábito que se tem vindo a perder na nossa sociedade, e nas consultas médicas

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)