Histórico de atualizações
  • Chegamos ao fim deste liveblog. O inquérito para se apurar as circunstâncias deste incidente ainda está a decorrer, sabendo-se já que o condutor não estava alcoolizado e que a maioria das vítimas foi projetada do autocarro pela falta de cinto de segurança. Até ao momento, há a confirmação de 29 mortos, todos alemães.

    Acidente na Madeira: o que já se sabe e o que falta saber

  • Dois feridos continuam na Unidade de Cuidados Intensivos

    Dois dos feridos do acidente com um autocarro turístico, na quarta-feira, na freguesia do Caniço, na Madeira, continuam internados na Unidade de Cuidados Intensivos, de um total de 16 que continuam no hospital do Funchal.

    “Temos dois doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos, três doentes internados na Unidade de Cuidados Cirúrgicos Intermédios, os restantes encontram-se em enfermarias normais”, disse Miguel Reis, adjunto da Direção Clínica do Hospital dr. Nélio Mendonça.

    Miguel Reis fez esta noite, numa conferência de imprensa, o ponto de situação do estado de saúde dos doentes que permanecem internados naquela unidade de saúde.

    “Ontem [quarta-feira] foram admitidos 28 pacientes, 26 de nacionalidade alemã e dois de nacionalidade portuguesa”, afirmou o clínico, adiantando que “neste momento permanecem internados no hospital 16 doentes, dois de nacionalidade portuguesa e 14 de nacionalidade alemã”.

    Do total de doentes que deram entrada naquele hospital do Funchal, 11 já tiveram alta.

    Quanto aos dois portugueses envolvidos no acidente e que ainda permanecem internados, Miguel Reis indicou que “a situação mantém-se estável” e com ambos “conscientes”, estando “uma doente internada na Unidade de Cuidados Cirúrgicos Intermédios e um doente internado na enfermaria de Ortopedia”, respetivamente a guia e o motorista do autocarro.

    Falando sobre o avião de transporte médico que vai chegar na sexta-feira à ilha da Madeira para levar os doentes que estejam internados de regresso à Alemanha, o responsável clínico informou que, “neste momento, decorre uma avaliação clínica com a equipa médica que veio” daquele país.

    O objetivo é a avaliação dos doentes para que, “eventualmente não por critérios clínicos, mas por desejo dos próprios ou dos seus familiares, (…) sejam transferidos o mais rapidamente possível para o seu país de origem”.

    “Foi esse o consenso a que chegámos, a nossa equipa aqui no hospital e a equipa que veio da Alemanha”, acrescentou Miguel Reis, vincando não existir “nenhum critério clínico que justifique essa transferência”.

    “Ela [a transferência] a ser feita, e o número de doentes [que vão], irá depender única e exclusivamente da situação pessoal dos doentes que manifestem esse desejo, ou que os familiares, na impossibilidade de os doentes darem essa informação, manifestem esse desejo”, reforçou o adjunto da Direção Clínica do Hospital dr. Nélio Mendonça.

    Pelo menos 29 pessoas morreram no acidente com um autocarro que transportava turistas alemães, no Caniço, concelho de Santa Cruz, na quarta-feira à tarde.

    As vítimas mortais, 11 homens e 18 mulheres, são todas de nacionalidade alemã.

    Uma das vítimas morreu no hospital central do Funchal, onde deram entrada 28 feridos, dois dos quais portugueses — o condutor e a guia.

    O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, garantiram que os dois feridos portugueses no acidente com um autocarro turístico na Madeira “estão estáveis” e não há vítimas em risco de vida.

    (Agência Lusa)

  • Maioria das vítimas foi projetada do autocarro

    Há muitos detalhes que continuam por explicar mas já começam a ser conhecidos alguns dos contornos deste acidente. Esta noite, em entrevista ao Telejornal da RTP Madeira, o Coordenador do Serviço de Emergência Médica da região revelou que a maioria das vítimas saiu projetada do autocarro.

    “Apenas cinco pessoas, contando com o motorista, estavam no autocarro [quando as equipas chegaram ao local]”, explicou António Brasão. “Todas as outras pessoas estavam do lado de fora: ou seja, foram projetadas. Penso que não levavam os cintos de segurança“, concluiu.

  • Os ministros dos Negócios Estrangeiros português e alemão visitaram esta quinta-feira o local do acidente que vitimou 29 pessoas na quarta-feira, no Caniço, na ilha da Madeira, onde depositaram duas coroas de flores.

    O ministro alemão, Heiko Mass, depositou uma coroa feita com rosas brancas e antúrios junto às grades que estão colocadas na beira da estrada onde o autocarro caiu. Foi também colocada uma coroa de açucenas, rosas e orquídeas, todas brancas, oferecida pelo município de Santa Cruz, concelho onde ocorreu o acidente.

    Depois de terem saído do Aeroporto da Madeira — Cristiano Ronaldo, poucos minutos depois das 19h00, a comitiva deslocou-se até ao local do acidente, onde chegou às 19h15.

    O momento de deposição de flores foi marcado por um minuto de silêncio que os presentes cumpriram e por alguma confusão entre as dezenas de jornalistas portugueses e estrangeiros que faziam a cobertura. Depois, o chefe da diplomacia alemã falou na sua língua materna para os jornalistas alemães presentes, enquanto o ministro português, Augusto Santos Silva, disse que as relações entre os dois países vão continuar “excelentes” como têm sido.

  • Nenhum ferido corre perigo de vida

    À saída do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Augusto Santos Silva confirmou que nenhum dos feridos corre neste momento perigo de vida, estando a sua evolução a ser favorável. O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu ainda que a última operação nos feridos está em vias de conclusão e salientou a eficácia do primeiro socorro do hospital, uma vez que “em menos de 30 minutos” as equipas receberam a primeira vítima. “Quero agradecer esse esforço às entidades regionais da Proteção Civil”, acrescentou em declaração aos jornalistas.

    Augusto Santos Silva referiu ainda que o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão vai ser recebido na Madeira com uma equipa. Quando aos dois feridos portugueses — o motorista e a guia turística — o seu estado de saúde não inspira cuidados.

  • Costa diz que tragédia não mancha “prestígio internacional” da Madeira

    O primeiro-ministro considerou esta quinta-feira que, na sequência do desastre com um autocarro na Madeira, que provocou 29 mortos, a prioridade é tratar dos feridos, assegurar rápida assistência às famílias das vítimas e esclarecer as causas do acidente.

    Em declarações à agência Lusa, António Costa afirmou que o desastre do autocarro que transportava turistas de nacionalidade alemã, na quarta-feira, no município de Santa Cruz, na ilha da Madeira, constituiu “um momento muito triste para todos, motivo de luto nacional”.

    Quero expressar relativamente à Região Autónoma da Madeira, como já tive a oportunidade de transmitir à chanceler [alemã] Angela Merkel, a nossa solidariedade e o nosso pesar por este trágico acidente, cujas causas importa apurar, mas que, seguramente – temos de compreender –​, não mancham o prestígio internacional da Madeira como grande destino turístico”, salientou o líder do executivo.

    Neste momento, segundo António Costa, “a primeira grande preocupação é tratar dos feridos, assegurar uma rápida assistência às famílias das vítimas, mas, também, apurar as causas para que possa ficar absolutamente esclarecido este acidente”.

    (Agência Lusa)

  • Acidente na Madeira: Casal de turistas conta o que os pode ter salvado

    O casal de turistas que saiu do acidente em Caniço, na Madeira com alguns ferimentos explica aquilo que provavelmente lhes salvou a vida, segundo o Notícias ao Minuto. “Penso que os travões não funcionaram. Não consigo imaginar outra razão. O autocarro partiu de Quinta Splendida e, após alguns segundos, começou a andar cada vez mais depressa. Bateu contra o muro, pensámos imediatamente que estava descontrolado. Ia cada vez mais rápido e depois saltou…”, descreve o homem que ficou com uma costela partida.

    A mulher, que apenas tem o pescoço dorido, conta que a dica que os pode ter salvado foi algo que aprenderam ainda na viagem de ida para a Ilha da Madeira: “No avião, explicaram-nos como fazer …. Agachámo-nos como bebés (posição fetal). E foi a nossa sorte”.

    O autocarro despistou-se esta quarta-feira, pouco tempo depois de sair do hotel Splendida, rumo ao Funchal. O casal conta o horror que viveu e fala das pessoas que “voaram pela janela”. Mas marido e mulher sentem-se bem, apesar de tudo: “Estamos vivos e estamos juntos. Muitas pessoas perderam os maridos ou as mulheres. Algumas pessoas não sabem se o cônjuge está vivo ou não”.

  • Marcelo desloca-se à Madeira esta sexta-feira

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se esta sexta-feira à Madeira, segundo uma nota publicada no site da Presidência.

  • 19 feridos ainda permanecem no hospital

    Ainda permanecem 19 feridos no Hospital Dr. Nélio Mendonça, que enviou um comunicado a fazer o ponto de situação:

    – 8 vítimas tiveram alta
    – 8 vítimas estão internadas na Ortopedia
    – 4 vítimas estão na Unidade de Cuidados Intensivos
    – 1 Vitima na Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos
    – 6 Vítimas em Observação no Serviço de Urgência

    Cinco vítimas foram submetidas a intervenções cirúrgicas “no âmbito da especialidade de ortopedia e cirurgia geral”: duas portuguesas — os dois únicos feridos de nacionalidade portuguesa — e três estrangeiros. “Ainda durante o dia de hoje [quinta-feira] está prevista uma intervenção cirúrgica numa vítima de nacionalidade estrangeira”, informa o hospital em comunicado.

  • Parlamento Europeu cumpre minuto de silêncio pelas vítimas

    O Parlamento Europeu cumpriu esta quinta-feira, na sessão plenária um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente de autocarro em Santa Cruz, na Madeira, no qual morreram 29 turistas, todos alemães segundo as autoridades locais. “Estamos muito comovidos pelo acidente horrível que aconteceu na ilha da Madeira”, declarou o vice-presidente do Parlamento Europeu Rainer Wieland na sessão plenária, em Estrasburgo, França, que termina esta quinta-feira e que é a última do mandato.

    Falando em nome da assembleia europeia, o responsável endereçou os “sinceros pêsames” à família das vítimas e agradeceu “às autoridades que prestaram assistência” no local. Rainer Wieland pediu, depois, um minuto de silêncio aos eurodeputados, que se preparavam para iniciar uma ronda de votações.

    O único eurodeputado português a intervir após esse minuto de silêncio foi José Inácio Faria, eleito pelo MPT, que realçou que esta “foi uma tragédia que Portugal jamais esquecerá”, sendo também “um dos mais graves acidentes ocorridos na Madeira”. “O acidente ocorreu num período que, para nós, portugueses, é muito importante, a Quaresma”, notou José Inácio Faria, lamentando as vítimas.

    (Agência Lusa)

  • Santos Silva desloca-se à Madeira. Marcelo prepara visita

    O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, desloca-se esta quinta-feira à ilha Madeira, com o seu homólogo alemão, Heiko Maas, segundo apurou o Observador.

    Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prepara uma visita à Madeira — que deverá acontecer esta sexta-feira ou sábado.

  • Ministro alemão visita a Madeira. Embaixador acaba de aterrar

    O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, viaja esta quinta-feira para a Madeira com uma equipa de médicos, psicólogos e funcionários consulares para “falar com os afetados e agradecer a ajuda” portuguesa.

    Hoje [quinta-feira] voarei para a Madeira com uma equipa de médicos, psicólogos e funcionários consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros para falar com os afetados e agradecer aos amigos portugueses a ajuda”, lê-se no comunicado, revelando que “o embaixador (da Alemanha em Portugal) acaba de aterrar na Madeira”.

    Heiko Maas disse que ainda não há a certeza de “quantos alemães estão entre as vítimas”, adiantando que a embaixada da Alemanha em Lisboa está a trabalhar “afincadamente” com as autoridades locais para dispor de mais informação.

    Os nossos pensamentos estão com aqueles que choram os seus familiares e amigos. Todos nós partilhamos a sua dor. Desejo a rápida recuperação de todos os feridos”, sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros agradeceu aos “amigos portugueses pela grande preocupação e disponibilidade durante estas horas difíceis, em particular às equipas de salvamento locais”.

    (Agência Lusa)

  • Motorista do autocarro não estava alcoolizado

    O motorista do autocarro — que é um dos dois únicos feridos portugueses — não tinha álcool no sangue no momento do acidente, avança o jornal Expresso. Segundo o mesmo jornal, o resultado das análises a que foi submetido foi negativo.

  • Motorista terá tentando travar autocarro nas paredes das casas

    Rita Castro, uma condutora que seguia atrás do autocarro no momento do acidente, recordou as tentativas do motorista em evitar o despiste. Em declarações à CMTV e à TVI 24, Rita Castro explicou que conseguiu perceber que o motorista “foi tentando travar o autocarro nas paredes”, sem sucesso — o pára-choques do autocarro acabou até por ficar dentro de uma moradia na qual bateu. “Eu posso imaginar o sufoco [do motorista]“, disse ainda.

    Ao Observador, também o presidente de Santa Cruz, Filipe Sousa, confirmou que foram detetados sinais nas paredes das casas de que o motorista terá batido contra elas para travar ao longo de uma descida de cerca de 200 metros.

  • Merkel exprime “tristeza e choque” pelo acidente

    A chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou esta quinta -feira “tristeza e choque” na sequência do acidente que provocou a morte de 29 turistas alemães. Em comunicado, Angela Merkel exprimiu “sincera solidariedade com todas as famílias que perderam os seus entes queridos” na tragédia e disse esperar que os feridos e os seus familiares recuperem dos traumas físicos e psicológicos. A chefe do Governo alemão agradeceu ainda às equipas de emergência portuguesas “que estão a trabalhar em circunstâncias difíceis no local do acidente”.

    (Agência Lusa)

  • Governo decreta três dias de luto nacional

    O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um decreto que declara três dias de luto nacional, na sequência do acidente com um autocarro — a partir de quinta-feira e até sábado — como “forma de expressão de pesar e de solidariedade de toda a população nacional para com as vítimas, e suas famílias, do trágico acidente com um autocarro de turismo, na Região Autónoma da Madeira, que provocou a perda irreparável de vidas humanas”, lê-se num comunicado enviado pela presidência do Conselho de Ministros.

    O Governo da Madeira já tinha decretado esta quarta-feira três dias de luto regional — que correspondem aos dias do luto nacional.

  • Juncker. "Os meus melhores desejos de uma recuperação rápida aos feridos"

    O presidente da Comissão Europeira, Jean-Claude Juncker, também já expressou as suas condolências às vítimas do acidente de autocarro na Madeira. “Foi com uma tristeza profunda que soube do trágico acidente de autocarro na ilha da Madeira que tirou a vida a 29 concidadãos alemães e deixou muitos outros feridos. Os nossos pensamentos estão com as vítimas. Em nome da Comissão Europeia, ofereço as sinceras condolências aos familiares e amigos de aqueles que perderam as suas vidas. Quero ainda agradecer aos serviços de emergência e às autoridades na Madeira pela sua ação célere no terreno. Os meus melhores desejos de uma recuperação rápida aos feridos neste terrível acidente”, disse.

  • Corpos deverão começar a ser entregues às famílias até sábado

    O serviço de medicina legal responsável pela identificação dos corpos espera conseguir iniciar os processos de entrega dos corpos às famílias até este sábado. O processo de identificação ainda está a decorrer.

    Uma equipa médico-legista chegou na madrugada desta quinta-feira, de Portugal continental, para reforçar os serviços no Funchal.

  • Nove feridos já tiveram alta

    Nove turistas alemães que ficaram feridos na sequência do acidente já tiveram alta hospitalar. Cinco vítimas — entre as quais os dois únicos portugueses que ficaram feridos (o motorista e a guia turística) — foram submetidas a intervenção cirúrgica. Esta quinta-feira, mais outro ferido vai ser operado. Os feridos têm entre 40 e 60 anos.

  • Embaixador alemão em Portugal desloca-se à Madeira

    Christof Weil, embaixador alemão em Portugal, desloca-se à Madeira esta quinta-feira, de acordo com informação avançada pela SIC Notícias. A visita deverá acontecer ao final da manhã desta quinta-feira. Christof Weil irá visitar o local do acidente e o hotel onde os turistas alemães que seguiam no autocarro estavam alojados.

1 de 3