Rádio Observador

Lifestyle

10 restaurantes para jantares de Natal. Lisboa e Porto

Não sabe onde fazer o seu jantar de amigos ou de família? E o do amigo secreto? Para noites de conversa, celebração e bons petiscos na mesa. É Natal, ninguém leva a mal.

Getty Images/iStockphoto

Ainda não começou a pensar nos jantares de Natal? Então tem mesmo de o fazer quanto antes. Não só porque os restaurantes começam a ter as marcações esgotadas mas para, em cima da hora, não ter de lidar com as habituais conversas de grupo no WhatsApp em que ninguém chega a acordo. Também pode simplesmente escolher um restaurante, marcar e depois surpreender os amigos ou a família com a marcação já feita. Assim ninguém se zanga. Ou todos se zangam consigo. Mas o Natal não é a época da harmonia? E essa harmonia pode e deve ser vivida à mesa, entre garfos, conversas, bebidas e trocas de presentes.

Deixamos algumas sugestões de restaurantes em Lisboa e Porto, alguns novos, outros não, mas todos saborosos para que, este ano, os seus jantares de Natal tragam mais do que a barriga cheia – aquela sensação de uma noite bem passada e a vontade em voltar.

Volver

O nome diz quase tudo: é para ir e “volver” para mais. Porque cada refeição no Volver de Carne Y Alma é uma experiência. Agora imagine juntar os amigos à volta da mesa, petiscos onde a Argentina e Portugal se misturam de forma improvável e, com sorte, apanha uma noite de Tango à mesa.
Sugestões: Risotto Porteño de Vieiras; Bife ‘Chorizo’ Black Angus; Empanadas Argentinas de Carne
Rua Luís de Freitas Branco, 5D, Lumiar.
217 598 980
http://volver.pt/

Za’atar

Este é o novo restaurante do chef José Avillez na capital e a proposta é uma viagem ao mundo exótico, colorido e saudável dos sabores do Médio Oriente onde se encontra a cozinha libanesa assinada pelo chef libanês Joe Barza. A carta é uma sinfonia de sabores e foi pensada para unir as pessoas, exatamente o que se procura nos jantares de Natal.
Sugestões: Taook (espetada de frango grelhado e creme de alho), Moughrabieh Djej (guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros).
Rua de São Paulo, 24, Cais do Sodré.
211 350 860.

https://zaatar.pt/

Mano a Mano

Um Natal à Italiana? Então leve os seus amigos ao Mano a Mano para um jantar tradicional onde a carta mostra que, em Itália, não se comem só massas e pizzas. Os pratos são autênticos e a cozinha é aberta para a sala para uma verdadeira experiência de aromas e sabores. A sala é grande com noventa lugares, cabe a família toda.
Sugestões: Massada de bacalhau, Panzanella toscana, Lasanha em tabuleiro para grupo. Mas não faltam as pizzas e as massas.
Rua do Alecrim, 22, Cais do Sodré.
914 054 273.

https://www.gruposushicafe.pt/pt/mano-a-mano.html

Mami Organic Food & Bar

Comer hambúrgueres saudáveis? Tudo no Mami é biológico, desde a carne aos legumes, o pão é feito na casa e vai pode ter um jantar de amigos de hambúrgueres, está certo, mas todos inspirados na cozinha portuguesa e bastante originais.
Sugestões: Sanduíche de choco frito à moda de Setúbal, Hambúrguer do Ribatejo e Alcobaça (com queijo de cabra, compota de cebola vermelha, passas, maçã verde, rúcula, funcho, agrião e aros de cebola crocante).
Rua Viriato, 13 (Picoas Plaza).
968 703906

https://mamiorganicfood.pt/

Optimista

Ementas rebeldes sem etiquetas e que preferem tocar ao coração do que seguir as regras. Isto significa uma carta portuguesa, ingredientes sazonais e frescos, saladas cheias de cor, vida, amor, família, amigos e tudo a que se tem direito.
Sugestões: Raviolis de bacalhau, Cachaço de vitela com berbigão, Espetada de frango e alho francês braseado.
Rua da Boavista, 86, Lisboa.
213 460 629.

http//:optimista.pt

Almeja

Almejar, ou seja, desejar muito, sentir. E aqui sente-se: os sabores, a experiência e os pratos cujos ingredientes vêm de produtores locais e mudam consoante as estações. E se isto não bastou para convencer, o Almeja tem um jardim privado onde pode juntar a sua família e amigos num jantar especial.
Sugestões: Arroz negro do Mondego, Carne maturada com alho negro, cebolinhas e alcachofras, Horta de Primavera.
Rua Fernandes Tomás, 819, Porto.
222 038 120.
https://www.almejaporto.com/

Boa-Bao

Um Natal na Ásia? O Boa-Bao é uma viagem pelo melhor da comida asiática, da Tailândia à Malásia, passando pela Indonésia, Coreia, Japão e China. Aqui tudo é preparado “a la minute” pela equipa de chefs e a carta está sempre a mudar porque depende da sazonalidade. Tem um grupo grande? Não faz mal. Aqui há mais de 100 lugares.
Sugestões: Caril amarelo da Malásia de frango, Pad Thai com vegetais, noodles de arroz e camarão, Pato à Pequim.
Rua da Picaria, 61-65, Porto.
910 043 030.
http://www.boabao.pt

The George Restaurant & Bar

O terraço está fechado mas também está frio e, mal chegam à mesa, os pratos típicos do norte são de lamber os dedos. É para esquecer a dieta mas é Natal e é o vale tudo. E a vista compensa – para a Ribeira do Douro.
Sugestões: Iscas da Horta com risotto de lentilhas, Rissóis de berbigão com arroz caldoso, Bochecha de porco com milhos.
Largo de Miguel Bombarda, Vila Nova de Gaia.
220 993 057.
http://thegeorge.pt/  

Terminal 4450

Tem música, é moderno, é arrojado até na própria localização – dentro do porto de Leixões – e é um dos restaurantes do Porto com a pontuação mais alta em nas app de reservas. E é o sítio certo para comer à grande e…  como quiser. O menu é um passaporte de sabores para os amantes de carne.
Sugestões: T-Bone,  Costelinhas de porco na brasa, Asinhas de frango frito.
Avenida Doutor Antunes Guimarães, Terminal 4450, Leça da Palmeira.
919 851 933.
http://terminal4450.pt/

Salve Simpatia

Para jantares sem pressa pela noite dentro, este é o sítio certo. As paredes estão forradas com fotografias de cantores brasileiros e já se consegue sentir na boca o sabor do petisco de botequim que voou do Brasil para a Invicta. O cardápio é de babar. Literalmente. É melhor decidir quem leva o carro porque a caipirinha é obrigatória.
Sugestões: Bobó de camarão, Picanha à brasileira, Coxinha de frango.
Rua da Picaria, 89, Porto.
222 080 892
http://www.botequimsalvesimpatia.pt/


Descubra outras sugestões em https://observador.pt/seccao/mercado-de-natal/

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Conteúdo produzido pelo Observador Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)